Boletim 01/2011
Alexandre Akashi
Custa mais caro, mas para quem está sempre no trânsito, é sinônimo de conforto. Falo do câmbio automático, a aposentadoria do pé esquerdo, como li em reportagem publicada recentemente em uma revista especializada em automóveis.
Esta coluna vai se dedicar a este assunto, principalmente porque a Citroën e a Renault acabam de lançar modelos com este tipo de transmissão: os C3 Picasso e Aircross, e o Sandero Privilege 1.6 16v Hi-Flex Privilege e o Logan 1.6 16v Hi-Flex Expression.
São populares, mas em termos, porque custam mais de R$ 40 mil, mas entre as opções com câmbio automático, são os mais em conta, ao lado dos Peugeot 207 e do Citroën C3. Os outros concorrentes (Fiat Palio, Strada e Siena, Volkswagen Polo, Gol e Fox, e Chevrolet Meriva) usam câmbio manual automatizado que apesar de oferecer conforto similar, tem construção totalmente diferente.
Fato é que com a entrada destes novos modelos ao mundo dos ‘sem pedal de embreagem’, o que era uma experiência isolada passa a ser tendência. A Renault espera que 10% das vendas totais dos dois modelos sejam com transmissão automática. Uma boa aposta, considerando a falta de cultura do brasileiro neste tipo de tecnologia.
Mas, com a ampliação da oferta de modelos a preços mais acessíveis, os constantes aumentos nos índices de congestionamento das cidades, a maior facilidade de crédito e melhoria do poder de compra do consumidor é de se esperar um crescimento na quantidade de veículos com câmbio automático nas ruas.
Para quem vive de consertar carros, precisa, assim, se atualizar, pois muitos clientes devem questioná-los. Com o atual nível de desenvolvimento tecnológico, os câmbios automáticos ficaram mais sofisticados, ganharam opção de trocas sequenciais, porém estão também mais robustos.
Nos Renault, por exemplo, são livres de manutenção por pelo menos 300.000 km, de acordo com a fábrica. Nem óleo precisa trocar. Uma verificada a cada revisão vai bem, mas provavelmente nenhum tipo de intervenção será necessário.
Pena que ainda são de apenas quatro velocidades, mais ré. Na maioria dos casos, mesmo com uma relação bem definida, quatro marchas acaba matando a performance do motor, tanto em agilidade quanto em consumo. Mas este é assunto para outro boletim, quando tivermos vivido a experiência do teste drive.
Boas novas
Vidros automotivos – A Saint-Gobain Sekurit inaugurou na última segunda-feira (22) a primeira loja da rede Sekurit Partner da zona Sul de São Paulo, na avenida Washington Luis, 45. O proprietário Adilson Rocha montou estrutura para atender 70 veículos por dia, em troca e reparo de vidros automotivos (para-brisas, laterais e traseiros), máquinas de levantar vidros, retrovisores e faróis.
Esta é a 11ª loja da rede Sekurit Partner, que está em expansão. “Estamos procurando bons parceiros”, disse o gerente de vendas para o mercado de reposição da Saint-Gobain, Rubens Sautner. Como benefícios, a marca oferece treinamento e suporte administrativo, além de parcerias com fornecedores de adesivos (Dow), palhetas (Valeo) e ferramentas.
Escapamento premiado – Com apenas um cupom, o lojista Francisco Carlos Quagliato, proprietário da Auto Importadora Nogueirol, de Santos (SP), foi o ganhador da promoção “Acelere e Ganhe“, realizada pela Tuper Escapamentos e Catalisadores destinada a lojistas e instaladores, que realizou sorteio de uma Saveiro Cross e uma Honda CG 150 Fan. A promoção ocorreu no período de 20 de junho a 20 de agosto, e contou com a participação de milhares de lojistas de todo o País.
Intercâmbio – O Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) tem buscado parcerias internacionais com objetivo de desenvolver o setor no Brasil, com aquisição de peças e equipamentos, e na obtenção de informações atualizadas para otimização de processos.
A última viagem foi para Amsterdan, na Holanda, para conhecer a Rematec, feira destinada a produtos remanufaturados, realizada em junho. Além de se atualizar, os retificadores brasileiros visitaram uma retífica holandesa independente onde puderam conferir todos os processos que a empresa utiliza.
Segundo o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna, uma das principais atrações da feira foi o equipamento utilizado para limpeza de peças que usa gelo seco, tecnologia interessante por não deixar resíduos.
De Ferrari em Interlagos – A fabricante de correias automotivas Dayco vai sortear entre os visitantes da 1ª Expomecânico, que ocorre no Autódromo de Interlagos (SP) nos dia 17 e 18 de setembro (sábado e domingo) algumas voltas de Ferrari pelo traçado onde é disputado o GP Brasil de Fórmula-1.
A empresa participa do evento com um estande de 100 m² para expor produtos, receber clientes e divulgar a linha de tensionadores/polias e kits de distribuição, ressaltando que são produtos originais nas principais montadoras do mundo. Inclusive, nas linhas de montagem da própria Ferrari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário