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Farol Alto

Oficinas Bosch fazem nova promoção

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


No ano passado, a Rede Bosch Car Service sorteou réplicas de automóveis para os clientes. Este ano, a gigante do setor, com mais de 1400 oficinas credenciadas, volta a atacar, com a promoção Pra Onde Você Queri Ir?, em que vai sortear 10 pacotes de viagens com direito a acompanhante, com destinos nacionais e internacionais.

São 15 opções de pacotes de viagens no valor de R$ 10 mil. Os destinos são Machu Picchu, no Peru; Aruba, na região do Caribe; Cancun, no México; região da Toscana, na Itália; Paris, na França; Nova York nos Estados Unidos; Londres, na Inglaterra; Buenos Aires, na Argentina; Munique na Alemanha; além das cidades brasileiras Olinda-PE, Natal-RN, Rio de Jnaeiro-RJ e Ouro Preto- MG. Outras opções no Brasil são a Amazônia e Lençóis Maranhenses.

Os prêmios serão divididos entre estado de São Paulo, regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte e Nordeste, com dois prêmios para cada região. Podem participar o consumidor que entre os dias 01/10 e 30/11 gastar R$ 200,00 em serviços ou peças nas oficinas credenciadas da rede.

A promoção "Pra Onde Você Quer Ir?" é válida para todo o território nacional. Além dos materiais promocionais distribuídos em todas as oficinas da Rede Bosch Car Service, os clientes serão informados por meio de campanha a ser veiculada em emissoras de rádio e TV, jornais e internet, além de ações de marketing direto. 

Acompanhe as curvas de torque e potência do Hyundai HB20

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


O leitor Daniel Amorim enviou o seguinte comentário a respeito da matéria A nova Hyundai, em que apresentamos o HB20: “Modelo 1.6 possui torque de 16,7Kgfm à 5000rpm. A Hyundai diz que o motor possui controle de válvulas variável, ok... Só que para andar na cidade eu não quero e nem preciso subir a rotação até 5.000 rpm. Então me respondam, qual é o Torque desse carro quando o motor está entre 2.000/3.000 rpm, que é o giro que mais se usa na cidade? Afinal, não adianta me dizer que a potência é 128cv à 6.000...”

Obrigado, Daniel, pelo comentário. Questionamos a Hyundai que nos encaminhou as curvas de torque e potência dos dois motores, 1.0l e 1.6l, tanto quando abastecidos com etanol quanto gasolina.

Podemos observar pelos gráficos que na rotação entre 2.000 e 3.000 rpm os motores coreanos operam com 80% a 90% do torque máximo. Assim, apesar de o pico de força ser atingido apenas a 5.000 rpm, em rotações mais baixas já há uma boa disponibilidade de força. 

Mitsubishi i-Miev e Gestão de oficinas no Senai Ipiranga


Logo mais, às 15h30, tem início a programação da tarde da 4ª Semana Tecnológica do Senai Ipiranga, com palestras da Mitsubishi, sobre o minicarro elétrico i-Miev, e da MecanicaWeb, sobre Gestão de Oficina na Prática.

A noite, às 19h ocorre a palestra As exigências em qualidade na indústria automotiva para jovens profissionais, ministrada por profissional do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. No mesmo horário, a Tecnomotor fala sobre Emissões de Gases. Às 20h30, a PSA Peugeot Citroen aborda o tema Acesso e Partida - Mãos Livres, e no mesmo horário a MecanicaWeb fala sobre Gestão de Oficina na Prática.

Amanhã, sexta-feira, a programação começa às 10h, com palestra da Exxotest sobre Inovações pedagógicas para o ensino da Eletrônica Automotiva Embarcada. No período da tarde, ocorrem as palestras da PSA Peugeto Citroen - Filtro de Particulas para Motores Diesel, e da Lelco, sobre Combustíveis Adulterados - Impactos para o Veículos e Meio Ambiente, ambas às 15h30.

A noite, às 19, a Visteon fala sobre Os desafios da climatização veicular frente às tendências do mercado automotivo, e a MTE Thomson faz apresentação sobre Sensor Lambda. Já às 20h30 ocorre a apresentação da Nissan sobre Veículos Híbrido x Veículos Elétricos, e no mesmo horário a Harley Davidson conta sobre os 110 anos de história da marca.

No sábado, a programação começa às 8h30 com a palestra da PSA Peugeto Citroen - Acesso e Partida - Mãos Livres e, às 10h a Cummins fala sobre Emissões e Novas Tecnologias no Mundo - Euro 5 no Brasil.

O evento é gratuito, aberto para jovens, alunos e ex-alunos do Senai, escolas e comunidades de todo o país. Para participar, basta escolher o tema e pronto. As portas estão abertas para o seu contato com o conhecimento. O Senai Ipiranga fica na Rua Moreira de Godói, 226. Ipiranga.

Nissan disponibiliza manual do proprietário na internet


A Nissan, tal como a Renault, passa a disponibilizar na internet (www.nissan.com.br) os manuais dos veículos que comercializa - March, Versa, Sentra, Tiida, Família Livina e Frontier, onde é possível ler e baixar cópia em formato PDF.

Os materiais não têm restrição de acesso e podem ser consultados gratuitamente. Além do Manual do Proprietário, são encontrados o Guia Rápido de Uso, o Manual de Garantia e Manutenção e o livreto da assistência 24 horas Nissan Way Assistance.

A montadora informa que a iniciativa não visa substituir o manual tradicional impresso, mas, sim, oferecer uma ferramenta de busca de informações. 

Dicas para o transporte e trânsito mais sustentáveis


No início da semana ocorreu em São Paulo o Simea 2012 (Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva), realizado pela AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), que debateu o tema A contribuição da Engenharia Automotiva para o transporte e trânsito mais sustentáveis.

Pelo resumo das atividades do evento (leia texto abaixo) é possível dizer que ainda estamos longe de ter no Brasil transporte e trânsito mais sustentáveis, apesar de o evento ter deixado claro que todo mundo (governo, empresários, estudiosos e sociedade civil) conhece a ‘receita do bolo’.

Sob este ponto de vista, o Simea foi um sucesso, pois trouxe o debate à tona, e iniciou assim um longo caminho que deve ser percorrido até chegarmos a um desfecho que beneficie a população.

Porém, na minha modesta opinião, falta vontade (política, econômica, social, educacional, religiosa e tudo mais), pois se fosse para valer, obstáculos já teriam sido superados. Mas, a vontade que mais falta é a coletiva, pois o que vemos com mais frequência são as vontades individuais serem sempre preservadas. Vontades individuais devem ser entendidas como vontades específicas.

Leia abaixo resumo dos debates do evento, que em 2013 terá como tema “10 anos de veículos Flex – qual a próxima inovação?”

Propostas factíveis de trânsito e transporte mais sustentáveis marcam SIMEA 2012

 “A contribuição da Engenharia Automotiva para o transporte e trânsito mais sustentáveis” foi o tema principal da 20ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – SIMEA 2012 -, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo (SP). O evento contou com a participação de cerca de 800 profissionais do setor automotivo brasileiro.

A busca por melhorias no transporte público, soluções alternativas, importância da iniciativa privada para o desenvolvimento do setor, necessidade de incentivos para capacitação de engenheiros e renovação de frota foram alguns dos pontos importantes levantados durante o evento.  Dois painéis, “Trânsito de Transporte – Números e Representatividade do Setor” e “A Utilização da Tecnologia na Redução de Acidente de Trânsito”, e 30 sessões técnicas marcaram o primeiro dia do SIMEA 2012.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes nomes do setor automotivo, como Antonio Megale, presidente da AEA, Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America e da comissão organizadora do evento, Guilherme Afif Domingos, vice-governador do Estado da São Paulo; Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea e Sergio Pin, conselheiro do Sindipeças.

“No ano passado, o Brasil era o 4º maior produtor de automóveis do mundo, sendo que hoje ocupa a quinta colocação e no mês passado tivemos um recorde de emplacamento com mais 420 mil unidades. No entanto, a relação de habitantes por automóvel mostra que não chegamos ao limite. Como o deslocamento por automóvel é o método mais lento hoje em dia nos grandes centros urbanos, é preciso investir em melhorias da mobilidade com uma série de ações conjuntas das áreas para que o problema seja minimizado”, afirmou Megale.

“Precisamos de um salto para a integração dos setores e buscar soluções para os problemas de infraestrutura porque o crescimento hoje ocorre em maior velocidade do que a capacidade”, disse o vice-governador do Estado de São Paulo. Afif ainda lembrou que o Estado é hoje a 18ª maior potência econômica do mundo e o Brasil é carente de engenheiros e profissionais capacitados. O vice-governador mencionou ainda que há necessidade de se incentivar a indústria da “desmontagem” de veículos automotores, de modo a renovar a frota circulante e de reduzir ainda mais os níveis de emissão de poluentes.

A palestra de abertura do evento foi ministrada por Roberto Cortes. “O transporte rodoviário em nosso país é o mais intenso modal de carga e de passageiros. As estatísticas mostram que 60% do transporte de todos os bens são feitos por caminhões e, em seguida, pelo sistema ferroviário”.

O presidente da MAN Latin America ressaltou ainda que as iniciativas para a busca de um transporte mais sustentável já é uma realidade, se considerada a evolução no caso dos caminhões, com a chegada do Euro V/Proconve P-7 que reduziu em quase 80% a emissão de gases.

O Painel I do SIMEA 2012, que trouxe o tema “Trânsito e Transporte – Números e Representatividade do Setor”, debateu a visão macroeconômica do setor de transporte, alinhamento com políticas administrativas das cidades e a contribuição da iniciativa privada na melhoria geral do sistema. A palestra “Trânsito e Transporte: Números e dados econômicos” foi ministrada por Carlos Henrique de Carvalho, técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Política do IPEA. Marco Saltini, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da MAN Latin America liderou a palestra “Evolução automotiva orientada ao trânsito e transporte”. Na oportunidade ressaltou que para lidar com a mobilidade é preciso pensar em tecnologia, emissões, segurança e conforto.

O presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense, em palestra “Trânsito: o paradigma do transporte individual x público”, apontou necessidade de crescimento dos 74 km de trilhos de metrôs atuais na cidade de São Paulo, exibindo futura rede e importância dos futuros prefeitos e governadores, independente de seus partidos, darem continuidade ao projeto. Brasiliense ainda insistiu em um modelo de cidade que estimule que as moradias e comércio sejam locados na cidade de forma mais agrupadas, próximas aos trilhos. “O futuro que a gente quer é possível. Vamos construir”, concluiu Brasiliense.

O painel I finalizou após um debate com a participação do público presente, ministrado pelo jornalista e diretor de redação da Transporte Mundial, Marcos Villela.

Entre os dois painéis do primeiro dia do SIMEA 2012, um total de 30 sessões técnicas dos mais variados temas foram apresentadas. Entre os assuntos: Emissões e Simulações, Projeto e Tecnologia do Veículo, Motores e Transmissões, Manufatura e Processo e entre outros.

A sessão técnica “Controle de Emissões em Motocicletas e Ciclomotores e valores típicos de emissões Evaporativas de acordo com a nova fase do Promot”, por Marcelo Depiere, da Magnetti Marelli, mostrou que como a indústria de motos evoluiu tecnologicamente para atender os limites de emissões. “Hoje no Brasil são produzidas 2 milhões de motocicletas por ano, sendo que o país é o quinto colocando no ranking em todo o mundo. De acordo com Depiere, os limites definidos pela legislação trará uma redução das emissões de hidrocarbonetos para o meio ambiente. “Há ainda necessidade de ações de montadoras em busca de tecnologia disponível no mercado e o do uso do cânister”.

O Painel II “A Utilização da Tecnologia na Redução de Acidentes de Trânsito” debateu entre os palestrantes a atual estatística de acidentes, melhorias conquistadas, sensibilização para a questão da educação no trânsito e as novas tecnologias aplicadas nos veículos aliados à infraestrutura viária e urbana com efetivo resultado.

“Infraestrutura viária, educação no trânsito e tecnologia três fatores fundamentais para a redução de acidentes”, afirmou Ricardo Plöger, gerente de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen do Brasil, durante palestra “Tecnologias Embarcadas para a Redução do Número e da Gravidade dos Acidentes Veículos Leves”. Na oportunidade, Ricardo informou que hoje o trabalho por parte das montadoras está na segurança integral, viabilizando a segurança ativa e passiva, como o desenvolvimento de freios mais inteligentes. “No futuro bem próximo o network de vários sistemas que evitam os acidentes de trânsito, como por exemplo, um sinal de alerta quando houver um motociclista no ponto cego do automóvel, diz Ricardo.

“Tecnologias Embarcadas para a Redução do Número e da Gravidade dos Acidentes Veículos Pesados” foi a apresentação de Fábio Lorençon, engenheiro de Aplicação e Vendas de Ônibus da Volvo Latin America, que tratou de apresentar tecnologias desenvolvidas pela marca para a redução de acidentes. Lorençon informou ainda que a Volvo mantém um grupo global permanente responsável por estudar ônibus e caminhões.

“E são a partir destes dados que iniciamos o desenvolvimento de sistemas tecnológicos com o objetivo de aumentar a segurança”, diz. O engenheiro apresentou algumas novidades, como freios a disco controlados por EBS, o que representa 15% maior de eficiência de frenagem. Este traz função ABS, controle de tração, auxilio frenagem , frenagem de emergência e auxílio de arranque e, de acordo com Lorençon, reduz até 67% o risco de acidente.

A última palestra do dia - “O Desafio na Redução de Acidentes” - foi apresentada por José Aurélio Ramalho, diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).  Um cenário do trânsito brasileiro, com projeção de cerca de 512 mil indenizações de DPVAT em um ano, sendo que deste total 285 mil são sequelados e indenizados por invalidez e 60 mil óbitos por ano. Em uma hora morrem 7 pessoas no País vítimas de acidentes de trânsito.

“Estudos e pesquisas, consolidação de dados para realizar trabalhos educativos são os pilares iniciais para uma boa campanha de conscientização”, disse Ramalho que tratou ainda de elencar os autores do trânsito: veículos, as vias e treinamento, sendo este o ponto o mais crítico com a necessidade de formação, habilidade e comportamento (atitude).

Para finalizar o Painel II e as atividades do dia, a apresentação “Soluções para Grandes Metrópoles” foi ministrada por dois palestrantes: Mauricio Lima Ferreira, diretor de Tecnologia da Informação da SPTrans e Valter Vendramini, assessor técnico da Secretaria Municipal de Transportes. O Painel II encerrou após um debate mediado pelo jornalista Joel Leite, da AutoInforme.

Intermodais e soluções alternativas - O segundo dia do SIMEA 2012 ocorreu ontem, dia 25. Dois painéis, mais 20 sessões técnicas e uma mesa redonda compuseram o programa oficial do principal evento do setor.

O Painel III “Intermodais e Integração Urbana: Como Promover a Real Integração no Transporte” debateu a necessidade de como integrar todos os intermodais disponíveis nas cidades de modo a não interferir nos modais atuais. “O Transporte e os Diferentes Modais da Região Metropolitana de São Paulo” foi a primeira palestra do painel ministrada por Ivan Metran Whately, assessor especial da Secretaria Municipal de Transportes.

Whately apresentou modais de transporte público de média capacidade na Região Metropolitana de São Paulo, como o Projeto de Monotrilho, com 64 quilômetros de extensão, cuja a capacidade de transporte é de 15 mil a 48 mil passageiros por hora. Whately ainda acrescentou que 71% das viagens motorizadas envolvem a região Metropolitana de SP.

O diretor da G-Linder, Alvaro Vaccari, em apresentação“Planejamento Estratégico”, defendeu o uso dos Veículos Urbanos de Carga (VUC) e apontou que se trata de uma tendência de utilização, já que os benefícios são visíveis principalmente para as cidades que restringem a circulação de caminhões nos centros urbanos. De acordo com Vaccari, até dezembro a previsão é que as vendas dos VUCs cresçam em 15%. Em fevereiro de 2012, uma feira de negócios destinada ao segmento, a VUC Fair, será promovida pela primeira vez. O Painel III finalizou com um debate mediado pela repórter especial do Valor Econômico Marli Olmos.

Alternativas para reduzir emissão de poluentes de forma eficiente com as apresentações de soluções sustentáveis. O Painel IV “Melhoria na Eficiência do Transporte Alternativo” contou com a participação de quatro palestrantes que trouxeram experiências distintas.

