Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Os pais da tecnologia

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Boletim Reparador Online
Número 41 – ano 3
Alexandre Akashi

Até quarta-feira, 9, a comunidade de engenharia da mobilidade está reunida no Expo Center Norte, em São Paulo, para apresentar as últimas novidades em tecnologia automotiva, aeroespacial e ferroviária. É o Congresso SAE BRASIL 2013, que este ano enfatiza o tema “A Qualificação da Engenharia Brasileira na Busca por Soluções Inovadoras”.

Dupla Embreagem da Schaeffler
O evento é uma excelente oportunidade para conversar diretamente com os engenheiros responsáveis por desenvolver os veículos que em breve estarão nas ruas. Um dos destaques é o estande da Schaeffler, que este ano traz detalhes da Dupla Embreagem, presente em veículos como VW Fusca e Jetta TFSI, além de toda gama de veículos Audi.

Por estar associada a uma transmissão automatizada, a Dupla Embreagem sofre menos interferência do motorista e, por isso, tem vida útil melhor aproveitada do que uma embreagem acoplada a um câmbio manual. "É projetada para durar mais de 100.000 Km", comentam os engenheiros da empresa.

Outro destaque da Schaeffler é o inovador Módulo Híbrido, ainda em testes na Europa, mas que promete aproximar os veículos híbridos da realidade de mais motoristas pelo mundo. Trata-se de uma solução simples, mas bem pensada: ao volante do motor, foi acoplado um gerador de energia, que faz o papel de alternador e carrega uma bateria.

Sempre que for necessário ligar o carro, o Módulo Híbrido desempenha o papel de motor de arranque e mantém o veículo em funcionamento na bateria, podendo até movimentá-lo em baixas velocidades, dependendo da pressão que o motorista exerce sobre o pedal do acelerador.

FreeChoice
Se você não sabe que tecnologia é essa, uma dica: equipa os veículos da Fiat e substitui o câmbio manual por um automatizado. É isso mesmo, o Dualogic Plus, nova geração da transmissão automatizada que dá menos tranco e tem agora outras funções que o deixou mais parecido com um câmbio automático convencional.

O Congresso SAE é o local certo para conversar com os engenheiros que projetaram o componente, entender como funciona e o que fazer quando necessita manutenção.

Lambuja
Além de conhecer as últimas tendências em tecnologia automotiva (que por sinal estão focadas em conectividade - pelo menos três grandes fornecedores de sistemas automotivos focam os estandes com isso), é possível conferir de perto o novo VW Golf 1.4 TFSI, o novo Ford Fusion e o Toyota Prius.

A Mostra de Engenharia do Congresso SAE BRASIL 2013 tem entrada gratuita, e fica aberto das 8h30 às 20h30. Estacionamento: R$ 30. Mais informações e inscrições:  http://www.saebrasil.org.br/eventos/congresso2013/

Veja o que alguns expositores apresentam na Mostra de Engenharia:

AAM – apresenta o sistema de tração AWD EcoTracTM que otimiza economia de combustível, reduz a emissão de gases poluentes e traz maior segurança aos usuários. O EcoTracTM é um sistema inteligente de tração integral (AWD - All Wheel Drive) que controla a distribuição de torque às rodas e atua por demanda. Também estarão expostos eixos traseiros.

BASF – apresenta tecnologias das divisões de Catalisadores, Tintas Automotivas, Dispersões e Pigmentos, Químicos de Performance e Materiais de Performance. Apresentam soluções que produzem veículos mais leves e, consequentemente, consomem menos combustível e emitem menos poluentes.

BOSCH – apresenta sistema de recuperação de energia e incremento de torque. O Boost Recuperation System (BRS) ajuda a reduzir o consumo de combustível e emissões de CO2 em até 15%, pois recupera parte da energia cinética gasta durante a frenagem e a transforma em mais torque e potência para o motor. A inovação combina quatro funções: recuperação de energia, torque adicional, função Start-Stop e Start-Stop Coasting. Outra novidade é o módulo de fornecimento de combustível robusto e flexível, que irá atender a demanda das montadoras que buscam por soluções globais e que tenham especificidades regionais para cada tipo de combustível.

DELPHI – ‘A Delphi está pronta para o Inovar-Auto’ é o tema que do estande, onde os profissionais falam sobre requisitos do Inovar-Auto: eficiência energética, produtos inovadores, segurança e produção local. Hoje, diversas tecnologias da Delphi, direcionadas pelas megatendências safe, green e connected (tecnologias seguras, ecológicas e que permitem a conectividade), estão prontas para o programa e podem colaborar com as montadoras.

DENSO – apresenta produtos de sistemas térmico, elétrico, segurança/informação e powertrain. Sistemas térmicos (HVAC, radiadores, condensadores, compressores), sistemas elétricos (limpadores de para-brisa, motores para vidros elétricos, starters, alternadores, start-stop), sistemas de segurança e informação (painéis de instrumentos e ECUs para airbags) e sistemas de powertrain (injetores, válvulas, velas, sensores de oxigênio). Um carro em tamanho original e em acrílico ilustra as tecnologias.

DESENCARCERAMENTO – o Congresso SAE BRASIL estreia com desencarceramento de caminhões. Três veículos pesados e três automóveis, cedidos por montadoras serão usados para simulação de acidente com vítimas ‘presas’ nas ferragens. Durante três tardes do Congresso, os veículos serão cortados em pontos previamente estudados, com ferramentas hidráulicas para cortar as colunas e o teto, e serras do tipo sabre, caso seja necessário quebrar o para-brisa. O trabalho é feito por agentes treinados pela Escola Superior de Bombeiros da PM do Estado de SP, responsável pelo treinamento de oficiais de todo o Brasil no salvamento terrestre.

EDAG – apresenta imagens do Light Truck ou LightCab (cabine), que pertence a Light Car Family, conceito de veículos desenvolvidos pela empresa, e demonstra a capacidade em desenvolver conceitos sustentáveis na utilização de materiais mais leves, motorização e fontes energéticas alternativas.

EISENMANN – apresenta duas novas tecnologias: cabines de pintura líquida e sistemas de pré-tratamento. A cabine de pintura líquida E-Cube é a mais nova tecnologia em sistemas de separação de particulados de tinta a seco dispensando a utilização de água e tratamento de efluentes. Os sistemas de Pré-Tratamento E-Shuttle 200 proporcionam processos específicos de acordo com cada tipo de carroceria e banho garantindo acabamento de superfície consistente e de altíssima qualidade.

ELETRA – expõe o Híbrido BR ELETRA-MERCEDES 13,2 m Low Entry, um ônibus elétrico com tecnologia 100% brasileira. Essa tecnologia resulta na baixa emissão de poluentes e na economia de combustível. O veículo tem duas fontes de energia, grupo motor gerador e baterias. No Híbrido BR apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia “híbrido série”. A energia para o motor elétrico vem de grupo motor gerador, formado por motor MERCEDES movido a Diesel ou a Diesel de cana – padrão Euro5 – e gerador trifásico WEG. O modelo tem banco de baterias chumbo-ácida, desenvolvido pela MOURA, que complementa a energia disponível para o motor elétrico. Quando o Híbrido BR está freando, o motor elétrico funciona como gerador, convertendo a energia cinética do veículo em elétrica, carregando o banco de baterias. O Híbrido BR não requer carga externa das baterias. Emite baixo nível de ruído e, graças ao controle de tração eletrônico, a aceleração e frenagem são suaves, proporcionando mais conforto aos passageiros.

ELRING KLINGER – apresenta cárter plástico para caminhões, produzido de acordo com a norma de emissões Euro 6. O produto comporta cerca de 50 litros de óleo, 10 vezes mais que o do cárter de carro de passeio. Fabricado em poliamida, é mais leve e mais silencioso que os precursores em alumínio ou duroplast. Permitem agregar funções adicionais que reduzem os custos de produção e atuem como multitarefas para aplicações de caminhões.

EMICOL – ressalta a importância da verticalização em um só fornecedor para garantir a capabilidade e a excelência no desenvolvimento de produtos automotivos. A empresa integra projeto, análise de Mold Flow e construção de ferramental e os processos de estampagem, injeção, sobre injeção, bobinamento e transferência ao projeto e confecção do meio de produção e de controle.

FEV – expõe a DFS Box. A DFS (Diagnostic Failure Simulation) Box permite a manipulação de sinais de sensores de maneira independente da ECU (Engine Control Unit), de forma que podem ser simulados problemas no funcionamento, sem vínculo direto com a unidade de controle do motor. O equipamento está de acordo com a CARB (California Air Resources Board) e EPA (Environmental Protection Agency). Catalyst Aging: a FEV possui processo de envelhecimento de catalisadores utilizando queimadores que garantem perfeita reprodutibilidade do resultado e realização mais rápida do processo de envelhecimento. No estande estão peças envelhecidas com a tecnologia.

FREUDENBERG-NOK – com o Inovar Auto, que exige até 2016 a redução de emissão de CO2 na atmosfera gerada pelos veículos, a empresa expõe o conceito LESS (Low Emission Sealing Solutions). A novidade é o Retentor POP®. Enquanto o retentor ESS com lábio de borracha comprovou sua eficácia nos motores aspirados, os motores turboalimentados exigem outros requisitos. A vedação POP® (Power Optimized PTFE) combina robustez enquanto vedação de PTFE, em função das propriedades do material, com características de geometria, resultam em significativa redução de atrito. Em comparação com os retentores PTFE da primeira geração, esta tecnologia permite uma economia de 40 Watt de energia a 6.000/rpm.

FROHN – empresa alemã com mais de 50 anos em tecnologia na fabricação de granalhas especiais para tratamento de superfícies, como, granalhas de arame de aço cortado para shot peening (utilizadas para tratamento superficial de peças com o objetivo de aumentar sua resistência à fadiga), granalhas especiais de aço inox fundidas a vácuo e atomizadas, de arame de inox e granalhas de arame de alumínio, plástico e zinco (utilizadas para limpeza, acabamento rebarbação, preparação de superfície com rugosidades controladas e uniformes).

GKN DRIVELINE – líder mundial no fornecimento de sistemas e soluções de transmissão automotiva, apresenta alguns dos produtos de suas 4 tecnologias (CVJ, AWD, Trans Axles e eDrive), algumas delas ainda não disponíveis no Brasil. Destaca sua linha de diferenciais, desenvolvida para atender as mais diferentes necessidades. Entre eles, os diferenciais abertos, compactos e com custo competitivo, disponíveis em oito tamanhos que variam de 3.000 a 20.000 Nm e os diferenciais de bloqueio eletrônico que melhoram a tração e o desempenho do veículo em todas as superfícies e sob quaisquer condições de uso.

GRUPO SETORIAL DE METALURGIA DO PÓ – o grupo formado por 10 marcas divulga a metalurgia do pó, processo de fabricação, utilizado em milhares de produtos, desde bens de consumo até equipamentos voltados à área médica. Tem como característica o baixo custo para produção de peças em larga escala e um baixo impacto ambiental quando comparado com os processos concorrentes, pois exige um menor consumo de energia e possibilita alto aproveitamento da matéria-prima. Possui ainda como característica a obtenção de peças com as tolerâncias finais necessárias para aplicação no produto do cliente, o que acaba por reduzir os custos da cadeia produtiva.

HARMAN – especializada em componentes e sistemas de áudio, multimídia e navegação GPS, expõe o Mirrorlink, sistema de interface com smartphones, que permite o uso e controle de recursos do produto; o Aha Radio, aplicativo de smartphone, customizável e 100% planejado para utilização em veículos, que permite o acesso a mídias online como “streaming” de rádios regionais e mundiais, podcasts e pontos de interesse; a Interface Navegação Smartphone, interface customizada de aplicativo de navegação por GPS ao sistema de multimídia dos veículos); o iOnRoad, aplicativo de smartphones para segurança durante condução de veículos; o Insight, abordagem baseada em sensores que proporcionam entendimento do desempenho do veículo e uso do cliente aos recursos de infoentretenimento; e o Connectivity Radio, low cost radio com interface para aplicativos de smartphones.

HOGANAS – sueca com mais 200 anos de existência apresenta engrenagens sinterizadas para caixas de mudanças. Produzem o composto de pós-metálicos que permite a fabricação de engrenagens com pó obtido de sucata metálica. A tecnologia ainda não é utilizada em veículos de linha. Com a possibilidade de redução do consumo de energia elétrica em 60% e a utilização de 95% da matéria-prima em relação ao tradicional, a tecnologia pode aumentar a sustentabilidade dos processos produtivos e reduzir custos da caixa de mudanças com a mesma performance no veículo.

