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Farol Alto

Oficina ecologicamente correta

terça-feira, 30 de abril de 2013


Com a nova lei de resíduos sólidos, as empresas de reparação automotiva devem ficar atentas aos procedimentos para o correto gerenciamento de resíduos e controle de poluentes gasosos emitidos pela atividade nas oficinas e centro automotivo.

Com objetivo de orientar o empresário do setor, o Sebrae-SP - Escritório Regional Capital Leste I em parceria com a Secretaria Municipal do Verde – Departamento de Gestão Descentralizada Centro Oeste 2, realiza no dia 15 de maio, às 19h, evento com especialistas na área ambiental.

O Programa Melhor AR criado pela Secretaria Municipal do Verde irá orientar o empreendedor do setor Centro Automotivo sobre os procedimentos para o correto gerenciamento de resíduos e controles de poluentes gasosos,  além de abordar os aspectos legais previsto na lei ambiental , prevenindo e corrigindo possíveis infrações ambientais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo 0800 570 0800 ou ercleste@sebraesp.com.br. O evento ocorre no Sebrae ER Capital Leste I, que fica na rua Itapura, 270, Tatuapé.

Automec 2013 - Brasil, a bola da vez?

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Boletim Reparador Online
Número 38 – ano 3

Alexandre Akashi

Enquanto alguns lamentam, outros trabalham. Se por um lado as montadoras miram o Brasil como saída para crescer, frente a estagnação na Europa, Japão e Estados Unidos, por outro as fabricantes de autopeças ainda precisam entender melhor o próprio mercado que estão inseridas.

A vinda de novas montadoras traz oportunidades de negócios para quem já está aqui instalado, e também para quem pensa em se instalar no Brasil. Além disso, provoca movimentação entre as fabricantes de veículos tradicionais, que passam a ofertar veículos mais bem equipados e com maior valor agregado.

É preciso salientar que montadora não produz autopeças. No máximo, tem estamparia. Mas, como consumidor atacadista, dita o preço que quer pagar. Assim, para a indústria de autopeças, fornecer para montadora significa, muitas vezes, ficar refém de um grande cliente.

Há como escapar? Sim e não. Sim, pois há todo um mercado de reposição que precisa ser abastecido. Quanto mais carros zero Km são vendidos, maior é este mercado. Não, porque estrategicamente falando, é importante ser fornecedor da montadora, e obter assim o rótulo de 'peça original'. E também, claro, que uma vez sendo original, torna-se necessariamente fornecedor das peças genuínas, aquelas vendidas pelas concessionárias das marcas.

Nesta Automec, que começou ontem e vai até sábado, 20, até agora duas novas marcas surgiram para o aftermarket: as japonesas Aisin e Dunolp Pneus. A primeira é uma das principais fornecedoras da Toyota, faz parte do grupo, assim como Delphi era da GM, e Magneti Marelli faz parte do grupo Fiat.

Aisin faz cerca de 1/3 de tudo que é necessário em um automóvel. É a quarta maior sistemista do mundo, e está no Brasil desde 1974, mas só agora parte para o aftermarket, e deve apresentar boas opções de componentes, pois trabalham com o padrão Toyota de produção. É um gigante que estava adormecido e agora, ninguém segura.
Pneu Dunlop

Já a Dunlop Pneus é tradicional na Europa, Estados Unidos e Japão, já esteve presente no Brasil, anos atrás, e agora voltou com força total, com planta no Paraná, onde vai produzir 15 mil pneus por dia para automóveis, SUV e picapes. Em breve deve fazer também pneus para veículos comerciais.

Almejam fornecer para as montadoras, tanto que já negocia com algumas, e até o fim do ano contará com rede de 50 lojas oficias da marca. Chegam para disputar um mercado acirrado, em que a briga por preço só consegue ser superada pela qualidade com árduo trabalho de conscientização do consumidor. Mas, quanto mais, melhor.