Em palestra “Veículos Leves Alternativos: Experiência Real”, o panelista Antonio Calcagnotto, diretor de Relações Institucionais da Renault/Nissan, apresentou um caso real e de sucesso no Brasil instituído pela marca. Trata-se de um táxi elétrico que já opera na região central de São Paulo. “Hoje um carro elétrico é limitado a 200 km de autonomia, sendo que a média brasileira é de 45 km por dia. No entanto, para tornar o carro elétrico viável é preciso de incentivos governamentais e que as companhias de energia elétrica expandam fontes de eletricidade renováveis.

O gerente de engenharia de produto da Nissan, Yochio Ito, complementou a apresentação acima informando que o desenvolvimento do carro elétrico tem como objetivo principal o ataque ao CO2 e a Nissan, empresa na qual atua, já tem um histórico quando o assunto é produção sustentável, já que produziu seu primeiro automóvel elétrico em 1947.

O professor da USP, Marcelo Massarani, em “Exigências Futuras para Grandes Centros” apontou estudo na qual informa que 65% dos motoristas frequentes abandonariam o carro se o transporte público fosse eficiente e 88% pedem a construção de mais ciclovias.

Maria Ermelina Malatesta, chefe do Departamento de Planejamento Cicloviário da CET, em “Visão Urbanística para Melhoria do Transporte”, complementou que o sistema viário é um recurso limitado e defendeu a uso da bicicleta como solução para os deslocamentos rápidos na região metropolitana. O Painel IV foi encerrado após debate mediado pelo jornalista e diretor de redação da Car Magazine, Heymar Nunes.

Na Mesa Redonda ”Renovação de Frota: Um Caminho Alternativo para Redução das Emissões e Acidentes”, o jornalista Pedro Kutney foi convidado a coordenar os trabalhos deste debate que discutiu as oportunidades e desafios que serão enfrentados por ocasião dos grandes eventos, em nome da sustentabilidade e da mobilidade urbana. Novas regras das emissões e legados sustentável às cidades.

O tema “Melhorias nas Emissões: Renovação de Frotas” foi introduzido por Gabriel Murgel Branco, diretor da EnvironMentality, que defendeu a pauta e tratou de apontar as principais vantagens, tal como redução das emissões e melhoria dos combustíveis.

“O caminho mais indicado para melhorar a qualidade do ar e a redução dos acidentes é entender o painel modal do transporte no Brasil”, disse Márcio de Almeida D’Agosto, da Coppe-UFRJ, por meio do tema “Influência na Matriz Energética na Emissão de Poluentes”.  D’Agosto também defendeu a necessidade da renovação da frota ao criar valores e reintroduzir os veículos antigos na indústria, seja por meio de reciclagem ou reutilização de peças.

Introduzindo o tema “Fontes Geradoras de Etanol”, o consultor técnico da Unica, Alfred Szwarc, defendeu os incentivos diferenciados para os veículos Flex com maior eficiência energética e menor emissão de poluentes. Já Marcelo Pereira Bales, do Setor de Avaliação de Programas de Transporte, apresentou a situação da frota de caminhões no Porto de Santos e um programa que incentiva à renovação em introdução ao tema “Estimativas de Ganho Ambientais do Programa de Renovação da Frota de Veículos no Porto de Santos”.

Quantum lança travas elétricas para modelos Renault


Para atender os proprietários de veículos que saem de fábrica sem trava elétrica, a Quantum desenvolveu kits com a marca Super Parts que segundo a empresa é instalado diretamente na fechadura, sem adaptações e furos nas portas.

Além disso, possui conector para o botão original e travas para o porta-malas.  O kit conta com módulo Centronic que possui itens de conforto e segurança como brake lock (trava as portas quando o freio é acionado com a ignição ligada), speed lock (travamento das portas por velocidade), auto lock (trava as portas três segundos após a ignição ser acionada e destrava imediatamente ao desligá-la) e safelock  (não deixa as portas destravarem em movimento).

O kit Super Parts da Quantum é de fácil instalação, mantém a originalidade do veículo e possui um ano de garantia. Pode ser encontrado nas lojas de acessórios de todo o Brasil.

Eficiência é o nome do jogo

quarta-feira, 26 de setembro de 2012


O motor EcoBoost 2.0l chega ao Brasil no Ford Fusion 2013 - 4 cilindros com 250 cv e 34,5 kgfm de torque
Boletim 29/2012 – 26 de setembro

Alexandre Akashi

O motor a combustão interna está com os dias contados. Acredito que o mundo já podia ter se livrado deles, afinal temos tecnologia para fazer veículos elétricos em série, mas isso ainda não é economicamente interessante. A substituição da matriz energética será gradual.

Assim, penso que ainda teremos uns 7 mil dias de desenvolvimento de motores Ciclo Otto e Diesel, e, depois, mais uns 3,5 mil dias até que grande parte da frota seja substituída pela nova tecnologia, seja ela qual for.

Isso se até lá não desenvolverem um composto orgânico ou sintético que cause o mesmo efeito do petróleo e que seja sustentável e mais barato do que os atuais acumuladores de energia (baterias). Então, a verdade é que durante um bom tempo ainda teremos motores Ciclo Otto e Ciclo Diesel nas ruas.

Por isso estes motores estão evoluindo e a onda agora é tirar mais potência e torque sem aumentar o tamanho, de preferência, diminuir. As montadoras de origem européia saíram na frente, e logo todos os carros terão injeção direta de combustível e turbo.

O brasileiro já ouviu falar em motor de injeção direta de combustível e também de turbocompressor. Estão em carros de luxo, ainda caros para a maioria dos consumidores, mas logo ganharão os modelos mais em conta. Isso porque eficiência é o nome do jogo.

Atenta, a Ford anunciou que vai substituir o V6 3.0l de 243 cv e 30,8 kgfm (potência e torque) do Fusion por um quatro-cilindros 2.0l com injeção direta e turbo de 250 cv e 34,5 kgfm, o primeiro da linha EcoBoost que desembarca no Brasil.

Menor e 25 kg mais leve, porém com mais força e potência, o EcoBoost 2.0l é todo de alumínio, e a maior novidade é o sistema de duplo comando independente de válvulas variável, que permite uma lavagem mais eficiente da câmara de combustão.

Pena que não será fabricado no Brasil. Os planos da Ford é que no ano que vem, 90% dos veículos feitos lá tenham motores da família EcoBoost, que conta também com um tri-cilíndrico de 1.0l, o quatro-cilindros de 1.6l, e um V6 de 3.5l. Por aqui, em 2013, somente o Fusion. Pode ser que outros modelos importados do México ganhem upgrade de motor, como o New Fiesta (neste caso o 1.0l, que rende 100 cv).

Mas, voltando ao 2.0l do Fusion que vem para o Brasil, trata-se de um motor com injeção direta de combustível com pressão de trabalho de 2.200 psi, e turbo de baixa inércia BorgWarner K03, com intercooler para resfriamento do ar.

O que torna possível extrair tanta potência de um conjunto mecânico destes é a eletrônica, não tenha dúvidas. Assim, é válido pensar em voltar a estudar. Começar a se preparar para uma nova fase da evolução dos motores Ciclo Otto.

Já se fala em ECU de 128bits, com maior capacidade de processamento, o que significa agilidade nos cálculos e melhor controle e gerenciamento do motor. Mais sensores serão utilizados, uma vez que o número maior de informações reflete positivamente na qualidade da queima do combustível.

Mais peças, mais chances de haver problemas, pois de certa forma, um componente eletrônico com pequeno atraso de resposta pode prejudicar todo o conjunto. E estes componentes, apesar de serem caros no mercado de reposição, são produzidos aos milhões (o que aumenta as chances de aparecer um com pequeno erro, quase imperceptível, mas que causa transtorno).

Volkswagen (Jetta, Tiguan e Passat), Chevrolet (Captiva, Malibu, Omega e Camaro), Peugeot (308 CC, 3008, 408, 508 e RCZ), Citroën (DS3), Audi (todos), BMW (todos), Mercedes-Benz (todos), Mini (todos) e Volvo (todos) são algumas marcas que já utilizam a tecnologia da injeção direta nos motores e têm pelo menos uma aplicação no Brasil.

Agora, com a entrada da Ford, a lista engorda e, em breve, outras virão pois as leis ambientais assim exigirão. Pode ser que aqui sejam mais brandas, mas a Ford já iniciou inclusive o desenvolvimento da tecnologia para utilização com etanol. O resultado não deve demorar muito para sair.

E assim que isso ocorrer, haverá produção interna destes motores. E quando isso começar pode dar adeus aos motores de injeção indireta, pois quem ficar fora do jogo da eficiência, vai perder mercado.

Nakata e Wix promovem palestras gratuitas em São Paulo

terça-feira, 25 de setembro de 2012



As fabricantes de autopeças Nakata (suspensão, transmissão, freios e motor), e Wix (filtros), ambas da Affinia Automotiva, realizam palestras gratuitas para reparadores em São Paulo, no CTRA – Centro de Treinamento de Reposição Automotiva, às 19h.

No dia 27/9, o tema é Sistema de lubrificação (bomba de óleo e filtro de óleo), ministrada por Aelson Rios. Já no dia 1º/10 ocorre a palestra Sistema de suspensão (amortecedor, coxim, molas, batente, entre outros), com José Mozardo Bariri. As vagas são limitadas.

Para inscrições e mais informações, o reparador deve entrar em contato com a Affinia pelo 0800 7078022, falar com Nicole.

KS lança pistões para Scania e Volvo



A última novidade da MS Motor Service, unidade do Grupo KSPG AG que comercializa os produtos KS no mercado de reposição, são os pistões articulados para os motores diesel Scania DC 12 (127 mm de diâmetro) e Volvo TD123 (130 mm) e D12 C/B/D (131 mm) fabricados entre 1999 e 2005.

O pistão articulado KS foi desenvolvido para atender exigências térmicas e mecânicas extremas, em função da eficiência dos motores atuais que apresentam maior potência com menor consumo de combustível e atendem às novas limitações para emissões de poluentes. Estes fatores submetem a câmara de combustão a pressões e temperaturas cada vez maiores.

Visando este aspecto térmico e mecânico, as peças do pistão articulado foram desenvolvidas para suportar uma combustão acima de 200 bar e com mais de 1 milhão de quilômetros de vida útil. Para isto, sua cabeça é fabricada em aço forjado ou ferro fundido que, juntamente com seus anéis/segmento, se encarregam da vedação do óleo no cilindro do motor.

Por meio deste mesmo mecanismo, a pressão dos gases também é transferida ao mecanismo da biela. Já a saia do pistão faz o controle e transmite as forças laterais às paredes do cilindro, que são unidas por um pino.

Keko fornece capota marítima para Chevrolet Montana



A Keko abacá de anunciar que foi homologada pela General Motors do Brasil como fornecedora oficial de capota marítima para a picape Montana. O acessório será disponibilizado nas concessionárias da marca em todo o país e também no México.

A capota marítima da Montana é um projeto de co-produção entre as engenharias da Keko e da GM, e foi desenvolvido com exclusividade para o veículo. Tem desenho que acompanha a curvatura acentuada da caçamba e lona com textura personalizada. Os componentes em alumínio e polipropileno se destacam pelo sistema de fixação da lona que não ultrapassa a linha da caçamba. Dessa forma, a capota não obstrui a visão do motorista, preservando o campo de visibilidade e a segurança ao dirigir. O sistema de abertura e fechamento é facilitado pela presença de um trinco em alumínio.

A Keko informa ainda que já está homologada pela GM para outros projetos e veículos, como a Nova S10.

Retíficas realizam encontro anual


No dia 29 de setembro, em Crato/CE , ocorre o Encontro Estadual das Retíficas. Realizado pelo Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem), o evento tem como o objetivo reunir os empresários cearenses, e, assim, conhecer as necessidades da região, ampliando também o debate para a integração ao movimento associativo nacional e ao sindicalismo do setor da reparação de veículos estadual, de acordo com o presidente do Conselho, José Arnaldo Laguna.

O encontro contará com treinamento ministrado pelo engenheiro Roberto Canassa, gerente nacional da assistência técnica da Mahle Metal Leve. No mês de outubro, o encontro acontece em cidades da região Norte do País.

O local do treinamento é definido dias antes do evento. Para mais informações, basta acessar o site http://www.conarem.com.br/contato/ ou entrar em contato pelo telefone (11) 5594-1010 Ramal 202.

Chrysler em promoção

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Chrysler 300C com desconto de 12,85%: V6 de 286 cv por R$ 169.900

A Chrysler é uma das poucas montadoras da Abeiva (Associação Brasileira das Ampresas Importadoras de Veículos Automotores) que apresenta este ano saldo positivo: no acumulado de janeiro a agosto, as vendas estão 78,1% superiores às obtidas no mesmo período de 2011. E, para reforçar esta posição, acaba de anunciar redução de preço (temporária – até o final do estoque) de quatro modelos.

O sedan Chrysler 300C Pentastar V6 3.6l de 286 cv e o câmbio automático E-Shift, de oito velocidades, que era R$ 194.900 passa a custar R$ 169.900, desconto de 12,85%; o Jeep Compass, que custava R$ 97.900 agora sai por R$ 89.900; e o Jeep Grand Cherokee nas versões, Laredo (de R$ 179.900 para R$ 159.900) e Limited (de R$ 204.900 para R$ 179.900).

Especialista faz palestra sobre marketing para oficinas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Logo mais, às 16h, Mohamad Kahil, proprietário da Garage 59, oficina que realiza os carros do quadro Lata Velha, do programa Caldeirão do Huck, ministra palestra sobre Marketing na gestão de oficinas, no Simpósio Internacional de Tintas, que ocorre paralelamente à Feitintas 2012, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo. Kahil é especializado em marketing, área de atuação que trouxe com vigor para a oficina que dirige.

Na sequência, o coordenador de Serviços Automotivos do IQA, José Palacio, abordará as vantagens e benefícios de se trabalhar com sistemas de gestão da qualidade. “O principal é o profundo conhecimento do negócio, por meio de informações estatísticas, que permitem planejar de forma pontual os investimentos para atingir crescimento sustentável e contínuo, com melhoria da qualidade dos serviços prestados aos clientes”, afirma o especialista.

O Centro de Exposições Imigrantes fica na rodovia dos Imigrantes, km 1,5 São Paulo – SP. Estacionamento a R$ 30. Há transporte gratuito de vans a partir do metrô Jabaquara.

Keko anuncia vencedores do 2º Concurso de Design Universitário

Projeto de engate retrátil do universitário Yoshinori Cássio Ebina, da UFRGS

O 2º Concurso de Design Universitário – Projeto K, promovido pela Keko Acessórios, chegou ao final contabilizando mais de 60 projetos inscritos, 62% a mais em relação à edição de estreia, em 2011. A empresa anuncia os vencedores nas duas categorias do concurso.

O Projeto K Concept, que desafiou os estudantes a criarem acessórios para 2025 e foi escolhido por júri popular através de votação online, tem como ganhador o universitário Yoshinori Cássio Ebina, acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Porto Alegre, que criou o projeto Engate universal retrátil para deslocamento de veículos individuais em conjunto. A solução funciona com um conector que agrupa diferentes veículos de transporte individual que estejam se deslocando para uma mesma região ou destino.

Já a categoria Projeto K Crossover, que propôs a criação de acessórios para um veículo leve crossover e foi eleita por uma comissão julgadora, tem como vencedor o universitário Márcio Machado Cardoso, da Universidade da Região de Joinville (Univille), da cidade de Joinville. Ele idealizou um aerofólio de teto funcional.

O ganhador do Projeto K Concept recebe como premiação R$ 1 mil, certificado e troféu, e do Projeto K Crossover R$ 2 mil, certificado, troféu e uma viagem para conhecer a nova fábrica da Keko, na Serra Gaúcha.

Criação: Yoshinori Cássio Ebina

Michelin expande fábrica de pneus

Pneu Energy XM2

A Michelin inaugurou nesta semana a extensão da fábrica de pneus para automóveis de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro. O investimento de 300 milhões de euros permitirá elevar a capacidade de produção para 5 milhões de pneus por ano, em uma primeira fase. No total, serão gerados mais 300 empregos diretos e mais de 1.500 indiretos.

“A América do Sul é uma das zonas prioritárias na estratégia mundial da Michelin”, afirmou Jean-Dominique Senard, presidente mundial do Grupo Michelin. “Com esta expansão estamos entrando com toda força no mercado de pneus de passeio e caminhonete, com a firme determinação de sermos líderes nesse mercado”, disse

Esta nova linha produzirá a gama de pneus MICHELIN Energy XM2, que já cobre 96% do parque automotivo da América do Sul. Paralelamente a este novo investimento industrial, a Michelin está acelerando a expansão de sua rede de distribuição. “O mercado de pneus de passeio chegou, hoje, a um bom nível de amadurecimento no Brasil. As classes B e C se desenvolveram muito nesses últimos anos e estão cada vez mais exigentes no que se refere à qualidade e ao desempenho dos pneus que buscam e compram. O poder de compra também aumentou, o que lhes permite agora comprar os melhores pneus do mercado. E é isso que nós vamos oferecer com os nossos pneus MICHELIN, fabricados no Brasil”, disse Jean-Philippe Ollier, presidente da Michelin América do Sul.

Matrix apresenta novos alarmes para motos

São três modelos, fabricados pela Pósitron


A Matrix, unidade de negócios da Distribuidora Automotiva (Grupo Comolatti), inicia a comercialização de três novos modelos de alarmes da Pósitron para motocicletas: DuoBlock PX G6, DuoBlock FX G6 e DuoBlock PRO G6.

Com microprocessador exclusivo, desenvolvido especialmente para a linha Duoblock, o alarme ganhou maior capacidade de memória e um número maior de funcionalidades, assim como novo módulo com tamanho ainda mais reduzido e inovações no design do controle remoto.  Os destaques são baixo consumo de energia da bateria, tempo de bloqueio programável (curto ou longo), novo receptor de rádio frequência, ainda mais resistente a interferências eletromagnéticas, evitando disparos falsos, sistema de bloqueio progressivo, seguro e inteligente,  senha secreta para habilitar ou desabilitar o alarme em caso de perda do controle remoto.

O DuoBlock PX G6, top de linha da marca, está disponível na linha universal, enquanto o FX G6 conta com a linha universal e também com as dedicadas, desenvolvidas para os modelos Titan 125, 150 Fan, Honda Bros 150, Biz, CB300, YBR 125, Fazer 250, XTZ e Ténéré 250. Os dois modelos possuem garantia de dois anos. Já o PRO G6, também tem aplicação universal e garantia de um ano.

Tuper amplia linha de escapamentos

São 20 novos produtos para diversos veículos nacionais e importados


A Tuper Escapamentos e Catalisadores lança no mercado de reposição mais de 20 novos produtos para atender veículos das marcas Citroën, Peugeot, Fiat, Ford, Nissan, Hyundai e Kia. Os produtos lançados – flexível, tubo de motor, silencioso intermediário e traseiro e coletor com catalisador – atendem diversos modelos veículos.

A lista é longa: Citroën C4 Pallas 2.0 (a partir de 2008), Citroën C3 1.4 8V / 1.6 16V Flex (2002-2007) Peugeot 207 1.4 8V / 1.6 16V Hatch/Sedan SW (a partir de 2008), Fiat Palio/Palio Weekend/Siena/Strada 1.4 Fire Flex 8V (a partir de 2009), Ford Ranger 3.0 Cabine dupla (2005/2009), Ford Ranger 2.3L SOHC – Cabine dupla/simples Supercap 4X2 (a partir de 2001),  Kia Picanto 1.0/1.1 (2005-2010), Kia Sportage EX 2,7 - V6 4X4 Automática, Nissan Sentra 2.0 (a partir de 2007) e Hyundai Tucson V6 2.7 MPFI 24V (a partir de 2005).

Com mais de 130 lançamentos em 2011 e produção anual de mais de 4 milhões de peças, a Tuper conta com as certificações ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e ISO TS 16949:2009, especificações técnicas voltadas, respectivamente, para o Sistema de Gestão da Qualidade e Sistema de Gestão Ambiental, enfatizando a prevenção do defeito e a redução da variação e desperdício na cadeia de fornecimento do setor automotivo.

O catálogo de produtos está no site da empresa (www.tuperescapamentos.com.br).  Confira abaixo os lançamentos com os códigos dos produtos:

Veículos
Códigos das peças
Citroën C4 Pallas 2.0 (a partir de 2008)
16109, 16088, 19203 e 19204
Citroën C3 1.4 8V / 1.6 16V Flex (2002-2007)
19399
Peugeot 207 1.4 8V / 1.6 16V Hatch/Sedan SW (a partir de 2008)
16713 (1.4/1.6/SW), 19361 (Hatch 1.4), 19358 (Sedan 1.4)
Fiat Palio/Palio Weekend/Siena/Strada 1.4 Fire Flex 8V (a partir de 2009)
16815, 11828, 11829 (Weekend)
Kia Picanto 1.0/1.1 (2005-2010)
19503,19504, 19505
Ford Ranger 3.0 Cabine dupla (2005/2009)
10243, 10223, 10233
Ford Ranger 2.3L SOHC – Cabine dupla/simples Supercap 4X2 (a partir de 2001)
10220 – 2010/2012 Cabine simples, 10221 – 2001/2007 Cabine estendida dupla, 10231 – 2009/2010 Cabine estendida dupla
Nissan Sentra 2.0 (a partir de 2007)
16715,19248, 19249
Hyundai Tucson V6 2.7 MPFI 24V (a partir de 2005) e Kia Sportage EX 2,7 V6 4X4 Automática
19506 (Tucson), 19507, 19508
Fiat
16817, 16815 (coletor com catalisador)

Variação de diâmetros exige atenção na troca dos pivôs do Palio

quinta-feira, 20 de setembro de 2012




Para garantir a correta instalação dos pivôs da família Palio dos modelos produzidos entre janeiro 1996 e dezembro 2007, é necessário que o reparador fique atento aos códigos específicos.  Devido às variações no diâmetro do pino esférico desses veículos, ao adquirir e instalar o componente é importante verificar o ano e modelo do automóvel que será reparado e fazer comparação com os dados disponíveis no Catálogo de Aplicação NAKATA.  Veja alguns exemplos:

Código       Aplicação           Observações
N 6020       01/96 - 12/96     Diâmetro do pino esférico 13,125mm
N 6026       01/97 - 06/00     Diâmetro do pino esférico 13,6mm
N 6058       07/00 - 12/07     Caixa com fixação diferente

A escolha incorreta e sua consequente aplicação resultará em danos ao pivô e também à contra-peça, invalidando a garantia do produto.

Mesmo tendo certeza do ano/modelo do veículo é importante conferir as medidas antes da instalação.

Empresa apresenta vedação conceito que promete emissões dos veículos


A fabricante de autopeças Freudenberg-NOK (detentora da marca Corteco) apresenta em feira de engenharia em outubro o Levitex®, solução de vedação em desenvolvimento para veículos do futuro que, segundo o diretor de vendas da empresa, Rodrigo Vilela, trata-se de um conceito extremamente inovador de uma vedação dinâmica que tem como principal diferencial o ganho de eficiência energética por meio da redução de atrito e consequente redução de emissões dos veículos.

A novidade será mostrada em primeira mão no Congresso SAE BRASIL, que ocorre de 2 a 4 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Além disso, a empresa apresenta na feira o portfólio completo em vedação, presente em mais de 70% da frota mundial. O diretor de marketing para a América do Sul, Luiz Freitas, chama a atenção para alguns diferenciais importantes da companhia, como o foco em design, materiais e processos e a alta capacidade de produção. Além disso, cita ainda os investimentos contínuos no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para garantir presença marcante no mercado, com fornecimento de soluções alinhadas aos desafios da indústria. “No mundo, a Freudenberg-NOK é reconhecida como a ‘Especialista em Tecnologia’”, ressalta o executivo.

Guarulhos realiza revisão gratuita

Técnico realiza inspeção de velas e cabos

Amanhã (sexta-feira, dia 21) e sábado (22), o Shopping Bonsucesso em conjunto com a Atlanta Auto Peças realizam Pit Stop das 10h às 17h30, no estacionamento do shopping que fica na Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5.308 – Jardim Albertina, Guarulhos – SP. A ação, que tem como objetivo realizar um check-up gratuito de diversos itens de segurança e desempenho do veículo, conta com presença da fabricante de velas NGK.

A finalidade do evento é conscientizar motoristas sobre a importância de realizar a manutenção preventiva em seus veículos e alertar sobre os riscos de circular com peças em condições precárias de conservação. Além disso, a necessidade de realizar revisões a cada 10 mil quilômetros, ou conforme as orientações descritas no manual do veículo. Os check-ups periódicos contribuem, inclusive, para a segurança de motoristas e ocupantes do veículo.

Serviço
Evento: Pit Stop NGK
Datas: 21 e 22 de setembro de 2012
Hora: das 8h às 17h30
Endereço: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5.308| Jardim Albertina| Guarulhos | SP

Mineiros conquistam Baja SAE BRASIL Etapa Sudeste FIAT

Competição contou com 26 carros construídos por estudantes de engenharia do Sudeste (Foto - Ronaldo Bianchini)

Sob muito sol e poeira, 26 equipes de estudantes universitários participaram da Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste FIAT, realizada no Campo de Provas da CNH, Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais, no início de setembro. A vencedora foi a equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, seguida da equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo. Em terceiro, a equipe Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo.

No total, quase 400 universitários de engenharia do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, disputaram a competição de carros off-road, projetados e construídos pelos próprios estudantes, com orientação dos professores. Os 26 veículos foram submetidos a provas estáticas e dinâmicas, avaliadas por um grupo de 70 juízes e comissários, todos voluntários da indústria da mobilidade.




Novos compactos na área

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Boletim 28/2012 – 19 de setembro

Alexandre Akashi

Toyota Etios chega em versões hatch e sedan, com motores 1.3l e 1.5l, com preço a partir de R$ 29.990

A semana que passou foi (e ainda está sendo) bastante corrida e com muitas novidades. No setor automotivo as principais são os lançamentos do primeiro Hyundai fabricado no Brasil, o hatch compacto HB20, montado em Piracicaba (SP), e do primeiro compacto popular da Toyota, o Etios, que é feito em Sorocaba (SP) e chega com motores 1.3l e 1.5l, hatch e sedan.

São dois carros novos e que vão acirrar a briga no segmento mais concorrido do nosso mercado, dos veículos compactos. O Hyundai ganha por sair de fábrica com mais tecnologia agregada, apesar do preço superior: o 1.0l de três cilindros que rende até 80 cv custa a partir de R$ 31.995, e vem com ar-condicionado, airbags duplos e direção hidráulica.
O motor três-cilíndros do Hyundai HB20 rende até 80cv de potêcia

O Toyota tem mais motor; o 1.3l de quatro cilindros desenvolve até 90cv, mas na versão básica, que custa R$ 29.990, tem apenas airbags duplos. A versão de série com ar-condicionado e direção com assistência (elétrica), é a X e custa a partir de R$ 36.190.

Ah, Alexandre, mas o Toyota é mais potente. Sim, sem dúvidas, mas o design do Hyundai deixa as linhas retas e quadradas do Etios no chinelo. Acredito que os designers da Toyota beberam da mesma fonte dos designers da Chevrolet quando pensaram em um carro popular de proporção avantajada (vejam que lindo é o Cobalt). Ambos lembram muito o Renault Logan. Será que custa mais caro fazer carro bonito?

Bom, gosto não se discute (a mesma frase sem a vírgula também é válida). E assim acredito que haverá comprador para todos. A Hyundai já anunciou que em março do ano que vem chega o HB20 sedan para brigar de frente com o Nissan Versa e Fiat Grand Siena. Ufa! Ainda bem.
O novo Audi A1 Sportback: compacto Premium de quatro portas chega para completar a família

E, para quem dinheiro é solução, a Audi acaba de ampliar a linha do compacto Premium A1, com o lançamento do A1 Sportback (de quatro portas), com 122 cv (R$ 94.900) ou 185 cv (R$ 114.900). A mecânica é a mesma do A1 duas portas; 1.4l 16v TFSI, com transmissão automatizada de dupla embreagem de sete velocidades.

Interlagos
O Audi ultra, Nº2, pilotado pelo brasileiro Lucas Di Grassi (à esquerda), ficou em terceiro lugar
Além de novidades no mercado de carros zero km, São Paulo sediou neste fim de semana uma das competições mais legais do calendário internacional de automobilismo, as 6 Horas de Interlagos, uma versão reduzida das 24 Horas de Le Mans, a prova mais tradicional do universo automotivo.

Parabéns para a equipe Audi que investiu como gente grande, ao contrário das demais montadoras que participam da competição mas decidiram ignorar este evento. Apesar de a vitória nas pistas ter sido do Toyota híbrido, os Audi R18 e-tron (híbrido) e ultra (diesel), este último pilotado também por Lucas Di Grassi, foram os verdadeiros chamarizes para o público que compareceu ao evento.

Evento que contou com a realização de Emerson Fittipaldi, embaixador brasileiro no mundo inteiro quando o assunto é automobilismo. A realização de um evento desta categoria no Brasil é tão importante quanto a Fórmula 1. Tudo bem que falta tradição, afinal este é o primeiro ano do World Championship Endurance (WCE), mas é um campeonato que conta com uma prova de mais de 80 anos de tradição (24 Horas de Le Mans, na França).

Foi impressionante ver como andam esses carros protótipos, fonte de inspiração das montadoras para testar novas tecnologias que pouco tempo depois passam a equipar os modelos top de linha. Um verdadeiro laboratório, talvez muito mais do que a Fórmula 1, hoje.

Feira
O astro da transformação de carros velhos em obras de arte Chip Foose
E para quem pensou que havia acabado, ainda temos a Feitintas que começou ontem e termina na sexta-feira, 21. Hoje ocorreu palestra de nada menos do que Chip Foose, o designer das celebridades nos Estados Unidos, estrela de programas com Rides e Overhaulin, da Discovery Channel, que contou a história da vida dele, desde o primeiro contato com a customização de veículos, ainda criança, na oficina do pai, até como foi procurado pela emissora de TV para estrelar os programas.

Para quem pensa que a vida de Chip Foose foi sempre um mar de rosas, ele comenta: “Quando comecei a Foose Design, tinha 700 dólares no banco, minha esposa estava grávida e ainda tinha o financiamento da casa para pagar”.

O começo de carreira, com o mestre em hot rods Boyd Coddington, falecido astro do programa American Hot Rod, foi, segundo Foose, sem salário e, para conseguir dinheiro, foi atrás de patrocínio. “Um dia cheguei e disse para o Boyd: fiz contato com uma empresa que topa pagar um salário para mim e ainda te pagar 20.000 dólares para colocar a marca deles nos carros que você constrói”, disse Foose. A sorte sempre esteve ao lado dele.

TDM Friction mostra pastilha de freio que não suja roda

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Todos os BMW Série 3 (foto) e Série 5 exportados para os EUA possuem pastilhas de freio Textar epad

Na Automechanika deste ano, realizada na semana passada em Frankfurt, na Alemanha, um dos destaques da TMD Friction foi a pastilha Textar epad (pastilha-e) que segundo a empresa não suja a roda e tem operação silenciosa.

A TDM Friction, que no Brasil é responsável pela marca Cobreq, informa que a nova pastilha não só atende a elevada capacidade de frenagem exigida na Europa como, também, os requisitos de pouco pó e desempenho silencioso exigidos pelo mercado japonês e americano, e são feitas sob medida para diferentes tipos de veículos, disponíveis em aplicações dianteiras e traseiras.

O produto está disponível no mercado de reposição, mas segundo a empresa é cada vez mais procurada pelas montadoras, já com fornecimento em série para linhas de produção da Volkswagen, BMW e Mercedes-Benz.

Caminhões da Dutra apresentam alto índice de coifa da direção rasgada, diz fabricante


Após verificar a condição de cerca de 30 caminhões na rodovia Presidente Dutra, durante evento de check-up gratuito realizado pelo GMA (Grupo de Manutenção Automotiva), em agosto, a Nakata constatou que muitos caminhões rodam com a coifa protetora do terminal da direção rasgada.  

Isso, segundo o assistente técnico da Nakata, Marcos Cortes, deixa o terminal vulnerável a agentes externos, o que pode resultar em desgaste prematuro.  “O rompimento da barra de direção, um item de segurança do veículo, pode ocasionar graves acidentes devido à perda de dirigibilidade”, afirma.

O evento ocorreu no Posto Graal Embaixador, Resende/RJ, na Rodovia Presidente Dutra, km 299 – pista Sul, e esta foi a terceira participação da Affinia Automotiva, multinacional norte-americana que comercializa as marcas Nakata, Spicer, Wix e Power Engine, no evento realizado pelo Programa Caminhão 100%, do GMA. 

Motor de partida faz 100 anos

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Cadillac 1912 foi o primeiro automóvel com motor de partida

O primeiro motor de arranque do mundo automotivo surgiu em 1912 em um Cadillac, nos Estados Unidos, e a partir de então, as mulheres começaram a ter mais acesso ao automóvel, uma vez que para ligar o carro não era mais preciso ter força para girar a manivela.

A divisão de sistemas elétricos da Valeo, com sede em Campinas, SP, registra o centenário do lançamento do dispositivo, assim como a padronização pela SAE, neste mesmo ano, das especificações de parafusos e de outras peças para automóveis; foi desenvolvida a primeira carroceria de aço estampado; instalada a primeira linha de montagem móvel, pela Ford, em Highland Park, Detroit, e o Ford Modelo T ultrapassou a produção de 100 mil unidades anuais.

O motor de partida é um dos componentes da indústria automobilística fornecidos pela Valeo, que iniciou atividades no Brasil em 1974, com a produção de radiadores e sistemas de arrefecimento de motor, em Itatiba, SP.

Hoje, a sistemista produz no Brasil embreagens, materiais de fricção, motores de partida, alternadores e sistemas de limpadores de para-brisa, sistemas de ventilação, aquecimento, ar-condicionado, radiadores, condensadores e demais trocadores de calor, além de produtos de iluminação, sensores, componentes e sistemas de controle de interiores e de segurança automotiva (cilindros com chaves, maçanetas, fechaduras e travas da coluna de direção), além de atuar no mercado de reposição.

Renault e Cesvi fazem parceria

Da direita para a esquerda: Lia Cairo (Coordenadora da Área de Treinamento do CESVI), Osvaldo Zalewska (Gerente de Treinamento à Rede da Renault), Márcio Castro (Supervisor de Carroceria da Renault), Almir Fernandes (Diretor Executivo do CESVI) e Edson Mendes (Supervisor de Negócios da CESVI)

A Renault do Brasil e o CESVI Brasil acabam de anunciar parceria para a realização de cursos de aperfeiçoamento na área de reparação de carrocerias automotivas, voltados aos profissionais da rede de concessionária Renault.

Com base no acordo firmado, a área de Treinamento à Rede da Renault do Brasil será responsável pelo desenvolvimento e atualização de todo o conteúdo pedagógico e didático dos cursos, assim como, da preparação teórica e prática dos instrutores do CESVI nas exigências e particularidades da marca. A Renault também fornecerá os equipamentos/ferramentais específicos e os veículos para a realização da parte prática dos cursos.

Já o CESVI Brasil disponibilizará vagas para os profissionais que trabalham na rede de concessionárias da Renault nos cursos ligados à área de carroceria que realizará nos próximos nos anos. Em 2012, serão oferecidas 54 vagas, número que deve crescer para 350 em 2013. Entre os cursos ministrados pelo CESVI, em suas instalações, estão: funilaria, tapeçaria, orçamentista de carroceria, chefia de oficina e consultoria de serviços.

Baterias automotivas ganham selo Inmetro


A partir de junho de 2013, todos os fabricantes e importadores de baterias automotivas de chumbo-ácido deverão obrigatoriamente certificar o produto junto ao Inmetro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 18 de junho, que validou a Portaria Inmetro nº 299, de 14 de junho de 2012.

A medida vale tanto para montadoras quanto o mercado de reposição, inclusive para veículos com produção descontinuada. Os distribuidores têm até dezembro de 2013 para zerar estoques de baterias sem certificação, e o comércio varejista, até junho de 2014.

Devem ser certificadas as baterias ou acumuladores elétricos chumbo-ácido, limitadas à tensão nominal de 12 Volts e destinadas ao uso em veículos rodoviários automotores como automóveis de passeio, veículos comerciais leves e pesados, tratores, ônibus, micro-ônibus, motocicletas e quadriciclos.

Estão isentos baterias destinadas especificamente para uso em motores náuticos, aeronáuticos e em sistemas estacionários, como centrais de iluminação de emergência, no-breaks, sistemas de energia fotovoltaico e estações de transmissão de telefonia ou similares, que sejam regulamentados pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Hyundai HB20 mostra qualidade acima do segmento

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O site do Carplace está agora com uma novidade: o Carplace TV, que neste domingo exibe matéria de avaliação completa do novo hatchback compacto da Hyundai, o HB20. Vejam a chamada no link http://youtu.be/f_OgCxyZWeg?hd=1.

O carro ficou bem equilibrado e as versões avaliadas (top de linha) tinham acabamento primoroso para um compacto popular. Apesar de ter bastante componentes plásticos, a qualidade é compatível com o que encontramos em modelos de categoria mais elevada, uma vez que vai brigar com Novo Palio, Gol G5, Agile e os demais hatchbacks compactos.

Infelizmente não foi possível avaliar as versões básicas, mas se seguirem o mesmo padrão (e não há porque fugir), deve elevar um pouco o nível de acabamento dos compactos populares (ainda que Gol e Novo Palio não são tão ruins assim, mas o HB20 superou expectativas).

Delphi realiza treinamentos para reparadores


A divisão aftermarket da Delphi realiza entre setembro e novembro deste ano três treinamentos de ciclo Otto para reparadores e aplicadores em sua oficina especializada, localizada na unidade de Piracicaba (SP), onde também estão localizados o Centro Tecnológico de Engenharia e o Centro de Distribuição da companhia.

Confira as datas e os temas abaixo:
20 e 21 de setembro – Climatização
25 e 26 de outubro – Injeção Eletrônica
22 e 23 de novembro – Climatização

Além dos treinamentos realizados em Piracicaba, a empresa também organiza treinamentos regionais, que são divulgados de acordo com a definição das datas em cada localidade.

Para treinamentos de produtos da linha Diesel, os reparadores interessados devem, previamente, entrar em contato direto com o distribuidor Delphi de sua região. Até o momento, quatro treinamentos já estão agendados até o fim do ano:

De 02 e 03 de outubro
Bombas DP150 – Distribuidor Bodipasa – SP, em Cotia - SP

De 08 a 11 de outubro
Bombas DP203/210 – Distribuidor Gazzoni – SP, em Cotia - SP

De 15 a 19 de outubro
Bombas DP203/210 – Distribuidor Bodipasa – PR, em Curitiba - PR

De 19 a 22 de novembro
Bombas DP150/210 – Distribuidor Beux – MT, em Primavera do Leste - MT

As datas dos treinamentos podem ser alteradas sem aviso prévio. Os interessados em fazer inscrições ou obter informações adicionais devem entrar em contato através do Delphi Atende, pelo telefone 0800 0118135.

A nova Hyundai

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Com o lançamento do compacto HB20, a marca inicia nova fase no Brasil, de forma independente (mas não totalmente) da Caoa

Alexandre Akashi



Este é um cenário no mínimo curioso. De um lado o importador, que desbravou o mercado e conquistou muitos adeptos, ao trazer para o país veículos de qualidade indiscutível a preços competitivos, porém sem dar devida atenção aos clientes quando o assunto é assistência técnica. De outro a dona da marca, que agora quer firmar raízes no Brasil e inicia ambicioso plano de ataque.

“Nosso objetivo é ser a montadora mais amada do Brasil”, resumiu o gerente geral de Pós-Vendas da Hyundai Motors do Brasil, Fernando Espírito Santo. O caminho é longo e eles sabem disso, pois os planos iniciaram em 2009, quando decidiram que era hora de ampliar o relacionamento com o cliente brasileiro.

Em 2010, os coreanos da Hyundai estiveram no Brasil para lançar o SUV ix35. Fizeram grande festa em Florianópolis (SC) e ouviram coisas que não devem ter agradado muito. Prometeram mudanças.

Na noite de ontem lançaram oficialmente o HB20, primeiro compacto popular da marca, que por uma questão de capacidade produtiva, não vai brigar de frente com os modelos mais baratos, mas, sim com os intermediários, na faixa acima de R$ 30 mil.

Nos três anos de desenvolvimento do HB20, tiveram carinho especial com o design do produto. Aprenderam que a compra de um veículo tem muito de emocional, e tal como em uma paquera, a aparência é a primeira percepção de valor. Assim, fizeram um carro bonito, de linhas fluidas e coerente aos demais modelos da marca.

Escolheram bem os motores, que têm bloco de alumínio e são importados da Coréia. O três-cilindros de 1.0l e 12v rende 80cv quando abastecido com etanol e não faz feio. Durante teste drive realizado na BR101, entre o hotel em Comandatuba e Ilhéus, mostrou ter bom fôlego apesar de sofrer um pouco nas ladeiras, tal como todo carro 1.0l. Mas passou pelo teste.

Da mesma forma, o quatro-cilindros 1.6l e 16v que rende 128cv demonstrou esperteza e boa aceleração, principalmente na versão com câmbio manual. Já a transmissão automática podia ser melhor; afinal ninguém merece em pleno século 21 uma caixa de quatro velocidades.

Mas o que surpreendeu de verdade foi o comportamento dinâmico do HB20, tanto o 1.0l quanto o 1.6l. Com rodas 14 polegadas calçadas com pneus 175/70, os modelos 1.0l tendem a sair um pouco de traseira, porém somente quando se chega ao limite, mas nada impossível de controlar.

Já os 1.6l testados contavam com Pack opcional Premuim, com rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/60. Nessa configuração, o conjunto powertrain-suspensão-pneus demonstraram afinidade que há tempos a indústria automotiva brasileira devia aos consumidores. E isso porque ainda pode melhorar.

Os anos de desenvolvimento do HB20 valeram a pena. Este é um carro bem equilibrado e que dá prazer em dirigir. Não é perfeito, mas tem bons predicados. Uma das melhorias que a Hyundai pode pensar em aplicar no futuro próximo é a substituição da direção hidráulica pela assistência elétrica, pois a atual está muito leve em alta velocidade. O nível de amortecimento está bom, mas poderia ser um pouco mais rígido, coisa de 10%, o que não prejudicaria tanto o conforto, mas se ganharia em estabilidade.

Confusão
O produto tem muito futuro, e agora a briga é pela marca, e ai teremos confusão, com certeza. Assim alguns esclarecimentos devem ser feitos:

- 1º: Hyundai Motor Brasil (HMB) e Hyundai Caoa são duas empresas distintas e independentes;
- 2º: Nas concessionárias HMB somente serão vendidos os HB20 e futuros lançamentos da Hyundai, que serão produzidos em Piracicaba (SP);
- 3º: Nas concessionárias Hyundai Caoa serão vendidos todos os modelos importados e os montados na planta de Catalão;
- 4º: Haverá concessionárias HMB da Caoa, mas nestas somente serão vendidos os HB20 e futuros lançamentos da HMB;
-5º: As concessionárias HMB tem pórtico azul, e as Caoa, cinza
- 5º: O pós-vendas é unificado – tanto as concessionárias HMB quanto as Caoa prestarão assistência técnica para o HB20, assim como os donos de carros importados podem ir a uma concessionária HMB para fazer revisão.

Moral da história: a Caoa tem a chance de se livrar do que mais detestam, que é prestar assistência técnica aos clientes. E, por outro lado, os clientes têm a chance de receber um tratamento mais digno, porém é preciso lembrar que para os importados, quem traz as peças de reposição é a Caoa, e não a HMB. Assim, Caoa tem a faca e o queijo na mão, por enquanto.

Torço muito para que os coreanos da Hyundai consigam realizar todos os planos anunciados nesta manhã, pois quem ganha com isso é o cliente, o dono do carro. O HB20 tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem. Apesar de parte do aço ser importado, 99% das peças de lataria são estampados no Brasil.

As revisões ocorrem a cada 10 mil quilômetros e para manter a garantia é preciso fazer todas em concessionária. Prometeram transparência ao consumidor, algo que até hoje nunca foi muito claro. A mão de obra custa R$ 150 a hora, para qualquer tipo de serviço em toda rede HMB, que já conta com 156 propostas em análise. Em outubro são 120 casas e para maio de 2013 prometem 200.

A nova Hyundai quer conquistar o motorista brasileiro e ataca por todos os lados. O HB20 tem meu voto de confiança, algo que raramente acontece com modelos populares. Mesmo o motor 1.0l é valente. Só faltou um preço de aquisição mais arrasador, para quebrar a banca de uma vez por todas. Mas acredito que mesmo com os anunciados, haverá fila de espera.

Versões e preços
HB20 1.0 Comfort – R$ 31.995
Ar-condicionado, airbag frontal duplo, supervision cluster, computador de bordo, direção hidráulica, bolsa porta-revistas atrás de cada banco dianteiro, gaveta sob o banco do motorista, console centra com porta-objetos e porta-garrafas, ajuste de altura do banco do motorista, espelho cortesia para o passageiro e do motorista com porta-cartão, preparação de som, fixação Isofix, spoiler, faróis de mascara negra – opcional: áudio Hyundai (radio, dc, mp3, aux, iPod e USB protegida por tampa retrátil – R$ 995

HB20 1.0l Comfort Plus – R$ 33.995
Todos os itens do 1.0l Comfort mais chave estilo canivete com comando de abertura e fechamento das portas e botão pânico, travamento automático das portas a 15km/h e sistema com sensor de destravamento das portas em caso de acidentes, vidros elétricos nas quatro portas e one-touch (descida) para motorista, alarme perimétrico, desembaçador traseiro, revestimento em tecido nas portas dianteiras – opcional: áudio Hyundai – R$ 995

HB20 1.0l Comfort Style – R$ 37.995
Todos os itens do 1.0l Comfort Plus mais rodas de liga leve aro 14, acabamento preto na coluna B, retrovisores elétricos na cor da carroceria com repetidores de seta, maçanetas externas na cor da carroceria, maçanetas internas metálicas e botão de alavanca de freio cromado, porta-óculos, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e profundidade, freios ABS com EBD, alça de segurança e gancho de paletó, áudio Hyundai.

HB20 1.6l Comfort – R$ 36.995
Todos os itens do Comfort 1.0l mais freios ABS com EBD, maçanetas externas na cor da carroceria, maçanetas internas metálicas e botão de alavanca de freio cromado, retrovisores externos na cor da carroceria – opcional: áudio Hyundai – R$ 995

HB20 1.6l Comfort Plus – R$ 38.995
Todos os itens do HB20 1.6l Comfort mais chave estilo canivete com comando de abertura e fechamento das portas e botão pânico, travamento automático das portas a 15km/h e sistema com sensor de destravamento das portas em caso de acidentes, vidros elétricos nas quatro portas e one-touch (descida) para motorista, alarme perimétrico, desembaçador traseiro, revestimento em tecido nas portas dianteiras – opcional: áudio Hyundai – R$ 995

HB20 1.6l Comfort Style – R$ 42.995
Todos os itens do HB20 1.6l Comfort mais rodas de liga leve aro 14, acabamento preto na coluna B, retrovisores elétricos na cor da carroceria com repetidores de seta, maçanetas externas na cor da carroceria, maçanetas internas metálicas e botão de alavanca de freio cromado, porta-óculos, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e profundidade, alça de segurança e gancho de paletó, áudio Hyundai.

HB20 1.6l Comfort Style AT – R$ 45.995
Todos os itens do HB20 1.6l Comfort Style mais cambio automático e apoio de braço no banco do motorista

HB20 1.6l Premuim – R$ 44.995
Todos os itens do HB20 1.6l Comfort Style mais rodas em liga leve de 15 polegadas, moldura prateada nos faróis, volante e manopla revestido em couro, interior em duas tonalidades (preto e cinza), acendimento automático dos faróis, alarme com sensor de presença, sensor de estacionamento, dois tweeters, bancos traseiros bipartidos (60/40)

HB20 1.6l Premuim AT – R$ 47.995
Todos os itens do HB20 1.6l Premuim mais cambio automático e apoio de braço no banco do motorista.
 

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