KLÜBER LUBRICATION – mostra nova linha de lubrificantes especiais, com destaque para a linha de graxas fluoradas FOMBLIN®, que adquiriu da Solvay e tem como principais diferenciais a resistência a temperaturas extremas (altas e baixas) e a ambientes adversos (com presença de água, gasolina e gases de combustão, por exemplo) e total compatibilidade com todos os tipos de plásticos e borrachas. Empresa alemã, em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para assegurar o funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos.

KUKA Roboter – é a primeira demonstração no Brasil do robô KR210R2700 Extra (Quantec), com as principais funções: solda ponto, manipulação, paletização, embalagem, revestimento, montagem, medição, inspeção, entre outras atividades. Oferece economia de energia, melhor repetibilidade e ganho de produtividade devido a um pacote tecnológico exclusivo da KUKA, identificamos por Robô SPIN, resultando num ganho de produtividade, na redução de insumos e melhor performance do produto a ser soldado.

KURARAY – a poliamida PA9T Genestar, resina de engenharia desenvolvida pela empresa com o monômero exclusivo C9, é a novidade do estande. O material possui alta resistência ao calor, baixa absorção de água, alta resistência química e elevadas propriedades de barreira de combustível, e possui ampla aplicação no mercado automotivo, de engrenagens, reservatórios intercoolers para turbocompressores, compartimentos do termostato em partes relacionadas com o combustível (tais como: linhas de combustível e conectores de engates rápidos), como também em componentes elétricos para celulares e computadores, e refletores LED.

LORD – expõe o adesivo estrutural para colagem de chapas metálicas Versilok®, que cura rapidamente à temperatura ambiente e permite a eliminação dos pontos de solda. Os adesivos estruturais Fusor e Lord são outras atrações e contemplam desde a união de para-choques e tetos de compósitos até carrocerias metálicas. Outro destaque é a roda de aço – modelo OKA – do novo C3, da Citroën. Inédita no Brasil, a colagem das duas partes da roda é com os adesivos Fusor® 152 e Lord® 406-19. Em relação aos coatings, a Lord apresenta o Autoseal® LA3710, para guarnições de borracha usadas na vedação de carros. Outra atração é o coating RC®-3007. À base de silicone, o produto é para fabricantes de veículos de luxo, que buscam alto conforto acústico. Mostra, ainda, a tecnologia HPC (High Performance Coatings), que possibilita a substituição de elastômeros mais sofisticados por convencionais e reduzem de forma significativa o custo da peça final. Também o HRC (Heat Reflective Coatings), que permite que o calor por radiação seja refletido, e com isso diminui a temperatura de trabalho do artefato e amplia a sua vida útil. Expõe, ainda, minioficina, em que os reparos de autopeças plásticas são feitos com adesivos estruturais.

MERCEDES-BENZ – expõe o caminhão Actros 2546 6X2 HL8 com cabine Mega Space Segurança e o automóvel Classe A. Os caminhões Actros são para grandes frotistas e empresas que valorizam alta tecnologia e que reconhecem a importância do conforto e segurança como aliados no aumento da produtividade. Usados para transporte rodoviário de longas distâncias, os cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2 e 2646 6x4 permitem diversos semirreboques, como carga seca aberta, furgão, sider, graneleiros, tanques de líquidos e gases, porta-conteiner e outros. Também são utilizados para tracionar muticomposições, como bitrem, bitrenzão e rodotrem. O Pacote de Segurança dos caminhões rodoviários da linha Actros são referência e inclui sistemas de orientação de faixa de rolagem e de controle de proximidade, assistente ativo de frenagem, retarder e freio eletrônico com ABS e ASR. O Actros rodoviário também é equipado, de série, com exclusivo freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco em todas as rodas. O Actros inclui cintos de segurança de três pontos. A cabina oferece vidros elétricos nas duas portas, alarme de ré, imobilizador eletrônico, amplos retrovisores e espelhos de rampa. É equipado com sensor de chuva e acionamento automático dos faróis. O computador de bordo inclui indicadores de consumo e manutenção, além do econômetro, indicador de faixa econômica de condução do caminhão. O novo Classe A 200 Turbo tem duas versões, Style e Urban, equipadas com motor de 156 cv e transmissão com sete velocidades de dupla embreagem. Faz parte do programa NGCC (New Generation of Compact Cars – nova geração de carros compactos) da Mercedes-Benz. O motor a gasolina com injeção direta e turbo alimentado gera uma potência de 156 cv a 5.300 rpm e um elevado torque de 250 Nm entre 1.250 e 4.000 rpm.