Estatísticas
Fornecer para as montadoras é uma estratégia. O balanço de faturamento ideal em uma autopeças é 30% para montadoras, 70% aftermarket, no meu humilde ponto de vista. Isso porque o lucro no mercado de reposição é muito maior, sem dúvidas. E nessa proporção de faturamento, a perda de um contrato de fornecimento para a montadora não significa falência da empresa.

Porém, para vender mais no aftermarket é preciso saber o que, para quem e quando. No universo dos automóveis, há uma lacuna enorme em estudos de mercado de reposição. Algumas empresas tentam, mas apresentam visões míopes e turvas de um mercado grandioso, porém como em terra de cego quem tem um olho é rei, fazem o que podem.

Assim, a maioria dos fabricantes de autopeças ficam reféns dos distribuidores, que insistem em comprar apenas o que vende mais, o que dá liquidez, para não correr risco de ficar com peças encalhadas no estoque. Estão errados? De certa forma, não, porém não se esforçam para saber o que o mercado precisa. Usam apenas o histórico de vendas como base para compra.

No entanto, há sim como medir as necessidades do mercado de reposição, e este é um trabalho que deve envolver toda a cadeia, do reparador ao fabricante de autopeças, em ação conjunta e coordenada para que todos saiam ganhando, e com objetivo comum: evitar falta de peças no mercado, um mal que assola donos de carros com maior valor agregado, que acabam ficando nas mãos das concessionárias.

E, para o reparador, sobra apenas a manutenção de veículos de baixo valor agregado, baixo índice de tecnologia e baixo custo, o que gera um ciclo vicioso tal como a do slogan das bolachas Tostines.


Informação é, assim, portanto, fundamental para um mercado que pretende ser grande, que quer atrair mais fornecedores, que quer crescer. Estatísticas devem ser encaradas como primordiais para tomadas de decisões com qualidade. É possível fazer isso, algumas empresas sabem o caminho e este será o tema do próximo boletim.

Automec 2013 - Mercado em ebulição

Boletim Reparador Online
Número 37 – ano 3

Alexandre Akashi
Foto: Ruy Hizatugu 

Representantes do setor de autopeças inauguram feira
Começou ontem e vai até sábado, 20, a Automec 2013, principal feira do aftermarket automotivo da América Latina, com cerce de 1200 marcas expositoras, entre fabricantes e distribuidores de autopeças e ferramentas automotivas, fabricantes de equipamentos para oficinas, e tudo mais que se relaciona com o pós-venda automotivo.


Alguns destaques deste ano são a presença de novas marcas, como a japonesa Aisin, ligada à Toyota, que apesar de produzir há tempos no Brasil, somente agora parte para o aftermarket. A ideia é comercializar componentes com a marca Aisin no mercado independente. A gama de produtos é enorme, mas no Brasil a produção limita-se a componentes para portas, bancos e no futuro, peças de motores.

Já a Dayco, a novidade é o lançamento de velas automotivas. O diretor comercial para a América do Sul – Aftermarket da Dayco, Sílvio Alencar, afirma que a linha cobre praticamente 100% da frota de automóveis e comerciais leves, nacionais e importados, em circulação no mercado brasileiro. O produto é importado e inclui dois modelos, resistiva e Green Plug, que têm como diferenciais o eletrodo central com 95% a mais de níquel que as disponíveis no mercado.

Além desta novidade, este mês (abril) o programa Fidelidade Mecânico Dayco oferece bônus de 5 vezes mais na pontuação normal por produto adquirido. Assim, uma correia V vale 5 ponto, Poly V, 15, Dentada, 25, cabo de ignição e tensionadores e kit de distribuição, 35 pontos (cada), e correia elástica, 40 pontos.

A multinacional brasileira Sabó apresentou a gama de produtos com ênfase em alta tecnologia e maior valor agregado, como retentores de baixo atrito e juntas de alumínio e borracha, este último produzido no Brasil e exportado para os EUA. Uma dica interessante deixada pelo diretor-geral para as Américas do Sul e do Norte, Lourenço Oricchio: "atenção para a compatibilidade do óleo lubrificante com o elastômero do retentor". Pode parecer bobagem, mas com o tempo, o uso de lubrificante diferente do recomendado pode afetar as propriedades da borracha e danificar o retentor, provocando vazamentos.

Na Delphi o recado foi a divulgação de um sistema telemática para o aftermarket. Ainda em fase de experimentação, a novidade faz o Big Brother parecer conto de fadas, uma vez que ao ser instalado no veículo, o dispositivo faz a leitura de diversos parâmetros do veículo e informa uma central de dados, que pode ser acessada por login e senha pelo usuário, que pode saber ainda onde, quando e em quais condições o veículo trafegou.

A empresa também relançou o programa Jogada de Craque, para incentivar a venda de produtos da marca na rede de distribuidores. Há ainda ma série de palestras com os temas
Sistema de Injeção Eletrônica e Ignição, Sensor de Oxigênio, Bomba de Combustível, Bobina de Ignição, Cabos de ignição, Sistema de Ar-Condicionado e Arrefecimento, Compressores, Radiadores, Sistemas Diesel - Unidade de Injeção Eletrônica (EUI) e Common Rail, durante os cinco dias do evento.

Já na Magneti Marelli, o foco foi lançamento de produtos, com 300 novos códigos de amortecedores, com destaque para veículos Hyundai, Kia, Toyota e Honda, e em pesados, Mercedes-Benz, Iveco e Scania. Além disso, aproveita para lançar mais 29 códigos de produtos na linha térmica e uma nova linha de equipamentos Magneti Marelli Extra, com scaners, analisadores de gases, entre outros, fruto de parceria com empresas italianas. Outro destaque é o lançamento de peças de reposição para reparação dos câmbios automatizados Free Choice, que equipam veículos Fiat (Dualogic), Volkswagen (IMotion) e Chevrolet (Easytronic).

Campanha
Na Corteco, além do lançamento de mais 450 itens no portfólio de produtos, o destaque é a campanha Goleada de Prêmios, em que os reparadores são convidados a participar sempre que adquirirem um produto da marca. O prêmio principal são 10 pacotes completos para assistir os jogos da primeira fase do Brasil na Copa do Mundo de 2014, com todas as despesas pagas em camarotes montados em áreas VIP das arenas de São Paulo, Fortaleza e Brasília.

Para participar é só comprar produtos Corteco e cadastrar o cupom fiscal no site da promoção: www.goleadadepremioscorteco.com.br. Cada produto tem um valor em pontos, sendo que os 20 participantes que juntarem mais pontos em quatro categorias (veículos leves, pesados, motos e relacionamento), concorrem ao prêmio principal, durante a Automec Pesados 2014.

Cada cupom cadastrado dá direito ainda a concorrer a um dos mais de 3 mil prêmios instantâneo (camisetas e bonés da “Goleada Corteco”, mochilas, kits de ferramentas e squeezes de inox), e a um número da sorte, que cada três meses, pela loteria federal, será sorteado ingressos para os jogos do Brasil no campeonato mundial de futebol mais importante do mundo, com tudo pago, incluindo passagem, alimentação, traslado, hospedagem, serviço de buffet durante as partidas, televisores de 32 polegadas, tablets, camisetas e bolas oficiais.

Mais Automec

Não perca amanhã o próximo boletim da Automec com mais novidades.

Jornal Farol Alto Nº 8 - Edição Abril 2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Leia nesta edição

Lançamentos:
Peugeot 208,
Chery Celer,
Audi TT RS, S7 e A4;

Avaliação:
Fiat Punto Essence Dualogic Plus

Serviços:
As mudanças na Inspeção Veicular Ambiental
 e muito mais...

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