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Farol Alto

Dayco tem novo responsável de Aftermarket para América espanhola

quinta-feira, 29 de novembro de 2012



O engenheiro mecânico argentino Juan Carlos Noli acaba de ser nomeado Responsável Técnico de seu Departamento Técnico de Aftermarket da Dayco na América do Sul, com exceção do Brasil.

O executivo, que além de engenharia mecânica também acumula cursos técnicos de mecânica de automóveis, vai trabalhar nos escritórios da Dayco em Buenos Aires e se reportará a Sílvio Alencar, diretor comercial do aftermarket da Dayco para a América do Sul - sediado na cidade de São Paulo.

Iniciada em 1976, toda a carreira profissional de Juan Carlos transcorreu no setor automotivo. Em seguida transferiu-se para o segmento de concessionárias até que, em 1997, entrou para a indústria de autopeças, onde permanece, sempre exercendo funções de liderança em reparação automotiva. Na Dayco, Juan Carlos Noli atenderá o mercado de reposição de toda a América do Sul de língua espanhola.

Alerta para presença de produtos piratas


Produto pirata todo mundo sabe que existe, mas ninguém nunca denuncia, pois vale a Lei de Gerson de levar vantagem em tudo. Só quando o consumidor é pego de ‘mané’, quando compra gato por lebre, ele bota a boca no trombone. Afinal, ninguém gosta de ser enganado.

As empresas deveriam fazer mais isso, pois são enganadas sempre que descobrem que um produto dela é pirateado. Mas, quem garante a segurança do denunciante? Assim, vamos convivendo com a pirataria, pois sempre tem alguém querendo se dar bem.

A Sabó acaba de divulgar texto para alertar aos clientes (reparadores e varejo de autopeças) para ficarem espertos a esta prática. E como identificar um produto que não é Sabó, mas é vendido como tal?

Peças com procedência duvidosa, sem nota fiscal ou até mesmo fora da embalagem original, e também com preços muito abaixo do praticado pelo mercado devem ser contestadas, pois segundo a empresa essas peças quase sempre apresentam problemas na hora da aplicação e, por não se tratarem de componentes provenientes de uma fabricação idônea, não podem ter assistência técnica da empresa, suposta fabricante dela.

As dicas são simples: exija sempre a nota fiscal da peça, na embalagem original fechada e compre sempre de uma loja ou representante de sua confiança. A empresa disponibiliza um canal para sanar dúvidas: 0800 77 12155.

Segundo a legislação, são considerados culpados civil e criminalmente por falsificação todos os envolvidos no processo: Fabricante, distribuidor, comerciante e aplicador (que instala a peça pirata), e as penalidades vão de multa a até 8 anos de reclusão. 

Ideia universitária

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


 Ao ler o último material de divulgação à imprensa da fabricante dos Sensores Lambda (oxigênio) MTE-THOMSON voltei ao tempo de faculdade em que participava de congressos e afins. Deve ter sido esta a inspiração do desenvolvimento do Cartaz de Busca Rápida que a empresa anuncia agora.

Segundo a empresa, a ideia é oferecer ao balconista e ao reparador uma forma fácil e ágil de localizar o componente e assim facilitar a vida dos profissionais. Em um único cartaz, com abrangência de 90% da frota brasileira de veículos, é possível encontrar o Sensor Lambda correto, seja Convencional de 1, 2, 3 ou 4 fios, com 13 ohms,Planar ou Pré/Pós
Catalisador, além de dicas de aplicação e a localização por montadora, e modelo do veículo.

“Recebíamos muitas ligações com dúvidas sobre o Sensor Lambda, pois a variedade de modelos existentes no mercado gera incerteza e até mesmo receio na aplicação. Através do cartaz, encontramos uma forma de facilitar, esclarecer e simplificar a identificação da peça correta, ajudando o reparador na hora da instalação e o balconista na hora da indicação”, explica Alfredo Bastos Jr, Gerente de Marketing da MTE-THOMSON.

Bem pensado, Alfredo. Parabéns. Para obter o cartaz, que é grátis para lojas e oficinas, basta solicitar através do SIM – 0800 704 7277, pelo e-mail sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo chat online da empresa diretamente no www.mte-thomson.com.br.