NALCO – empresa Ecolab apresenta duas tecnologias para tratamento de águas industriais, uma delas o Programa Apex para coagulação em Cabines de Pintura, programa ambientalmente amigável e isento de formaldeído. Inofensivo ao meio-ambiente e ao homem, proporciona redução do custo total operacional por meio de redução da necessidade de limpezas nas cabines de pintura e borra mais seca, reduzindo a demanda de água e menor demanda laboral. Outra tecnologia é o 3D TRASAR™ para Torres de Resfriamento, que proporciona medições diretas das taxas de corrosão, incrustação e desenvolvimento microbiológico. O sistema permite total controle, informação e visibilidade sobre a performance dos seus sistemas de osmose reversa e torres de resfriamento, gerando redução do custo total operacional por meio do gerenciamento on-line das demandas de químicos, purgas e manutenção permanente dos parâmetros otimizados.

NATIONAL INSTRUMENTS – apresenta ferramentas que permitem desenvolver projetos em conformidade com o Inovar-Auto, como data-logging embarcado em veículo, teste em tempo real, análise de combustão para redução da emissão de poluentes, prototipagem rápida para acelerar os testes de eficiência energética em veículos, simulações hardware-in-the-loop, ensaios de durabilidade e fadiga, entre outros. Destaque é a nova versão do LabVIEW (2013), que faz a integração das tecnologias mais modernas, aperfeiçoamento do ambiente, aumento da eficiência dos desenvolvedores e fornecimento de acesso a um ecossistema de ferramentas de parceiros e treinamento.

NEUMAYER TEKFOR – expõe engrenagens leves, levante de válvula variável e biela montada. As engrenagens leves podem ser utilizadas em caixas de câmbio e diferenciais. Possui componente mais leve e com menor utilização do aço, fácil adaptabilidade, manutenção das características estruturais e redução de custos de fabricação. O levante de válvula variável é sistema de variação automático ou manual do curso do levante da válvula de motores ciclo Otto e permite a escolha por dirigibilidade mais esportiva ou econômica com redução de consumo de combustível e CO2. Os diferenciais são sistema individual por cilindro, fácil adaptabilidade em motores existentes, baixo custo em comparação com sistemas existentes, modulação automática ou manual, manutenção do "fun to drive" e possibilidade de desligamento de cilindros individualmente. Já a biela montada é um produto com processo "verde" de manufatura, com foco na redução de custos e de matéria-prima durante a sua conformação, flexibilização da fabricação com máquinas universais de conformação.

PROMODEL – com mais de 20 anos no mercado, com foco na prototipagem e desenvolvimento de ferramentais protótipos funcionais, planeja e gera a construção de moldes protótipos e pré-séries de injetados em termoplásticos de engenharia, atendendo aos mais complexos e exigentes níveis de produto e qualidade. Sua ênfase é na solução completa para os protótipos, como montagem de conjuntos, subconjuntos, acabamentos, texturas, pinturas de materiais e relatórios dimensionais. Traz soluções funcionais, práticas e econômicas de acordo com a necessidade de cada cliente; moldes e protótipos funcionais a fim de auxiliar a engenharia a vencer desafios, como Inovar-Auto.

ROBTEC – traz os digitalizadores ópticos ATOS Core e ScanBox, produzidos pela alemã GOM. Com a comprovada tecnologia ATOS, configuração de estéreo câmera e a tecnologia Blue Light, o ATOS Core é especializado em extrair medidas em 3D de peças de pequeno e médio porte. Já o ScanBox, célula de medição óptica automatizada, também tem rápida operação e combina utilização flexível com máxima confiabilidade. Em matéria de impressoras 3D pessoais, a empresa leva a Cube, considerada a primeira para se ter em casa, que imprime em material ABS, que oferece resistência, e PLA, que concede brilho aos objetos. É a porta de entrada para os fascínios dessa tecnologia, que permite criar objetos a partir de um desenho em três dimensões. Outro destaque fica com a CubeX, modelo superior, disponível em três versões, que imprime em até três cores de uma só vez, com mais velocidade, e é ideal para pequenos e médios empresários que trabalham no setor.

