Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Velas de motocicletas também merecem atenção

sexta-feira, 26 de outubro de 2012


A fabricante de velas automotivas NGK orienta realizar verificação nas velas das motocicletas a cada 3.000 km. Isso porque o componente trabalha em condição severa de uso, de acordo com a NGK. A fabricante explica ainda que os motores são mais compactos fazendo com que as velas de ignição tenham dimensões reduzidas e grau térmico diferente, ou seja, a vela utilizada em motocicletas é “mais fria”. A rotação do motor destes veículos gira normalmente acima de 6 mil RPM e, na maioria das vezes, em rotações acima das utilizadas em automóveis.

A NGK recomenda que antes da aplicação da vela, o reparador consulte o catálogo de aplicação da NGK ou o Manual do fabricante já que as velas de ignição possuem características técnicas diferentes e são desenvolvidas especificamente para cada tipo de motor. A tabela de aplicação NGK pode ser baixada no site www.ngkntk.com.br ou solicitada no SAC 0800 197112.

Moto flex
O sistema bicombustível foi aprimorado mais recentemente para motocicletas, mas, assim como nos automóveis, traz a preocupação com a utilização em baixas temperaturas, principalmente por este tipo de veículo não possuir sistema de partida a frio, a NGK reforça a necessidade de velas de ignição em bom estado.

“Como a amperagem das baterias de motocicletas normalmente é menor, a insistência para ligar o veículo pode esgotar a bateria. Outro problema é um possível encharcamento da vela com combustível. Velas em bom estado podem evitar vários problemas como dificuldade na partida do veículo, alto consumo de combustível, irregularidades no funcionamento, falhas durante retomadas e aumento dos níveis de emissões de poluentes.”, esclarece Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives