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Farol Alto

A importância Brasil

quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Boletim 34/2012 – 31 de outubro

Alexandre Akashi

A Mercedes-Benz SLS GT3 45th Anniversary

Antes de começar o boletim desta semana, quero lembrar que até o final da tarde de hoje ocorre a promoção do Reparador no Salão, em que sortearemos um par de ingressos para o Salão do Automóvel, válido para esta sexta-feira, dia 2. Acesse a fan page do Reparador OnLine no Facebook, curta e compartilhe o post da promoção e concorra! Você pode aumente suas chances de ganhar marcando como comentário um amigo que também gostaria de participar da promoção. O sorteio ocorre logo mais, às 16h.

Mas vamos ao que interessa. Apesar de esta edição do Salão do Automóvel ter ficado desfalcada por alguns superesportivos mais populares, como Ferrari, Lamborghini, Maresati, Bugatti entre outros, as montadoras que participaram do evento mostraram esmero ao apresentar para o consumidor algumas máquinas exclusivas.
Interior da SLS GT3: nada de luxo

Se por um lado os importadores oficiais de algumas marcas decidiram que não havia sentido investir em evento que raramente traz retorno em vendas, ainda mais agora que o importado ficou mais caro por causa do aumento do IPI, por outro este foi um salão de avant-première, uma vez que o Brasil já ocupa a quarta posição no ranking dos mercados automotivos mundiais.

Então, é assim. Se lá fora as vendas estão estagnadas, vamos mostrar as novidades no Brasil. A primeira a impressionar foi a Mercedes-Benz, que durante semanas divulgou a versão exclusiva da SLS GT3 45th Anniversary, e decidiu que o modelo seria visto pelo público pela primeira vez no Brasil. Dito e feito. O carro, que na verdade é uma versão de corrida especialmente preparado para as pistas, terá apenas 5 unidades produzidas. A que está no Salão, já tem dono e não vai sair do País. Além do superesportivo, a marca apresentou a nova Classe B, monovolume que chega oficialmente, com motor 1.6l turbo de 156 cv e 250 Nm de torque, e cambio automático de 7 velocidades.

O Volkswagen Tigun
Outra marca a apresentar uma novidade global foi a Volkswagen, que apesar de ter derrapado ao não lançar o up! (somente trouxe uma versão conceito, batizada de GT up), mostrou o Taigun, que será um SUV compacto, e deverá ser fabricado e comercializado no Brasil com data de estreia prevista para 2014. O protótipo exposto no estande conta com motor três-cilindros 1.0l TSI que rende até 110cv e consumo aproximado de 22,2 km/l de gasolina.

A Ford também fez estria mundial da reestilização do New Fiesta Sedan, que agora conta com grade dianteira em formato trapezoidal, novos faróis e capô com linhas esculpidas, além de nova tampa do porta-malas e lanternas de grande efeito visual. Lembrou um carro da década de 1990, o Ford Taurus, mas acredito que semelhanças são meras coincidências.

Além do New Fiesta Sedan, a marca aproveita o salão para mostrar ao consumidor o novo Fusion, que a partir do ano que vem perde o motor V6 para um 2.0l quatro-cilindros de injeção direta e turbo que rende 250 cv. O novo motor Ecoboost é menor, mais potente e econômico, e promete agradar a gregos e troianos. Tomara que não tarde a trazer toda gama de Ecoboost para o Brasil, e deixe finalmente de produzir o antigo Rocam, em Taubaté.

Carros dos sonhos
Audi R8 GT Spyder
As demais marcas trouxeram alguns carros dos sonhos, sendo que a mais legal para o público foi sem dúvidas a Audi, que proporciona o test drive dos modelos R8 GT Spyder, S5, R8 Spyder e TTS. O R8 GT Spyder é uma série limitada. Serão produzidos apenas 333 carros, sendo que dois vem para o Brasil, por R$ 1,2 milhão. Conta com motor V10 de 560 cv e câmbio R tronic de 6 velocidades.

O destaque da Dodge foi o superesportivo SRT Viper GTS, o mais cobiçado dos Dodges. Com motor aspirado de alumínio feito à mão V10 de 8,4 litros, despeja 648 cv de potência e nada menos do que 82,9 mkgf de torque nas duas rodas traseiras. O importador oficial não tem planos de trazer o modelo para o Brasil, infelizmente.

Quem também chegou com impacto foi a Lexus, marca de luxo da Toyota, que apresentou o LFA, modelo que terá fabricação limitada a 500 unidades, conta com motor V10 de 560 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge velocidade máxima de 325 km/h. 

KS lança bronzinas Sputter na reposição

terça-feira, 30 de outubro de 2012


A MS Motor Service Brazil, unidade do Grupo KSPG AG que comercializa os produtos KS no mercado de reposição nacional, lançou uma gama de bronzinas Sputter especialmente resistentes às extremas condições de trabalho dos modernos motores movidos a diesel.

As bronzinas Sputter estão disponíveis para os motores Mercedes-Benz OM 611 LA, OM 612 LA, OM 457 LA, OM 904 LA e OM 906 LA, nas versões standard e sobre medidas.

Em sua fábrica de bronzinas na Alemanha, a KS Gleitlager já produziu mais de 110 milhões de unidades da bronzina Sputter, sendo fornecedora de equipamento original (OEM) e do mercado mundial de reposição para todos os fabricantes de automóveis e de motores.

A Sputter utiliza novos processos de revestimento, que permitem ganho de 50% na robustez da bronzina e uma resistência ao desgaste muito maior – sem alteração das dimensões e do material usado.

A superfície especial da bronzina Sputter é criada pelo processo de separação física das fases gasosas e decorre em alto vácuo. Assim, os átomos, que são projetados do material de revestimento (mediante íons acelerados de gás de argônio) se depositam na camada de deslizamento da bronzina.

O tratamento de cada bronzina com o processo Sputter gasta de sete a dez horas - dependendo da espessura da camada deslizante e também em função da complexa limpeza prévia - o que não ocorre na fabricação da bronzina convencional de três materiais.

Check-up gratuito funciona em horário estendido antes do feriado de Finados

O Check-up Gratuito Carro 100% vai funcionar excepcionalmente amanhã (quarta-feira, 31), das 9h às 18h, no Auto Shopping Cidade (Marginal Pinheiros, depois da ponte do Morumbi sentido Interlagos). Assim, esta é uma boa oportunidade para o motorista que vai viajar no feriado de Finados avaliar as condições de segurança do veículo, antes de cair na estrada. O serviço é gratuito e checa as condições dos freios, suspensão e faróis. O objetivo do horário estendido é atender um número maior de veículos antes do feriado.

A manutenção preventiva, além de mais barata, é a melhor forma de manter o veículo em boas condições de uso e também ajuda a evitar acidentes. O Brasil não possui uma estatística que apure as causas dos acidentes de trânsitos. Um estudo inédito realizado pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, aponta que a falta de manutenção é responsável por 30% dos 3  mil acidentes analisados por peritos. O estudo de 2002 adotou o mesmo método realizado em outros países que considera: o motorista, a via e as condições do veículo.

Concorra a um par de ingressos para o Salão do Automóvel

O Blog Reparador OnLine sorteia amanhã um par de ingressos para o Salão do Automóvel!
Para participar basta curtir e compartilhar a fan page do blog no Facebook.

Participe! 

O feriado está chegando e você não sabe o que vai fazer? Quer uma dica legal? Que tal ir passear no Salão do Automóvel?

Participe da Promoção Reparado no Salão e concorra a um par de ingressos válido para sexta-feira, 2 de novembro!

Curta e compartilhe esse post e concorra! Aumente suas chances de ganhar marcando como comentário um amigo que você acha que também gostaria de participar da promoção.

Leia regulamento completo em http://tinyurl.com/8pyosxn

Citroën mais ecológico



O novo Citroën C3 chega ao mercado com medalhões das portas em Ecofibra Automotive, produto que segundo a fabricante, Artecola, é feito com polímeros e fibra de madeira, reciclável até mesmo no final da vida útil do veículo.

Com esse produto, o Citroën C3 um automóvel com 33 quilos de “material verde”, do total médio de 150 quilos de plásticos utilizados no veículo, e apenas dois abaixo do C3 produzido na Europa.

Além da vantagem em sustentabilidade, o produto da Artecola tem outras características importantes, como menor peso, tempo reduzido para a moldagem das peças, redução do nível de ruído interno e acabamento com melhor aspecto visual.

Além do Ecofibra Automotive com farinha de madeira, a Artecola também produz materiais de revestimento com outras fibras naturais e a mais recente é a de cana-de-açúcar, já em aplicação em alguns veículos brasileiros. Atualmente, o Ecofibra Automotive é fornecido para a produção de medalhões e painéis de portas, revestimento de teto, assoalho, caixas de roda, porta-malas, encosto de bancos, porta-pacotes e outras peças dos veículos.

Freio para Chevrolet Cobalt, Spin e Sonic



Já está disponível no mercado de reposição pastilhas de freios com a marca Cobreq para os veículos Chevrolet Cobalt 1.4l e 1.8l com ABS, Sonic 1.6l e Spin 1.8l. A TMD já detém 100% do fornecimento das pastilhas sem ABS utilizadas na linha de montagem do Cobalt 1.4l, desde o seu lançamento em novembro de 2011.

Destaque-se que as pastilhas de freio fornecidas para estes modelos Chevrolet e produzidas na fábrica da TMD Friction em Indaiatuba (SP), possuem exatamente as mesmas características técnicas das fabricadas para as linhas de montagem da General Motors do Brasil.

Sistema de freios já conta com lubrificante cerâmico

sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Lubrificante cerâmico para sistemas de freios é um produto de base sintética que cria uma película entre as partes móveis e, segundo a Bendix, empresa que acaba de lançar o produto no mercado de reposição, impede a deposição de impurezas, propicia funcionamento mais suave às operações, amplia a eficiência em frenagens e protege todo o sistema contra a contaminação e a corrosão.

O produto já está disponível em lojas e na rede de serviços do mercado de reposição do Brasil e de toda a América do Sul em frascos de 255 gramas, com aplicador. De acordo com o gerente de vendas da Bendix para a América Latina, Marcelo Ferreira, o produto proporciona lubrificação mesmo em temperaturas extremas, entre -56°C e 1.648°C. Também salienta que a formulação do produto protege o sistema da ação da água, sal e partículas, o que amplia a sua durabilidade.

Velas de motocicletas também merecem atenção


A fabricante de velas automotivas NGK orienta realizar verificação nas velas das motocicletas a cada 3.000 km. Isso porque o componente trabalha em condição severa de uso, de acordo com a NGK. A fabricante explica ainda que os motores são mais compactos fazendo com que as velas de ignição tenham dimensões reduzidas e grau térmico diferente, ou seja, a vela utilizada em motocicletas é “mais fria”. A rotação do motor destes veículos gira normalmente acima de 6 mil RPM e, na maioria das vezes, em rotações acima das utilizadas em automóveis.

A NGK recomenda que antes da aplicação da vela, o reparador consulte o catálogo de aplicação da NGK ou o Manual do fabricante já que as velas de ignição possuem características técnicas diferentes e são desenvolvidas especificamente para cada tipo de motor. A tabela de aplicação NGK pode ser baixada no site www.ngkntk.com.br ou solicitada no SAC 0800 197112.

Moto flex
O sistema bicombustível foi aprimorado mais recentemente para motocicletas, mas, assim como nos automóveis, traz a preocupação com a utilização em baixas temperaturas, principalmente por este tipo de veículo não possuir sistema de partida a frio, a NGK reforça a necessidade de velas de ignição em bom estado.

“Como a amperagem das baterias de motocicletas normalmente é menor, a insistência para ligar o veículo pode esgotar a bateria. Outro problema é um possível encharcamento da vela com combustível. Velas em bom estado podem evitar vários problemas como dificuldade na partida do veículo, alto consumo de combustível, irregularidades no funcionamento, falhas durante retomadas e aumento dos níveis de emissões de poluentes.”, esclarece Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK.

Sabó tem novos catálogos


A fabricante de juntas e retentores Sabó acaba de lançar no mercado de reposição quatro novos catálogos, que abrangem todas as linhas de atuação da empresa: leve e utilitários, pesada e utilitários/ agrícola, técnico e moto. Dentre os mais de 3.000 itens oferecidos pela empresa, estão Juntas, Retentores e Sabó Total.

Para facilitar a consulta dos reparadores, os catálogos possuem uma “busca rápida” no início e mais detalhada por foto, número Sabó, descrição, aplicação e número de referência no decorrer da publicação.

A partir do próximo mês também estarão disponíveis para download no www.sabogroup.com.br, no link “aftermarket” e “catálogos”.

Para solicitar o seu, gratuitamente, é só entrar em contato com a Central de Relacionamento SABÓ através do 0800 77 12155.

Os destaques do Salão pé no chão

quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Boletim 33/2012 – 24 de outubro

Alexandre Akashi

Tal como prometido, dedico este boletim para relatar minhas impressões do Salão do Automóvel de São Paulo 2012. A maior mudança desta 27ª edição para as anteriores é que não há tantos carros extravagantes como as Ferrari, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Koenigsegg, entre outros, como ocorreu em 2010, mas sim muitos lançamentos que logo estarão nas concessionárias de todo País. É, assim, um evento mais ‘pé no chão’.

Mas não será pela falta destas marcas que o salão ficou menos interessante. Muito pelo contrário. Os veículos premium foram bem representados por Aston Martin, Audi, BMW, Mini, Mercedes-Benz, Porsche, Chrysler, Dodge, Jeep, Ram, Jaguar, Land Rover, Volvo, Lexus e Subaru, com destaque maior para a Audi que vai oferecer teste drive dos modelos R8 GT Spyder, superesportivo conversível da marca que custa R$ 1,2 milhão.

Mas, voltando à realidade possível da grande maioria, o grande destaque ente os lançamentos é o Chevrolet Onix, com certeza. Isso porque depois de derrapar feio com Agile e Cobalt, a GM acertou o design do Onix, colocou air bags duplos frontais, freios ABS e direção hidráulica em todas as versões, inclusive na mais barata, e posicionou o carro em R$ 29.990. Vai vender muito, pois é bonito e barato (para os padrões do nosso mercado, claro), e vem com equipamentos que até então não havia em modelos populares, mas que a partir de 2014 serão obrigatórios.

Chevrolet Onix
A primeira impressão do Onix é que se trata de um carro mais encorpado, como um micro SUV, mas é um hatchback. Pela estética, era de se esperar um interior caprichado, mas ai o custo ficaria elevado. Assim a marca decidiu encher o modelo de plástico duro e feio, mas como o que importa para brasileiro é aparência externa, fica ai a dica de onde o carro pode melhorar. O Onix chega em novembro às concessionárias, com motores de 1.0l e 1.4l que a GM disse ter retrabalhado e chamou de SPE/4.

Outra marca que trouxe boas novidades foi a Peugeot, ao anunciar o lançamento do compacto 208, que chega às concessionárias em abril de 2013. Tal como a GM, a Peugeot aprendeu com os erros do passado, e ao invés de fazer um facelift do modelo anterior (como ocorreu quando lançou o 207 brasileiro, que é uma mistura do antigo 206 com 207 europeu) decidiu que é hora de os brasileiros terem um carro com concepção moderna, alinhado ao que há na França.

Peugeot 208
 Outra novidade do 208 é que ele marca a volta da Peugeot ao segmento de motores 1.0l. Porém, de forma mais moderna com um tri-cilindros que desenvolve em torno de 80cv de potência. Ainda sem preço definido (por conta do vai e vem do IPI, que hora tem desconto, ora não têm), o Peugeot 208 vai ser concorrente forte do Hyundai HB20, pois trará design e acabamento interno de bom nível e bom gosto.

Fiat
A grande sensação da Fiat é o 500 Cabrio, primeiro conversível da marca no Brasil. Com motor 1.4 MultiAir 16 válvulas de 105 cv de potência a 6.250 rpm e torque máximo de 13,6 kgfm a 3.850 rpm, vem com câmbio automático de seis marchas, ABS + EBD, airbag duplo, sidebag, ar-condicionado manual, piloto automático, direção elétrica Dual Drive, auto rádio CD MP3, ESP + ASR e Hill Holder, função Sport, entre outros itens.

Além disso, faz o pré-lançamento das séries especiais Sublime, para os sedans Grand Siena e Linea, e Interlagos, para Palio e Uno. Os sedans receberão itens de acabamento exclusivos, remetendo os modelos a um estágio superior quanto ao requinte e sofisticação.

Já a Série Especial Interlagos tem previsão de venda a partir do final de novembro. Ambos os modelos receberão a nova cor Amarelo Interlagos e contarão com itens que acentuarão ainda mais esportividade desses modelos.

Volkswagen
O lançamento da marca alemã é o Gol 2 portas. Sem grandes novidades em relação ao que já existe no mercado, o Gol 2 portas chega ainda este mês, com motor 1.0l (76 /72 cv (e/g) a 5.250 rpm e torque de 10,6/9,7 kgfm (e/g) a 3.850 rpm), e 1.6l (104/101 cv (e/g) a 5.250 rpm e torque de 15,6/15,4 kgfm (e/g) a 2.500 rpm).

Segundo a Volkswagen, o motor TEC 1.0l conta com nova ECU, com micro controlador de 32 bits e 2 Mbytes de memória. O software foi desenvolvido para otimizar a performance do motor em baixas rotações e, na versão com o pacote BlueMotion Technology, o novo software ainda permite a indicação digital de troca de marchas.

A montadora diz também que há um novo coletor de admissão, projetado para atuar em conjunto com um novo perfil do comando de válvulas, com o objetivo de aumentar o fluxo de ar admitido pelos cilindros em baixas rotações. 

Foram feitos melhorias em relação à redução de atrito das peças móveis, com novos pistões que contam com superfícies de carbono nas saias, acionamento de válvulas e retentores também modificados para redução de atrito, molas das válvulas com redução na constante elástica e menor massa, e para completar, novos retentores de válvulas, do eixo comando e da flange traseira do virabrequim.

Ford
O destaque pé no chão da Ford foi o facelift do New Fiesta sedan, mostrado mundialmente pela primeira vez no Salão de São Paulo. O carro que é importado do México será produzido na planta de São Bernardo do Campo e deve estrear em 2013. A grade dianteira ganhou corpo em formato trapezoidal e o capô com vincos proeminentes são elementos que marcam o visual. No estande, mostra também o novo Fusion que chega em janeiro, com motor EcoBoost, 2.0l de injeção direta e turbo, que rende 250 cv de potência.

Renault
O destaque popular da Renault foi o Clio que ganhou mais um facelift, apesar de na Europa estar uma geração adianta da nossa, que parou no tempo já faz alguns anos. A frente do carro ganhou novos faróis, para-choques, capô e entradas de ar. Na traseira, foi incorporado um aerofólio com brake-light e as lanternas têm luzes com nova disposição. A tampa do porta-malas ganhou dois vincos horizontais. O quadro de instrumentos é novo, com marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento digitais, além do computador de bordo.

Sandero Privilège e Stepway e o Logan Expression 1.6 passam a trazer, como opcional, o sistema Media Nav, o mesmo disponível na série limitada Duster Tech Road. Com tela touch screen de 7 polegadas integrada ao painel, o sistema oferece as funções de rádio, Bluetooth e GPS, com menus de fácil identificação e configuração.

Outra novidade é o Fluence GT, com motor turbo 2.0l 16V de 180 cv de potência e torque máximo de 30,6 kgfm a 2.250 rpm, sendo que quase 80% da força já está disponível a partir de 1.500 rpm. Segundo a Renault, vai de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos e atinge velocidade máxima de 220 km/h.

Chinesas
JAC J2
A JAC anunciou que vai montar fábrica em Camaçari, na Bahia, para produzir os veículos que hoje traz da China, para não sofrer com o acréscimo de 30 pontos percentuais do IPI, e manter o produto competitivo. No salão, três novidades: o J2, o J3 Sport e o caminhão leve T140. O primeiro é um subcompacto de 3,5 metros de comprimento e 915 kg equipado com motor 1.4 16V VVT de 108 cv, que segundo a JAC faz 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e atinge 187 km/h.

O J3 Sport agora tem motor flex de segunda geração que dispensa o uso de tanquinho, desenvolvido em parceria com a Delphi. Modelo traz motor 1.5 de 125 cv (gasolina) ou 127 cv (etanol), configurando-se na versão “esportiva” da família. Seu lançamento comercial ocorrerá em dezembro.

Chery Celer
Já o JAC T140 é um VUC´s equipado com motor diesel Cummins de 140 cv. Utiliza tecnologia EGR, tem capacidade para 1.570 kg de carga útil, com peso bruto total de 3.490 kg, e chassi versátil para instalação de implemento de metal, madeira, baú de alumínio ou câmara frigorífica.

A Chery anunciou que a fábrica em Jacareí fica pronta no ano que vem e apresentou o primeiro modelo a ser produzido, o Chery Celer, um compacto nas silhuetas sedan e hatch, com motor flex 1.5l de 116/111 cv (e/g) e torque de 14 kgfm a 3.000rpm, equipado com airbag duplo frontal, freios com ABS, ar condicionado, travas e vidros elétricos e sistema de som.

A Districar, que em 2013 inicia a distribuição das marcas chinesas Changan e Haima no Brasil, e já comercializa a sul-coreana SsangYong, anunciou intenção de montar fábrica no País, em Linhares (ES), para produzir os veículos das três marcas.

Da Changan, serão três utilitários: Picape Star CS, Star Family e Star Utility, com lançamentos previstos para janeiro de 2013, e quatro veículos de passeio Mini Benni, Alsvin, CX20 e C201 com vendas programadas também para o próximo ano. O destaque é o Mini Benni, um subcompacto com motor 1.0l de 69 cv que deve custar algo em torno de R$ 24.900.
Changan Mini Benni

Da Haima virão três modelos de automóveis que começam a ser vendidos em novembro: o
compacto Haima 2  GLS, o médio Haima 3 GLS (sedan) e o utilitário esportivo Haima 7, top de linha da montadora.

Coreanas e japonesas
A coreana Hyundai se apoiou no recém-lançado HB20 e mostrou o HB20x, versão cross do HB20 que deve ser lançado em março. Já a Kia esbanjou tecnologia e apresentou o Quorus, um sportback de luxo que chega para competir de igual a BMW Série 5 e Audi A5, porém com preço mais competitivo.

Já a Honda trará em 2015 a marca Acura para o Brasil, o que significa mais carros de luxo nas ruas brasileiras. Também apresentou o novo Civic 2.0l flex sem tanquinho que chega em fevereiro de 2013, além do CR-V também sem tanquinho, que chega em março.

Tal como a Hyundai, a Toyota se apoiou no recém-lançado Etios como base da participação no salão, e confirmou as vendas do híbrido Prius, a partir de janeiro, por modestos R$ 120 mil.

Osram lança nova lâmpada

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Osram Silverstar 2.0 oferece até 20m mais de projeção de luz 

A fabricante de lâmpadas Osram acaba de lançar no mercado brasileiro a lâmpada automotiva Silverstar 2.0, nas versões H1, H4, H7 e H11. De acordo com a empresa, o produto possui tecnologia que permite até 20m a mais de projeção de luz na estrada, aumentando a visibilidade e o poder de reação frente aos obstáculos, principalmente durante períodos noturnos.  Além disso, sua potência é de 55W ou 60W, e está de acordo com as normas que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2013, proibindo o uso de dispositivos de 100W.

Com o melhor da tecnologia para automóveis, a lâmpada Silverstar 2.0 tem uma emissão de luz 60% maior quando comparada à tradicional Standart e dura o dobro do tempo, sem exigir a instalação do relé. Desta forma, é considerada a opção ideal na relação custo/benefício, bem como em questões relacionadas ao conforto e segurança.

Marcopolo comemora produção de 350 mil ônibus

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Funcionários da empresa celebram a produção do ônibus nº 350 mil (foto: Júlio Soares)


Em comemoração à produção do ônibus número 350 mil, a Marcopolo montou um veículo rodoviário Paradiso 1800 Double Decker de sétima geração com pintura exclusiva e alusiva ao marco, com padrão de conforto e comodidades comparáveis às da primeira classe de voos internacionais para proporcionar viagens ainda mais agradáveis e prazerosas.

De acordo com José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, a marca atingida pela Marcopolo demonstra a trajetória de sucesso que a empresa percorreu nestes seus 63 anos de atividades, sempre com foco em inovação e novas tecnologias e processos. A escolha pelo Paradiso 1800 Double Decker se deu em razão de o modelo ser o mais sofisticado produzido pela empresa e pela liderança que a marca tem há muitos anos no segmento rodoviário brasileiro.

“O sucesso da família Paradiso da Geração 7 tem colaborado muito para o aumento de produção da empresa. Em menos de três anos já foram produzidas mais de 10 mil unidades dos modelos G7, o que comprova suas características superiores em relação aos demais modelos do mercado”, enfatiza José Rubens de la Rosa.

Hoje, a Marcopolo possui fábricas em nove países além do Brasil (África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia, Egito, Índia, México e Rússia) e conta com cerca de 22 mil colaboradores. No Brasil são três unidades que produzem mais de 20 mil ônibus por ano, localizadas em Caxias do Sul (duas) e Rio de Janeiro.

Sofisticação e conforto
Com configuração sofisticada, o Paradiso 1800 DD recebeu, além da pintura comemorativa, decoração exclusiva para oferecer o mais elevado padrão disponível no mercado nacional e internacional. O veículo tem capacidade para transportar 44 passageiros no piso superior, em poltronas semileito, e nove no piso inferior, em poltronas leito.

Concebidas com base na pesquisa realizada com os usuários, as poltronas apresentam inovações exclusivas, como a utilização de espumas especiais (viscoelástico) na região da cabeça e do pescoço, novos apoios de pernas e pés, além de apoios de braço mais largos e macios.

O modelo possui chassi Scania K440 8X2 com motor traseiro e conta com suspensão pneumática, geladeira, mesa de jogos – no piso inferior - sistema de áudio e vídeo com aparelho de DVD, dois monitores de LCD com 23 polegadas e rádio CD com entrada para MP3. Saídas individuais do sistema de ar-condicionado, plug para fone de ouvidos e controle de volume do som no console da poltrona são outros diferenciais. A iluminação do salão de passageiros utiliza LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de conforto visual e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com amplificadores de áudio individuais e integrados.

Monroe lança campanha de vendas


Essa é exclusiva para quem está na região de Campinas. A Monroe lançou no último dia 15 a campanha leve 4 e pague 3, para quem comprar o jogo completo de amortecedores (dois dianteiros e dois traseiros). A ação promocional dura 30 dias e ocorre em todos os revendedores credenciados ao Monroe Club e, também, no serviço de vallet de estabelecimentos de Campinas.

Na compra de quatro amortecedores de qualquer linha ou modelo para instalação em um mesmo veículo, o motorista receberá um produto como cortesia do fabricante. Para ter o benefício do produto gratuito, o consumidor terá que apresentar um cupom específico da promoção preenchido com o nome ou razão social, CPF ou CNPJ, dados do veículo e e-mail. Estes cupons estarão disponíveis para consumidores que utilizarem os serviços dos estacionamentos conveniados com a Monroe (confira relação completa mais abaixo).

A promoção será valida de 15 de outubro a 14 de novembro de 2012 ou enquanto durarem os estoques. Para mais informações sobre a promoção ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente da Monroe: 0800 7711321 (ligação gratuita)

Estacionamentos participantes:

Campinas Flat Service
Rua Barreto Leme-244 Centro;

CEMAG
Rua Regente Feijó, 1394 – Centro

Flat L’Hirondelle
Rua Onze de Agosto, 411 – Centro;

Rodoviária
Av. Andrade Neves, 767 – Centro;

Toulouse
Rua Dr. Emílio Ribas, 188 – Cambuí;

Torre do Castelo
Rua Francisco Otaviano, 60 – Jd. Chapadão;

Clínica Diagmed
Av. Brasil, 884 – Jd. Brasil;

Sleep Inn
Av. Carlos Grimaldi, 1653 – Jd Conceição;

Sport Galeria
Av. José B. C. Nogueira, 214 – Jd. Madalena.

Redes de oficinas credenciadas participantes

Campneus – Amoreiras
Endereço: avenida das Amoreiras 3.536 – Jardim do Lago
Telefone: (19) 3228-9622

Campneus – Cambui
Endereço: Avenida José de Souza Campos 1.133 – Cambui
Telefone: (19) 3253-2838

Campneus – Barão de Itapura
Endereço: Avenida Barão de Itapura 797 – Botafogo
Telefone: (19) 3733-4632

Campneus – Carolina Florence
Endereço: Rua Carolina Florence 1.498 – Jardim Guanabara
Telefone: (19) 3743-6502

Campneus – Moraes Sales
Endereço: Avenida Dr. Moraes Sales 1.464 – Centro
Telefone: (19) 3251-9800

Emílio Centro Automotivo
Endereço: Rua Boaventura do Amaral 495 – Centro
Telefone: (19) 3231-9111

Impacto Pneus
Endereço: Avenida Domicio Pacheco e Silva 1.449 – Jardim Londres
Telefone: (19) 3229-5100

Joelescap
Endereço: Rua Lauro Vanucci 61 – Jardim Santa Cândida
Telefone: (19) 3256-3985

Pneus Ideal – Vila Marieta
Endereço: Avenida Engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza 576 – Vila Marieta
Telefone: (19) 3252-5269

Pneus Ideal - Taquaral
Endereço: Avenida Nossa Senhora de Fátima 1.011 - Taquaral
Telefone: (19) 3252-5269

Pneuscap
Endereço: Avenida Julio Prestes 251 - Taquaral
Telefone: (19) 3254-6445

Race Pneus – Vila São Jorge
Endereço: Avenida Marechal Carmona 411 – Vila São Jorge
Telefone: (19) 3231-8282

Race Pneus – Jardim Novo Campos Elísios
Endereço: Rua Cosmópolis 270 – Jardim Novo Campos Elísios
Telefone: (19) 3291-9166

Recapex – Centro
Endereço: Rodovia Anhanguera Km 105
Telefone: (19) 3782-6000

Recapex – Jardim Nova Aparecida
Endereço: Avenida Benjamin Contant 509
Telefone: (19) 3733-4270

Recapex – Vila Industrial
Endereço: Avenida São Jorge 194 – Vila Industrial
(19) 3772-9020

Tubarão Auto Center
Endereço: Avenida Romeu Tortima 37 – Barão Geraldo
Telefone: (19) 3722-2418

Wurth comemora 40 anos no Brasil com investimento de mais de R$ 50 milhões


A Wurth do Brasil comemora 40 anos no país com investimentos em três grandes projetos de expansão: ampliação dos Centros de Distribuição, da rede de lojas próprias e da fábrica de produtos químicos. A empresa, que iniciou sua operação no país em 1972, é originária do grupo alemão de mesmo nome e especializada na produção e venda de peças de fixação, produtos químicos, ferramentas e equipamentos de proteção individual.

Neste ano, a empresa decidiu investir mais de R$ 50 milhões em sua operação local. Deste total, R$ 25 milhões foram aplicados na automação e duplicação da capacidade de seu Centro de Distribuição (CD), localizado na sede da empresa, em Cotia, município na Grande São Paulo. Além do mercado interno, este CD atende, também, as exportações da empresa para a América Latina, que representam 4% do faturamento da Wurth no Brasil. Entre as inovações, a empresa irá implantar um sistema de integração imediata do CD com os vendedores externos. Os pedidos serão enviados pelo celular dos vendedores e chegarão em tempo real ao CD. O objetivo é ganhar mais agilidade na entrega.

Outras expansões estão em curso nas unidades Wurth no país. Hoje, a empresa conta com três CDs em operação localizados em Cotia (SP), Porto Alegre (RS) e Alhandra (PB). E já se prepara para inaugurar, ainda em outubro seu quarto Centro de Distribuição, em Goiânia (GO). Com investimento de R$ 10 milhões e estoque de seis mil itens, o novo CD irá abastecer as regiões Centro-Oeste e Norte e a empresa estima um faturamento R$ 100 milhões em 2013. 

Visteon fornece sistema de climatização do Novo Ecosport


O Novo EcoSport conta com sistema de climatização (componentes de aquecimento, ventilação e ar-condicionado) desenvolvido pela Visteon, sendo que o ar-condicionado está, de acordo com a fornecedora, entre os primeiros a aplicar um evaporador com tecnologia tubo-aleta de alto rendimento, para maximimizar o desempenho em transferir calor para fora da cabine, aumentando de forma rápida e eficiente o resfriamento do ar.

O sistema é formado por caixa de ar compacta, compressor, condensador com filtro secador integrado, e mangueiras de ar condicionado com “zero vazamento” de gás refrigerante (metal seal fittings), que proporciona melhor eficiência de resfriamento e minimiza impactos ambientais.

A Visteon trabalhou em conjunto com a Ford para assegurar que o sistema de climatização para o Ecosport oferecesse excelentes níveis de desempenho térmico, tanto para aquecimento quanto para resfriamento, além de excelente conforto acústico ao consumidor.

Ronaldo Teffeha agora é também VP OEM da Dayco

quinta-feira, 18 de outubro de 2012


A presença da marca no Brasil é fruto do trabalho intenso que o empresário Ronaldo Teffeha desenvolve há 12 anos. Neste período, conquistou o mercado de OEM e reposição, sempre com a qualidade de produto e relacionamento com o mercado. Agora, passa a responder também como vice-presidente OEM da Dayco para a América do Sul, cargo que soma-se aos outros dois que já ocupa: superintendente de Aftermarket e OEM e vice-presidente de Aftermarket na América do Sul.

Assim, a partir de agora, como vice-presidente OEM da América do Sul, se reporta diretamente ao principal executivo mundial da Dayco. Segundo a Dayo, de agora em diante todos os desenvolvimentos de produto para as montadoras serão imediatamente incorporados ao aftermarket.

Sempre sob o comando de Teffeha, a Dayco ganhou 30% do concorrido mercado de correias automotivas – V, Poly V e Sincronizadora (dentada). Neste último item a empresa detém 40% da reposição nacional.

Também em sua gestão foram lançados cabos de ignição e inauguradas duas fábricas de tensionadores e polias de correia – uma em Contagem (MG) somente para fornecimento a montadoras e a outra em São Paulo exclusiva para o mercado de reposição.

Veja onde comprar ingressos para o Salão da Motocicleta


O Salão da Motocicleta 2012 ocorre de 6 a 11 de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, com a participação de cerca de 200 empresas do setor. A lista com todos os pontos de vendas de ingressos já está disponível no site www.salaodamotocicleta.com.br.

São 18 locais disponíveis para adquirir o ingresso, entre as cidades de São Paulo (SP), São Caetano do Sul (SP), Caraguatatuba (SP), São Roque (SP), Piracicaba (SP), Ibiúna (SP), Piedade (SP) e Belo Horizonte (MG).

O valor do ingresso é a partir de R$ 20,00, para um adulto. Estudantes e crianças entre 5 e 12 anos pagam um valor especial, a partir de R$ 10,00, também nos pontos de vendas. Menores de 5 anos e maiores de 65 anos, acompanhados, têm entrada livre. As concessionárias credenciadas Honda, Yamaha e Kawasaki estão com preços exclusivos.

Local: Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – a 850 metros da estação de metrô Jabaquara – São Paulo/SP

Horários de visitação:
Terça-feira (06/11) – 14h às 21h – Entrada permitida somente para ingresso visitante VIP
Quarta a Sexta-feira (07/11 a 09/11) – das 13h às 21h
Sábado (10/11) – das 10h às 21h
Domingo (11/11) – das 10h às 19h

20 dicas para evitar contaminação do Diesel

Motor Diesel apesar de ser robusto também sofre com combustível de má qualidade


O Diesel contaminado é uma das principais causas do desgaste prematuro de componentes do sistema de injeção. Por isso, é preciso ter cuidado com o que entra no tanque. "Os contaminantes mais comuns do Diesel são a água, as micropartículas e o uso indevido de combustível misturado" avalia o engenheiro de assistência técnica da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch, Daniel Lovizao.

Origens
Água no combustível:
- Na condensação dentro de tanques, devido à variação de temperatura. Este processo pode ocorrer no armazenamento e no uso;
- Na utilização de combustível de qualidade não reconhecida, com potencial presença de água;
- Na limpeza imprópria de tanques de transportes e armazenamento, deixando água em seu interior.

Micropartículas:
- Quando entram no sistema por meio de tampas mal vedadas ou respiros sempre aberto. Isso pode ocorrer no armazenamento e no uso;
- No uso de filtros inadequados ou saturados, que já não impedem mais a entrada de micropartículas abrasivas;
- Na utilização de tanques de transporte e armazenamento corroídos e enferrujados, contaminados com pó.

Misturas:
- Na utilização de um nível de mistura de biodiesel maior que o permitido pela legislação do país ou combustível de qualidade não reconhecida;
- Na mistura com produtos não recomendados, como por exemplo, metanol, querosene, entre outros.

Dicas
Para evitar a contaminação e impedir que o funcionamento do veículo seja prejudicado pelo Diesel contaminado, a Bosch dá algumas dicas essenciais:
1.       Mantenha o tanque cheio à noite;
2.       Faça a drenagem diariamente, antes da primeira utilização do veículo;
3.       Alguns tanques de combustível possuem recipiente separador de água, que devem ser limpos uma vez por mês;
4.       Realize a revisão dentro do período especificado pelo fabricante;
5.       Limpe o tanque de combustível a cada ano, fazendo sua troca a cada três anos;
6.       Troque o tanque quando ele estiver enferrujado ou com qualquer outro dano;
7.       Nos sistemas em que houver filtro com sedimentador, este deve ser retirado periodicamente para limpeza e análise do combustível;
8.       Os filtros Diesel devem ser trocados de acordo com a indicação do fabricante do veículo. "Os veículos que transitam por estradas de terra deverão trocar os filtros com maior freqüência", alerta o engenheiro da Bosch.
9.       No caso de troca de filtro, utilize somente produtos de qualidade, pois são os únicos com capacidade de filtragem exigida pelo fabricante. "Os filtros devem ser trocados e não lavados e reutilizados", lembra Daniel Lovizaro.
10.   Combustíveis com aditivos devem ser originados somente das refinarias. No caso de combustíveis misturados ou combinados, estes deverão ser usados somente segundo as normas de cada país;
11.   A mistura de biodiesel requer os mesmos cuidados em relação à contaminação que o Diesel;
12.   Complete o tanque somente em postos de confiança e de qualidade;
13.   No abastecimento, vede corretamente a boca do tanque e o encaixe de marcador de nível;
14.   Durante o armazenamento nos tanques de Diesel, drene-o diariamente para evitar acúmulo de água;
15.   Em tanques de armazenamento, deixe uma pequena inclinação na direção contrária ao abastecimento para que a água condensada seja drenada. "Eliminar a água evita também a formação de micro-organismos", avisa Lovizaro.
16.   Em tanques de armazenamento não utilize ligas metálicas que contenham cobre, como latão e bronze, pois elas aceleram a formação de impurezas
17.   O tanque de armazenamento deve estar bem vedado para impedir a entrada de água e partículas;
18.   Não armazene o Diesel por muito tempo, pois isso favorece seu envelhecimento. O enferrujamento natural pode formar sedimentos que obstruem os filtros;
19.   Não exponha o Diesel armazenado a temperaturas muito altas, pois isso facilita seu envelhecimento e sedimentação;
20.   A limpeza do tanque de armazenamento deve ocorrer a cada dois anos, no máximo.

MINI Brasil tem novo diretor de Vendas e Marketing


O engenheiro mecânico Paulo Manzano é o novo diretor de Vendas e Marketing da Mini Brasil, marca que chegou ao Brasil há três anos e atualmente disponibiliza ao consumidor seis modelos de veículos compactos premium.

Com especialização em Marketing e Gestão de Negócios para concessionários, Manzano tem com desafio manter as vendas em alta. Nos três anos de negócios no País, a Mini já vendeu mais de 6.800 veículos.

O executivo tem potencial. Iniciou carreira na indústria automotiva em 2004, na Cummins, como engenheiro de desenvolvimento. Com atuações na área de Gerência de Produto e mais de cinco anos na área de Vendas de outros fabricantes do setor, Paulo Manzano passa a integrar o time do BMW Group Brasil a partir do mês de outubro.

“É um grande desafio profissional. Pretendo retomar o crescimento das vendas dentro das novas regras do regime automotivo e consolidar ainda mais marca no país. Para isso, contamos com uma ampla gama de produtos excitantes, uma rede de concessionários já estabelecida e uma legião de fãs que podem agora realizar o seu desejo de ter um MINI. Pretendo ainda reforçar as ações de marketing on-line e a presença nas mídias sociais, além realizar diversos eventos para a comunidade de clientes e fãs da marca em território nacional. Queremos estar muito próximos dessa comunidade“, diz o novo diretor da Mini Brasil.

Vem aí o Salão pé no chão

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Boletim 32/2012 – 17 de outubro

Alexandre Akashi

Na semana passado, chamaram minha atenção pelo fato de o boletim ter ficado incompleto, pois no primeiro parágrafo havia dito que a semana tinha sido agitada, com boas notícias e outras não tão boas assim. Fato é que a melhor notícia de todas, da iniciativa do GMA com a rampa de inspeção técnica veicular, acabou tomando mais espaço do que o esperado e, para não ficar extenso demais acabei não comentando as demais notícias.

Também não vou falar delas neste boletim, pois há outros assuntos mais urgentes, acredito, como o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que começa na quarta-feira da semana que vem, dia 24, e se estende até o dia 4 de novembro. Os ingressos já estão à venda, podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido ou nas bilheterias.

Comprando antecipadamente, fica mais barato. Os preços são assim:

COMPRA ANTECIPADA
TIPO DE INGRESSO
24/out
1º DIA
Dias de Semana
WORKING DAYS
Fim de Semana e Feriado
SPECIAL DAYS
Quantidade Limitada!
Adulto - Inteira
R$ 40,00
R$ 50,00
R$ 70,00
Crianças - Estudantes - Meia Entrada
R$ 20,00
R$ 25,00
R$ 35,00
Redes Sociais (Mediante código promocional - Limitado)
R$ 32,00
R$ 40,00
R$ 56,00
Grupos / Caravanas (mínimo 30)
R$ 40,00
R$ 40,00
R$ 56,00
Kit Fã
R$ 150,00
R$ 150,00
R$ 150,00
Kit Vip
R$ 500,00
R$ 500,00
R$ 500,00

BILHETERIA
TIPO DE INGRESSO
24/out
1º DIA
Dias de Semana
WORKING DAYS
Fim de Semana e Feriado
SPECIAL DAYS

Ingressos Limitados!
Adulto - Inteira
R$ 45,00
R$ 55,00
R$ 80,00
Crianças - Estudantes - Meia Entrada
R$ 22,50
R$ 27,50
R$ 40,00

O estacionamento custa R$ 30 por veículo, mas quem quiser ir de metrô haverá transfer gratuito das estações Tietê e Barra Funda.

Fato é que passear no Salão do Automóvel de São Paulo é caro, mas indispensável para quem gosta de automóveis. Pelos preços dos ingressos anunciados, deu para perceber que a organizadora do evento, a Reed Exhibitions Alcantara Machado privilegia quem vai durante a semana e compra o ingresso antecipadamente.

Outro fato é que tudo que é relacionado a automóvel no Brasil é caro, pois o brasileiro gosta que seja assim. Só não gosta da conta da oficina, quando o carro precisa de revisão e manutenção, seja preventiva ou corretiva, pois fazer manutenção é algo não planejado e incompatível com a aquisição de um sonho de consumo (para explicar esse comportamento, é preciso recorrer à psicologia, sociologia, mitologia e várias outras ‘logias’).

O que ver?
Este será um Salão pé no chão. Marcas como Lamborghini, Ferrari, Maserati, Bentley e Bugatti, decidiram não participar com estande próprio, assim, tal como ocorreu no passado, em que o público disputava a tapa um espaço na frente da área reservada para ver o carro dos sonhos (inatingível para a grande maioria), esta cena pode não ocorrer.

É certo que a Fiat já anunciou que terá um exemplar de Ferrari e Maseratti em seu estande, vai quebrar o ganho, mas não vai satisfazer os entusiastas. Porém, na falta das grandes estrelas, haverá outras 49 marcas, com muitos lançamentos que em breve podem fazer parte do dia a dia de muitos.

Haverá também muitos carros conceitos, elétricos, híbridos, modelos futuros que dificilmente serão vistos nas ruas nos próximos 10 anos. E haverão muitos carros chineses, que um dia vão dominar o mundo dos automóveis.

Na próxima semana traremos a cobertura completa do Salão, uma vez que nos dias 22 e 23 haverá programação antecipada para a imprensa, e estaremos lá.
 

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