RTT – de origem alemã, líder mundial em visualização high-end 3D, focada nos segmentos de virtual engineering (protótipos virtuais) e virtual marketing apresenta o Delta Gen, que oferece ao visitante uma experiência visual em 3D de alta definição em tempo real, com demonstrações que serão feitas com protótipos de veículos automotores. Expõe o Delta Tex, que permite o visitante digitalizar as amostras de materiais e aplicá-los a projetos automotivos em escala real (1:1); o Xplore, ferramenta de apresentação interativa de produtos, utilizando dispositivos móveis; o PictureBook, ferramenta web para gerenciamento visual colaborativo da inteligência do produto e Design e Engenharia de Produto, que é a visualização dos resultados das análises. Com uma tecnologia inovadora, a RTT disponibiliza iPads e óculos 3D para o visitante interagir com os produtos no estande.

SABIC – apresenta tecnologias e soluções em termoplásticos de engenharia com foco em redução de peso, liberdade de design, redução de custos e simplificação de processos produtivos. Algumas soluções, como módulos frontais, módulos de porta, paralamas e peças moldadas na cor para eliminação de pintura já são realidade no País, enquanto outras tecnologias como janelas, volantes e chicotes são inovações que demonstram a habilidade dos termoplásticos de engenharia em substituir com vantagens outros materiais, como vidro e metais. Peças e dados técnicos sobre cada tecnologia estão em exposição.

SABÓ – multinacional brasileira que atua no segmento de autopeça há mais de 70 anos, apresenta novas tecnologias de vedação dos veículos híbridos suportado pelas transmissões automáticas, sistema de vedação integrado com as rodas fônicas e também soluções em redução de atrito que está alinhada com as expectativas do setor automotivo junto ao programa inovar-auto. O processo com uso da nanotecnologia é um dos destaques das novas tecnologias desenvolvidas pela empresa.

SAE BRASIL – associação expõe veículos projetados e construídos por estudantes de engenharia, exclusivamente para disputar suas competições, um deles uma aeronave do Centro Universitário da FEI, para a Competição SAE BRASIL AeroDesign. A FEI marca presença com mais dois projetos: um veículo Baja SAE, vice-campeão, na 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, e um Fórmula SAE, 8º lugar na classificação geral da Fórmula SAE Michigan 2013, nos EUA. Outro carro no estande é o Fórmula da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), campeão na competição Formula SAE Electric EUA, 2013, em Lincoln, Nebraska, EUA.

SAINT-GOBAIN SEKURIT – expõe o primeiro para-brisa com vidros de menor espessura, mais leve e com a mesma resistência, conforme o Inovar-Auto, para maior eficiência energética dos veículos. Apresenta os pioneiros para-brisas acústicos e antiembaçantes. O antiembaçante contribui para manter visibilidade em dias de baixa temperatura ambiente ou de chuva, além de evitar embaçamento. Também contribui para economia de combustível por evitar o uso do sistema de ar-condicionado do veículo. Em conforto, expõe o para-brisa acústico, com lâmina intermediária que contribui para redução do nível de ruído interno entre 4 dB e 8 dB. O primeiro teto panorâmico produzido no Brasil é outra atração. Inicialmente no Peugeot 208, está disponível para todos os automóveis produzidos no País. Possui tecnologia acústica, que contribui para o conforto, pela redução de 7 dB do nível de ruído interno. Com pigmentação cinza, é produzido com a tecnologia do para-brisa laminado, formado por duas lâminas de vidros e camada intermediária de plástico, que impede estilhaçamento. Possuem lâmina de polivinil butirol entre as camadas de vidro e proporcionam conforto acústico e térmico e proteção contra vandalismo, assaltos e em acidentes. Outro lançamento, vidros Vênus, contribui para melhor visual dos veículos, garante privacidade, conforto térmico, proteção dos raios ultravioleta, reduz a necessidade do uso de ar-condicionado e aumenta a durabilidade dos materiais de revestimento interno dos veículos.

SCANIA – expõe o R 620 V8, o caminhão mais potente e de cabine mais luxuosa e confortável do mercado brasileiro. O motor de 16 litros tem 8 cilindros em “V”, gera 620cv de potência e desenvolve torque de 3.000Nm. Ambos permitem aceleração mais rápida e velocidade média mais alta. Os veículos V8 da marca estão entre os mais fortes e potentes do mercado brasileiro, combinando desempenho, robustez e longa vida útil com economia de combustível. Os motores V8 da Scania são famosos por sua economia de combustível em trabalhos mais pesados e, também, com cargas leves. O torque elevado em baixas rotações cria a possibilidade de economizar ainda mais combustível. Os motores são regulados para fornecer grande torque já na marcha lenta, para facilitar o arranque. O torque máximo é produzido a partir de 1.000 rpm. O declive da curva de torque nas rotações mais altas é combinado com a elevação da curva de potência para fornecer 'potência extra' nas subidas – o motor parece ficar ainda mais forte na medida em que as rotações caem, resultando em excelente dirigibilidade. A potência e torque são destaques no transporte de bitrens e rodotrens.

SCHAEFFLER – apresenta sistemas de motor, transmissão e chassi focados em eficiência energética, como o Smart Fit Bearing, que suporta carga e transmite a rotação com menor torque e desgaste. O produto é aplicado em áreas, como automotiva, porém, com foco transmissões manuais e/ou automáticas. Expõe o Sensor Arre, que transmite sinal que indica se está em ponto morto, engatado ou em marcha ré, necessário para o funcionamento do start-stop. Apresenta a Dupla Embreagem, composta por Dupla Embreagem a seco, atuadores eletromecânicos e rolamentos de embreagem. Oferece maior conforto, esportividade, economia de combustível e redução de emissões.

SIMULADORES – estande da SAE BRASIL convida o visitante a simular o uso de colhedoras de cana, motoniveladoras e escavadeiras da John Deere, Caterpillar e Volvo, respectivamente. Os simuladores são agora utilizados em razão do notável avanço tecnológico, que trouxe reflexos na qualificação da mão de obra para operar as novas máquinas. Reduzem o tempo de treinamento no campo (pode ser realizado em entressafra), avaliam as habilidades de cada operador e diminuem os custos com combustível e manutenção. Ao utilizar o simulador, o operador tem a sensação de estar no trabalho do campo ou em uma obra, pois sente as trepidações de terreno, as sensações físicas de velocidade, aceleração, percepção de paisagens e outras emoções como numa máquina real. Os três simuladores ilustram o painel do Comitê Máquinas Agrícolas e de Construção, que será apresentado dia 9, a partir das 13h30, auditórios Jaçanã 1 e 2, sob o tema ‘O apagão de mão de obra e as inovações tecnológicas que indústrias e empresas privadas estão buscando como solução’.

SKF – a empresa apresenta os seguintes produtos: HBU3 - Cubos de rolamento com ABS integrado; SynCups - Anel sincronizador; CBU - Rolamentos de embreagem; CRB - Rolamento de rolo cilíndrico; THU - rolamento cônico de dupla carreira; Beraring Carriers - suporte de rolamento para câmbio; DGBB - rolamento rígido de esferas; E2 - Rolamento de baixo atrito para economia de energia; Solução Stop & Go para 2wheelers.

SOSSul (A Casa do Bombeiro) – fornecedora de equipamentos de segurança e resgate expõe produtos e serviços no estande. Acompanhando sempre os novos lançamentos, a empresa faz investimentos em profissionais e aperfeiçoamento de processos obtendo certificação ISO 9001:2008. Atua no combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento, produtos complementares e produtos para sinalização.

TE Connectivity – apresenta várias inovações, como terminais para serem aplicados em cabo de alumínio e componentes especialmente desenvolvidos para veículos elétricos e híbridos. Apresenta pela primeira vez no Brasil terminais para cabo de alumínio, que atendem o Inovar-Auto. Permitem que seja feito por meio de tecnologia de crimpagem, utilizada para aplicação de terminais nos atuais cabos de cobre, eliminando série de obstáculos que até então eram previstos para adequação do parque fabril de toda a cadeia de fornecedores envolvida no sistema elétrico do veículo. O estande fornece informações detalhes dos produtos e mostra peças em tamanho real.

TRW – expõe o carro conceito num display em acrílico e MDF (medium density fiberboard ou fibra de média densidade), que permite visualizar avançadas tecnologias, em sua real posição nos veículos. O airbag de teto estará inflado para que se veja seu formato inovador. Serão mostrados a terceira geração de direção eletricamente assistida, o EPS Gen 3 (Electrically Powered Steering Generation 3), o módulo de ABS EBC 460 (Electronic Brake Control), o conjunto de atuação e sensor integrado G2 FS (Booster Girvac2 and Fixed Seal) e o Módulo de Controle Eletrônico para Airbag.

USIMINAS – a indústria automotiva tem buscado a redução do peso dos veículos sem comprometer a segurança e com menor consumo de combustível e maior capacidade de absorção de energia em colisões. A Usiminas traz sua expertise, como a nova Galvanização por Imersão a Quente e o novo Laminador de Tiras a Quente. São produtos de alto conteúdo tecnológico, capazes de responder com eficiência e competitividade às demandas do mercado.

VECTOR – a empresa auxilia o setor automotivo com plataforma profissional e de código aberto de ferramentas, componentes de software e serviços para o desenvolvimento de sistemas embarcados. O portfólio abrange desde ferramentas para o modelo baseado em engenharia de sistemas até design de rede e testes para o desenvolvimento de diagnóstico e software AUTOSAR ECU. A Vector suporta questões fundamentais, como IP / Ethernet, segurança funcional e mobilidade elétrica. Com 10 sites de negócios no mundo, a empresa começa a operar no Brasil (SP) neste trimestre.

VICTREX – traz polímero para aplicações de alta carga e alta pressão. Oferece baixo coeficiente de atrito e foi idealizado para componentes como anéis de vedação, arruelas de desgaste e buchas, entre outros. Os componentes feitos de VICTREX PEEK podem ajudar engenheiros a melhorar a eficiência do veículo, oferecendo até 80% na redução de peso, minimizando as perdas por atrito e aumentando a vida de serviço do veículo.

VOLKSWAGEN – expõe Novo Golf e o Fox BlueMotion com o novo motor EA211. O Golf geração 7, que estabelece novos níveis de tecnologia, sofisticação, conforto e segurança no mercado mundial, está disponível para os consumidores brasileiros desde setembro. O Fox BlueMotion 2014, lançado em junho, traz o novo motor de três cilindros 1.0l da família EA211, o mais moderno fabricado pela VW. A combinação das tecnologias do veículo e o motor promovem notável diminuição do consumo de combustível e da consequente emissão de CO2, com melhoria da eficiência energética em até 17% (com etanol). O Fox BlueMotion é o primeiro VW no Brasil com motor de três cilindros e o modelo mais econômico da marca no País.

ZF – traz a transmissão automática de 8HP e a de 9HP. A 8HP mantém o motor em baixas rotações e com alto rendimento no consumo de combustível. O equipamento pode ser instalado em automóveis com tração traseira ou integral, como sedans médios, veículos de luxo, SUVs e picapes. Garante trocas mais suaves. Além disso, a 8HP possibilita que o motor trabalhe sempre mais próximo da rotação ideal, o que garante maior economia de combustível e redução na emissão de poluentes. A transmissão possui design modular, o que facilita a instalação de módulos híbridos como o Stop/Start ou o full-híbrido. No Brasil, a picape VW Amarok foi o primeiro veículo e a primeira picape no mundo a receber a 8HP, transmissão automática de 8 marchas criada pela companhia alemã em 2008; - 9HP: é a primeira transmissão automática de 9 marchas feita no mundo para automóveis com motores dianteiros transversais. Entre suas características, destaque para a eficiência nas trocas de marchas (devido ao escalonamento próximo entra as velocidade, tornando as mudanças praticamente imperceptíveis), bem como um design compacto e sistemas modulares. Estes benefícios convenceram a Land Rover, fabricante inglesa de automóveis Premium, a adotar a nova transmissão de 9 velocidades da ZF, que terá sua produção em escala iniciada no final de 2013. A 9HP possui uma estrutura de software e interface abertas, e também uma poderosa unidade eletrônica, o que significa que é possível integrá-la de forma flexível a diferentes conceitos de veículos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading