Boletim 33/2012 – 24 de outubro
Alexandre Akashi
Tal como prometido, dedico este boletim para relatar minhas
impressões do Salão do Automóvel de São Paulo 2012. A maior mudança desta 27ª
edição para as anteriores é que não há tantos carros extravagantes como as
Ferrari, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Koenigsegg, entre outros, como ocorreu
em 2010, mas sim muitos lançamentos que logo estarão nas concessionárias de
todo País. É, assim, um evento mais ‘pé no chão’.
Mas não será pela falta destas marcas que o salão ficou menos
interessante. Muito pelo contrário. Os veículos premium foram bem representados
por Aston Martin, Audi, BMW, Mini, Mercedes-Benz, Porsche, Chrysler, Dodge,
Jeep, Ram, Jaguar, Land Rover, Volvo, Lexus e Subaru, com destaque maior para a
Audi que vai oferecer teste drive dos modelos R8 GT Spyder, superesportivo
conversível da marca que custa R$ 1,2 milhão.
Mas, voltando à realidade possível da grande maioria, o grande
destaque ente os lançamentos é o Chevrolet Onix, com certeza. Isso porque
depois de derrapar feio com Agile e Cobalt, a GM acertou o design do Onix,
colocou air bags duplos frontais, freios ABS e direção hidráulica em todas as
versões, inclusive na mais barata, e posicionou o carro em R$ 29.990. Vai
vender muito, pois é bonito e barato (para os padrões do nosso mercado, claro),
e vem com equipamentos que até então não havia em modelos populares, mas que a
partir de 2014 serão obrigatórios.
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Chevrolet Onix |
A primeira impressão do Onix é que se trata de um carro mais
encorpado, como um micro SUV, mas é um hatchback. Pela estética, era de se
esperar um interior caprichado, mas ai o custo ficaria elevado. Assim a marca
decidiu encher o modelo de plástico duro e feio, mas como o que importa para
brasileiro é aparência externa, fica ai a dica de onde o carro pode melhorar. O
Onix chega em novembro às concessionárias, com motores de 1.0l e 1.4l que a GM
disse ter retrabalhado e chamou de SPE/4.
Outra marca que trouxe boas novidades foi a Peugeot, ao anunciar
o lançamento do compacto 208, que chega às concessionárias em abril de 2013.
Tal como a GM, a Peugeot aprendeu com os erros do passado, e ao invés de fazer
um facelift do modelo anterior (como ocorreu quando lançou o 207 brasileiro,
que é uma mistura do antigo 206 com 207 europeu) decidiu que é hora de os
brasileiros terem um carro com concepção moderna, alinhado ao que há na França.
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Peugeot 208 |
Outra novidade do 208 é que ele marca a volta da Peugeot ao
segmento de motores 1.0l. Porém, de forma mais moderna com um tri-cilindros que
desenvolve em torno de 80cv de potência. Ainda sem preço definido (por conta do
vai e vem do IPI, que hora tem desconto, ora não têm), o Peugeot 208 vai ser
concorrente forte do Hyundai HB20, pois trará design e acabamento interno de
bom nível e bom gosto.
Fiat
A grande sensação da Fiat é o 500 Cabrio, primeiro conversível
da marca no Brasil. Com motor 1.4 MultiAir 16 válvulas de 105 cv de potência a
6.250 rpm e torque máximo de 13,6 kgfm a 3.850 rpm, vem com câmbio automático
de seis marchas, ABS + EBD, airbag duplo, sidebag, ar-condicionado manual,
piloto automático, direção elétrica Dual Drive, auto rádio CD MP3, ESP + ASR e
Hill Holder, função Sport, entre outros itens.
Além disso, faz o pré-lançamento das séries especiais Sublime,
para os sedans Grand Siena e Linea, e Interlagos, para Palio e Uno. Os sedans receberão
itens de acabamento exclusivos, remetendo os modelos a um estágio superior
quanto ao requinte e sofisticação.
Já a Série Especial Interlagos tem previsão de venda a partir do
final de novembro. Ambos os modelos receberão a nova cor Amarelo Interlagos e
contarão com itens que acentuarão ainda mais esportividade desses modelos.
Volkswagen
O lançamento da marca alemã é o Gol 2 portas. Sem grandes
novidades em relação ao que já existe no mercado, o Gol 2 portas chega ainda
este mês, com motor 1.0l (76 /72 cv (e/g) a 5.250 rpm e torque de 10,6/9,7 kgfm
(e/g) a 3.850 rpm), e 1.6l (104/101 cv (e/g) a 5.250 rpm e torque de 15,6/15,4
kgfm (e/g) a 2.500 rpm).
Segundo a Volkswagen, o motor TEC 1.0l conta com nova ECU, com micro
controlador de 32 bits e 2 Mbytes de memória. O software foi desenvolvido para
otimizar a performance do motor em baixas rotações e, na versão com o pacote
BlueMotion Technology, o novo software ainda permite a indicação digital de
troca de marchas.
A montadora diz também que há um novo coletor de admissão, projetado
para atuar em conjunto com um novo perfil do comando de válvulas, com o
objetivo de aumentar o fluxo de ar admitido pelos cilindros em baixas
rotações.
Foram feitos melhorias em relação à redução de atrito das peças
móveis, com novos pistões que contam com superfícies de carbono nas saias, acionamento
de válvulas e retentores também modificados para redução de atrito, molas das
válvulas com redução na constante elástica e menor massa, e para completar,
novos retentores de válvulas, do eixo comando e da flange traseira do
virabrequim.
Ford
O destaque pé no chão da Ford foi o facelift do New Fiesta
sedan, mostrado mundialmente pela primeira vez no Salão de São Paulo. O carro
que é importado do México será produzido na planta de São Bernardo do Campo e
deve estrear em 2013. A grade dianteira ganhou corpo em formato trapezoidal e o
capô com vincos proeminentes são elementos que marcam o visual. No estande,
mostra também o novo Fusion que chega em janeiro, com motor EcoBoost, 2.0l de
injeção direta e turbo, que rende 250 cv de potência.
Renault
O destaque popular da Renault foi o Clio que ganhou mais um
facelift, apesar de na Europa estar uma geração adianta da nossa, que parou no
tempo já faz alguns anos. A frente do carro ganhou novos faróis, para-choques,
capô e entradas de ar. Na traseira, foi incorporado um aerofólio com
brake-light e as lanternas têm luzes com nova disposição. A tampa do
porta-malas ganhou dois vincos horizontais. O quadro de instrumentos é novo,
com marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de
arrefecimento digitais, além do computador de bordo.
Sandero Privilège e Stepway e o Logan Expression 1.6 passam a
trazer, como opcional, o sistema Media Nav, o mesmo disponível na série
limitada Duster Tech Road. Com tela touch screen de 7 polegadas integrada ao
painel, o sistema oferece as funções de rádio, Bluetooth e GPS, com menus de
fácil identificação e configuração.
Outra novidade é o Fluence GT, com motor turbo 2.0l 16V de 180
cv de potência e torque máximo de 30,6 kgfm a 2.250 rpm, sendo que quase 80% da
força já está disponível a partir de 1.500 rpm. Segundo a Renault, vai de 0 a
100 km/h em 8,0 segundos e atinge velocidade máxima de 220 km/h.
Chinesas
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JAC J2 |
A JAC anunciou que vai montar fábrica em Camaçari, na Bahia,
para produzir os veículos que hoje traz da China, para não sofrer com o acréscimo
de 30 pontos percentuais do IPI, e manter o produto competitivo. No salão, três
novidades: o J2, o J3 Sport e o caminhão leve T140. O primeiro é um subcompacto
de 3,5 metros de comprimento e 915 kg equipado com motor 1.4 16V VVT de 108 cv,
que segundo a JAC faz 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e atinge 187 km/h.
O J3 Sport agora tem motor flex de segunda geração que dispensa
o uso de tanquinho, desenvolvido em parceria com a Delphi. Modelo traz motor
1.5 de 125 cv (gasolina) ou 127 cv (etanol), configurando-se na versão
“esportiva” da família. Seu lançamento comercial ocorrerá em dezembro.
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Chery Celer |
Já o JAC T140 é um VUC´s equipado com motor diesel Cummins de 140
cv. Utiliza tecnologia EGR, tem capacidade para 1.570 kg de carga útil, com
peso bruto total de 3.490 kg, e chassi versátil para instalação de implemento
de metal, madeira, baú de alumínio ou câmara frigorífica.
A Chery anunciou que a fábrica em Jacareí fica pronta no ano que
vem e apresentou o primeiro modelo a ser produzido, o Chery Celer, um compacto
nas silhuetas sedan e hatch, com motor flex 1.5l de 116/111 cv (e/g) e torque
de 14 kgfm a 3.000rpm, equipado com airbag duplo frontal, freios com ABS, ar
condicionado, travas e vidros elétricos e sistema de som.
A Districar, que em 2013 inicia a distribuição das marcas chinesas
Changan e Haima no Brasil, e já comercializa a sul-coreana SsangYong, anunciou
intenção de montar fábrica no País, em Linhares (ES), para produzir os veículos
das três marcas.
Da Changan, serão três utilitários: Picape Star CS, Star Family
e Star Utility, com lançamentos previstos para janeiro de 2013, e quatro veículos
de passeio Mini Benni, Alsvin, CX20 e C201 com vendas programadas também para o
próximo ano. O destaque é o Mini Benni, um subcompacto com motor 1.0l de 69 cv
que deve custar algo em torno de R$ 24.900.
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Changan Mini Benni |
Da Haima virão três modelos de automóveis que começam a ser
vendidos em novembro: o
compacto Haima 2 GLS, o
médio Haima 3 GLS (sedan) e o utilitário esportivo Haima 7, top de linha da
montadora.
Coreanas e japonesas
A coreana Hyundai se apoiou no recém-lançado HB20 e mostrou o
HB20x, versão cross do HB20 que deve ser lançado em março. Já a Kia esbanjou
tecnologia e apresentou o Quorus, um sportback de luxo que chega para competir
de igual a BMW Série 5 e Audi A5, porém com preço mais competitivo.
Já a Honda trará em 2015 a marca Acura para o Brasil, o que
significa mais carros de luxo nas ruas brasileiras. Também apresentou o novo Civic
2.0l flex sem tanquinho que chega em fevereiro de 2013, além do CR-V também sem
tanquinho, que chega em março.
Tal como a Hyundai, a Toyota se apoiou no recém-lançado Etios
como base da participação no salão, e confirmou as vendas do híbrido Prius, a
partir de janeiro, por modestos R$ 120 mil.