Tuper equipa Chevrolet Onix

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Maninverter

O recém-lançado Chevrolet Onix sai de fábrica com dois catalisadores  Tuper: o Maniverter e o Underfloor. O Maniverter é um catalisador integrado ao coletor de escape que reduz as emissões de gases nocivos provenientes do motor do veículo, e o Underfloor é um conversor catalítico que faz o segundo estágio na redução de gases poluentes, montado embaixo do assoalho do veículo. 

O diretor da Tuper Exhaust Systems, Alessandro Besen Barbosa, comenta que recentemente, a empresa apresentou esses componentes na Feira Internacional de Suprimentos (IZB), realizada em Wolfsburg, na Alemanha.


Concurso Taranto celebra Dia do Mecânico


Para comemorar o Dia do Mecânico (20/12), a Taranto Brasil realiza  concurso cultural no Facebook, com premiação bem interessante: kit exclusivo com goniômetro, caixa de ferramentas, torquímetro, carrinho, DVDs técnicos entre outros.

Para concorrer é preciso responder a pergunta: “Porque a Taranto deve equipar a minha oficina?”, no facebook da empresa www.facebook.com/tarantobrasil. O resultado sai no dia 20 de dezembro.

Quem curte a página da Taranto tem acesso exclusivo a conteúdos e dicas técnicas dos componentes fabricados pela empresa, como as linhas completas de juntas de motor, de cabeçote, de coletor de admissão e escape, de cárter de óleo, de tampa de válvulas, de diferencial, etc.

Latin NCAP dá 4 estrelas para Toyota Etios

terça-feira, 13 de novembro de 2012


Bater o carro não é agradável para ninguém. Mas mais desagradável ainda é se machucar. A Toyota acaba de divulgar dados de segurança do último lançamento da marca, o Etios. Submetido à avaliação do Latin NCAP, braço latino-americano do programa de origem européia que promove testes independentes de segurança dos automóveis, o modelo hatchback conquistou 4 estrelas para os passageiros do banco dianteiro (que contam com airbags de série) no teste de colisão frontal, e duas estrelas para os passageiros do bando de trás.

Apesar desta marca ser comemorada pela montadora no Brasil, ainda é pouco se comparado com os modelos comercializados na Europa, que na sua maioria conquistam 5 estrelas no geral, como é o caso do hatchback compacto Yaris, também da Toyota.

O teste do Latin NCAP submete o carro a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro automóvel. Estudos do próprio programa mostram que esse tipo de situação é a mais corriqueira no dia-a-dia das pessoas. A nota dos carros é dada pelo número de estrelas que vão de zero a cinco, sendo que, quanto mais estrelas, maior a segurança do veículo.

No teste são avaliados itens como estrutura do carro, que serve para mostrar como ela se comporta em caso de colisão, e abertura dos airbags, que tem como objetivo proteger pontos vitais do corpo do condutor e dos passageiros.

Como o carro pensa

quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Boletim 35/2012 – 7 de novembro

Alexandre Akashi

Poucos sabem, mas o carro pensa. É certo que pensa de forma binária, com zeros e uns, mas é a partir desta linguagem simplista que ele comanda todos os sistemas que fazem com que o motorista saia do ponto A e chegue ao ponto B.

Para entender essa linguagem é preciso fazer cursos específicos. Esta semana, o Sindirepa-SP anunciou o lançamento do curso Formação de Mecânicos para Inspeção Ambiental Veicular, com apoio da Controlar e patrocínio do Sebrae-SP. A próxima turma ocorre neste sábado, dia 10, em Santana (Rua Duarte de Azevedo, 280/282), das 8h às 13h.

Atualização técnica e aprendizado é o tema do boletim desta semana, pois descobri, lamentavelmente, que muitos reparadores não sabem o básico, ainda, que é apertar parafuso. Imaginem fazer diagnóstico! Não é errado não saber, mas não querer aprender, ou achar que não precisa aprender, é.

O treinamento do trio Sindirepa-Controlar-Sebrae mostra quais itens do veículo devem ser verificados na pré-inspeção, e contará inclusive com certificado, emitido pelo Sindirepa-SP, em nome do profissional e da oficina. Além de aprender mais sobre as técnicas da Controlar, o participante recebe dicas para a gestão das oficinas mecânicas, ministrado por profissionais do Sebrae-SP.

O presidente do Sindirepa-SP, Antonio Fiola comenta que o objetivo da parceria entre o sindicato e a Controlar é oferecer aos profissionais de reparação automotiva o know-how para que possam atender seus clientes da melhor forma possível e contribuir com a cultura da manutenção preventiva.

Já na visão do presidente da Controlar, Harald Peter Zwetkoff, a parceria representa um grande avanço para a inspeção veicular, pois os treinamentos aumentará a valorização de mercado dos profissionais e das oficinas de reparação automotiva.

Quem fizer o curso ganha o Checklist do Mecânico, elaborado pela Controlar. Trata-se de um guia que traz um passo a passo para orientar o profissional da reparação a deixar o veículo apto a passar na inspeção. Quero ver técnico da empresa de vistoria encontrar ‘pelo em ovo’ depois disso. Vai ser engraçado.

Pensar
Para consertar carros hoje em dia é preciso pensar, e pensar como o carro pensa. Já se foi o tempo em que tudo era mecânico e simples, e de uma forma direta, se encontrava o defeito. Exemplo: não chega combustível no carburador. Principal causa de defeito: bomba de combustível queimada.

Hoje, se não há injeção de combustível, o defeito pode ser em diversos componentes e, para saber onde está o problema, é preciso pensar. O diagnóstico automotivo deve ser feito a partir de uma série de testes, a partir do mais simples, que é conferir a tensão da bateria. Isso porque o motor a explosão agora conta com controle eletrônico de gerenciamento de injeção de combustível, algo que já existe há mais de 20 anos, mas continua dando baile em muito reparador por ai.

Controle eletrônico de gerenciamento de injeção de combustível. Eita palavrão! Isso nada mais é do que uma calculadora, que a partir de uma série de informações decide quanto combustível deve ser injetado no motor para atender à demanda do motorista, que é definida pelo pé no acelerador.

E como toda boa calculadora, quanto mais informação, mais preciso é o resultado. O gerenciamento eletrônico veio para tornar os motores a explosão menos poluentes. Ao mesmo tempo, ficaram mais econômicos. E a tendência é que os sistemas de controle eletrônico fiquem vez mais complexos, pois os calculadores estão cada vez mais velozes e conseguem computar mais dados.

Não é à toa que nos Estados Unidos o presidente Barack Obama (que acaba de ser reeleito) desafiou as montadoras a fazerem carros em 2025 com consumo médio de 54,5 milhas por galão (algo em torno de 23,13 km/l). O mesmo tem ocorrido no Brasil, com o recém-lançado Inovar- Auto, em que o governo brasileiro impôs às montadoras a produção de carros mais eficientes, com redução médio de consumo de 13,6% até 2017.

Assim, mais sensores e novos dispositivos serão instalados, para que haja mais informações, para que o carro rode com menor consumo de combustível possível. O diagnóstico vai ficar mais complexo e quem não souber o básico, vai ficar à ver navios.

Por isso, é preciso aprender como o carro funciona e por que as montadoras gastam tanto dinheiro para incrementar o que há pouco mais de 20 anos era simples. 

Dayco tem novo gerente

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O engenheiro mecânico Edson de Souza é o novo gerente de Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento/OEM (montadoras) da Dayco no Brasil, fabricante de correias automotivas, polias e tensionadores.

Formado em Engenharia Industrial Mecânica , pós-graduado em Administração Empresarial e com mais de 20 anos no setor de autopeças Souza é também qualificado em Engenharia de Produto e Engenharia de Processos, sendo que ainda acumula experiência em desenvolvimento de produtos e engenharia de aplicação com as principais montadoras na região, como Volkswagen, Fiat, GM, Ford, Daimler-Chrysler, Renault, Honda e Peugeot/Citroën.

Reportando-se à diretoria da Dayco no Brasil, o novo executivo terá como principais funções a condução do processo de desenvolvimento de produtos e engenharia de aplicação com as montadoras nacionais, assim como o estabelecimento do novo centro técnico e de desenvolvimento (sediado na cidade de São Paulo) da empresa para os segmentos de OEM e Aftermarket da América do Sul.

Jornal Farol Alto - Edição 3 - Novembro 2012

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Não deixe de ler na edição 3:
- Cobertura completa do Salão do Automóvel
- Comparativo Audi TTS x Mercedes-Benz SLK
- Avaliação Renault Sandero Stepway Automático, e muito mais....








 

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