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Farol Alto

SAE BRASIL mostra tecnologias do automóvel do futuro

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


Começa amanhã (2 de outubro), em São Paulo, o evento de tecnologia automotiva mais importante do hemisfério sul do planeta, o Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que este ano tem como tema central ‘A engenharia da mobilidade em mercados competitivos: soluções por meio de inovações tecnológicas’.

Com mais de 100 estandes, de 80 empresas automotivas, a mostra de engenharia traz uma infinidade de inovações. São tecnologias que visam oferecer mais conforto, conectividade e segurança para motoristas e passageiros, além da redução do consumo de combustível e baixa emissão de poluentes. A exposição fica aberta todos os dias para o público, das 12h às 20h. A entrada é gratuita. Veja as novidades que alguns expositores terão nos estandes:

AETHRA – expõe nova geração de tanques de combustível em chapas de aço com revestimento organometálico. Com desenvolvimento 100% nacional, os tanques totalmente ecológicos equipam carros exportados para a América do Sul e Europa. Atendem às normas PZEV e LEVII, da Califórnia (EUA) e a EURO 5 e EURO VI. A AETHRA fornece o sistema contemplando o reservatório de combustível completo e o tubo de enchimento em aço organometálico. Desta forma, o sistema é montado na linha final do cliente.

APPLUS IDIADA – apresenta protótipo E-Cabstar, veículo comercial elétrico de emissão zero e capacidade de 1,1 tonelada de carga. O carregamento completo da bateria é feito em 4 horas, com autonomia de 130 km e oito horas de uso urbano.

AVL – apresenta o FlowSonix ™Air, instrumento de medição bidirecional de vazão mássica do ar de admissão com rápido tempo de resposta, além de um otimizado processo de calibração e manutenção. Também expõe o MOVE, uma linha de equipamentos para aplicação a bordo do veículo desenvolvido para realizar medições de combustão, consumo de combustível e emissões gasosas e particulados. Está habilitado a atender as legislações a serem aplicadas futuramente no mercado brasileiro.

BASF – empresa expõe tecnologias de catalisadores para diferentes sistemas de pós-tratamento utilizados em motos, carros e veículos pesados. Os destaques são as inovações para motores a diesel, desenvolvidas para atender à legislação P7 do Proconve, como as tecnologias de catalisadores SCR (Selective Catalytic Reduction), DOC (Diesel Oxidation Catalysts), AMOX (Ammonia Oxidation) e CSF (Catalyzed Soot Filter).

BOSCH – Um dos destaques da Bosch é o Start Stop Avançado e Start Stop Coasting. O sistema Start Stop, que hoje equipa mais de 1,6 milhão de veículos na Europa, permite que o motor seja desligado automaticamente quando o carro encontra-se parado, com o câmbio em ponto morto, e o religa quando reconhece o desejo do motorista, através do acionamento do pedal de embreagem. Tudo isso sem a necessidade de acionar a chave de ignição. Dessa forma, a tecnologia pode reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2. Com o objetivo de desenvolver soluções para uma mobilidade mais econômica e que gere o menor impacto possível ao meio ambiente, a Bosch apresenta a evolução do sistema Start Stop. Agora é possível economizar combustível e reduzir as emissões de poluentes mesmo com o motor em funcionamento, com o Start Stop Avançado e Start Stop Coasting. Essas tecnologias proporcionam de 20% a 25% de economia de combustível e menos emissões de poluentes.

DELPHI – expõe sistema eletroeletrônico para acionamento de injetores aquecidos, de aquecimento dos bicos injetores durante a ignição do veículo. Os novos sistemas antecipam as exigências de novas regulamentações referentes ao controle de emissões na fase fria inicial de funcionamento do motor. Expõe o Crimpless, novo conceito de processo para junção de cabos automotivos multifilares a terminais metálicos; e o GDi, sistema de injeção direta de combustível que proporciona melhor eficiência na combustão, reduzindo as emissões e o consumo de combustível. Expõe o Mini Compressor Variável Compacto, com cinco pistões, que atende aplicações de espaço reduzido de montagem; com capacidade máxima de 100cm3; permite redução de 0,5 kg no peso total; e apresenta um consumo de combustível de 5% a 14% menor em relação ao compressor de deslocamento fixo. E também a Tecnologia Ultra Leve Delphi (composite case), que substitui as partes metálicas do chassi do rádio por composto plástico, reduzindo sua massa em até 30%. A apresenta o Injetor Diesel Multec 3, coletores de admissão,injetores aquecidos, cabos de alumínio, conexões e terminais para cabos de alumínio; e miniaturização em conexões e sistemas completos de ar-condicionado e arrefecimento de motor.

EDAG – expõe a terceira versão do EDAG Light Car Sharing, para o transporte da família. O veículo tem motor 100% elétrico, que atende à demanda do crescente mercado de “car sharing”: você pode locar o veículo, utilizando seu i-phone, buscá-lo no local estipulado e, após utilização, deixá-lo nos pontos de entrega. Além da diminuição das emissões atmosféricas, a proposta é de nova alternativa de transporte, em que o cidadão não precisa utilizar o próprio carro, porque pode facilmente fazer a locação e compartilhar o veículo com outros usuários. A modalidade tem ganhado muitos adeptos na Europa.

ELRINGKLINGER - apresenta conjunto de armazenamento de energia de carros elétricos ou híbridos denominado E-Mobilit; e também o sistema Fuel Cell Technology, células de carga para alta temperatura a ser aplicado como fonte de energia em motores elétricos de corrente alterada transformando energia de gás, etanol ou biodiesel em energia elétrica. Além disso, Filtros de Particulado Diesel revestidos com substância exclusiva, livres de metais pesados e preciosos, altamente catalítico com significante melhoria na redução de fuligens da aplicação, para sistema de pós-tratamento de gases, obrigatórios na nova lei de emissões Euro 5 ou Proconve P7 com tecnologia exclusiva no revestimento e melhora da eficiência.

FEV – apresenta o sistema VCR (taxa de compressão variável) de dois estágios, componente para motores que permite a variação geométrica da taxa de compressão em motores de combustão interna. Permite adequar a taxa de compressão ao combustível utilizado, o que permite melhor aproveitamento energético e até 8% de redução do consumo de combustível e menor emissão de poluentes. As características de misturas de combustível à base de etanol podem ser bem melhor exploradas do que no caso de motores convencionais. O sistema VCR de dois estágios está pronto para industrialização.

FIAT – expõe o Novo Fiat Punto, com sistema de segurança ESS (sinalizador de frenagem de emergência), iluminação de luzes de posição na lanterna por LEDs, Blue&Me com eco:Drive, novo câmbio Dualogic® Plus ― com a possibilidade de mudanças de marchas por borboletas posicionadas no volante — e o HSD (High Safety Drive) airbag duplo + freios ABS de série em todas as versões. Para a versão T-Jet, o Novo Punto traz ainda a novidade Seletor DNA ― Dinâmico, Normal e Autonomia ―, que permite ao motorista escolher o modo de condução. Também traz os motores 1.6 16V E.torQ, 1.8 16V E.torQ e 1.4 16V Turbo, que já fazem parte da linha atual, e agora passa a incorporar o motor Fire EVO 1.4 em sua linha 2013.

FORD - expõe o Novo EcoSport, primeiro veículo global da Ford criado no Brasil, na versão topo de linha Titanium, com motor 2.0 Flex de alumínio, de 147/141 cv com etanol e gasolina. O utilitário compacto é referência em dirigibilidade, segurança, conforto, economia de combustível e tecnologias de conectividade e assistência ao motorista. Equipado de série com direção elétrica, freios ABS e sistema multimídia SYNC com comandos de voz, oferece também seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa, ar-condicionado digital, abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, sensor de estacionamento e faróis com acendimento automático, entre outros itens.

FREUDENBERG-NOK – especializada no desenvolvimento e produção de retentores, o-rings, vedações hidráulicas e pneumáticas, apresenta novo conceito tecnológico para reduzir emissões dos veículos. Expõe a peça Levitex®, uma solução em desenvolvimento, com base num conceito de vedação dinâmica, cujo principal diferencial é o ganho de eficiência energética por meio da redução de atrito e consequente redução de emissões dos veículos.

GENERAL CABLE – líder global no desenvolvimento, fabricação e comercialização de cobre, alumínio, fios e cabos de fibra óptica para energia, indústria e mercado de comunicação, a empresa norte-americana expõe sua linha de cobre, alumínio, fios e cabos de fibra óptica para energia, indústria e mercado de comunicação, com aplicabilidade no setor automotivo; eletrônico, para cabos especiais; e cabos de baixa, média e alta voltagem. No estande, os produtos são expostos em forma e tamanho original, além de protótipos para demonstração.

GENERAL MOTORS DO BRASIL – expõe o Chevrolet Spin, com motor 1.8L EconoFlex. Apresenta excelente torque em baixas rotações, versatilidade, conforto e economia de combustível. Excelente desempenho devido ao alto torque durante toda faixa de rotação, baixo consumo de combustível e baixa manutenção. Trasmissão Automática GF6 - de 6 marchas, que também permite trocas manuais e mais suaves. Menor consumo de combustível. Suspensão Dianteira e Suspensão Traseira - Oferece o que há de melhor em conforto e segurança na cidade e na estrada, e um maior controle e segurança nas manobras. Painel de Instrumentos & Cluster - Painel de instrumentos funcional com cluster, painel central e storages de fácil acesso para o motorista. O cluster é digital e inclui computador de bordo com indicação do consumo médio de combustível, velocidade média, autonomia, relógio, hodômetro e indicação de marcha. Funcionalidade, conectividade e design no conceito Chevrolet de dual cockpit. Conceito de "upper glovebox" proporciona fácil acesso ao seu interior.

GKN DRIVELINE - líder mundial em sistemas e componentes de transmissão automotiva apresenta produtos dos quatro segmentos de atuação: CVJ, AWD, TransAxle, eDrive. Destaque para o diferencial de bloqueio eletrônico, sistema de transmissão automotiva que proporciona o benefício da distribuição de tração otimizada com o mínimo impacto no volume ocupado. Além disso, não necessita nenhuma lubrificação especial ou modificador de fricção e possui um mecanismo de bloqueio simples que pode ser combinado com qualquer diferencial de deslizamento limitado.

HARMAN – expõe uma tecnologia para smartphones que vai revolucionar a forma como as pessoas acessam a internet enquanto estão no trânsito, o AHAradio. O rádio interativo foi projetado para acessar serviços como boletins atualizados sobre o tráfego local, playlists de música de acordo com o gosto do usuário, GPS e até ouvir a atualização de status de amigos nas redes sociais. Estabelece conectividade com smartphones e integração aos sistemas multimídia desenvolvidos para os veículos fornecidos na região/país onde a tecnologia está disponível. O aplicativo estará disponível para teste no estande.

IQA – O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) participa com foco na certificação compulsória de componentes automotivos instituída pela portaria nº 301 de 21/07/2011 do Inmetro, que a partir de janeiro de 2013 exigirá o selo de qualidade para amortecedores, bombas de combustível (ciclo Otto), buzinas, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de pistão, bronzinas e lâmpadas automotivas comercializados no mercado de reposição. Focará também os treinamentos para a indústria automotiva, como os cursos sobre as normas VDA, que o IQA representa no Brasil e Argentina.

IVECO – lança a nova suspensão cabine IVECO “VERTIS”, que aumenta o conforto. Proporciona redução da transmissibilidade vibracional no domínio de média e alta frequências. Apresenta também o Daily GNV, veículo comercial leve para transporte de carga movido com motor ciclo Otto 3.0 litros alimentado a GNV ou biometano para distribuição e logística urbana. O veículo utiliza combustível alternativo ao diesel, conta com ruído e custo operacional reduzido comparado com o mesmo veículo diesel, e redução de poluentes. MOTOR F1C GNV, de 3.0 litros ciclo Otto alimentado a GNV ou Biometano. Para aplicação em veículos comerciais leves IVECO, conta com combustível alternativo ao diesel, ruído e custo operacional reduzido comparado com o mesmo motor diesel e redução de poluentes. TECTOR 170E20 GNV, veículo médio chassi cabine vocacionado para coleta urbana de resíduos sólidos movido com motor 6.0 litros ciclo Otto alimentado a GNV ou Biometano. Conta com combustível alternativo ao diesel, ruído e custo operacional reduzido comparado com o mesmo veículo diesel, transmissão automática, suspensão traseira reforçada e redução de poluentes.

JTEKT – apresenta o sistema de direção elétrico (C-EPS) do Nissan March, rolamento de cubo de roda de 3ª geração com ABS integrado (3HUB) e o CVJ (Constant Velocity Joint), todos lançamento no mercado. O sistema de direção elétrico (C-EPS) é montado com assistência elétrica na coluna, cuja função é reduzir o esforço para manobrar o veículo, trazendo mais conforto para a dirigibilidade. O cubo de roda é responsável pela rolagem das rodas do veículo. Nele é fixado o sensor do ABS, cujo sistema proporciona mais segurança ao veículo. O CVJ é uma peça responsável pela transferência de torque para as rodas.

MAGNETI MARELLI - apresenta as principais tendências em iluminação para os próximos anos, com foco em segurança, alta tecnologia e design. Por meio da unidade Automotive Lighting, a empresa oferece para a indústria nacional o LED de baixo custo, o LED DRL (Daytime Running Lights, iluminação diurna) e a lâmpada de xenon de 25 watts. Além de conhecer detalhes sobre o desenvolvimento de produtos da marca, os visitantes podem conferir a eficiência dos sistemas na prática. No estande a empresa montou uma câmara escura - simulando uma estrada, à noite, - para demonstração dos diferentes tipos de iluminação automotiva. A sistemista ainda reforça o compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras nos segmentos de Powertrain, Sistemas de Exaustão, Amortecedores, Suspensões e Infotainment Telemática, sempre em busca de produtos mais eficientes para um mercado automotivo cada vez mais exigente.

MELLING – Apresenta Bomba d’água elétrica auxiliar, para sistemas auxiliares de arrefecimento, desenvolvida para trabalhar em ambientes com temperaturas extremas (-40 a 150°C). Bomba customizada, construída com motor brushless e com eletrônica embarcada que suporta temperatura ambiente de -40° a 150°C. Bomba d’agua elétrica, utilizada para sistemas auxiliares de arrefecimento, desenvolvida para trabalhar em ambientes com temperaturas extremas. Possui controle de rotação e sistema de comunicação LIN/CAN/PWM, desenvolvida com motor de relutância variável (SR) e com eletrônica embarcada. SR é um motor de concepção robusta, caracterizado por não utilizar ímãs permanentes em sua fabricação, o que o torna adequado para trabalhos em altas temperaturas. Bomba d’agua com embreagem eletromagnética (second generation), para sistema de arrefecimento, com função de vazão zero controlada eletronicamente, para reduzir a fase fria do motor, diminuindo as emissões de CO2. Bomba eletronicamente operada, com baixo consumo de energia, em que o acoplamento ocorre por meio magnético.

MWM – expõe os motores MaxxForce 7.2H Euro V, MaxxForce 4.2I Tier 4 e como destaque o MaxxForce 3.2H Euro VI, desenvolvido com recentes tecnologias diesel, como os injetores centrais e verticais, o novo cabeçote 16 válvulas cross flow com comando único e o turbo de geometria variável Dual Axle, com comando eletrônico e roda de titânio, que proporciona maior durabilidade e robustez. Na versão Euro VI o modelo conta com o sistema EGR e a tecnologia NPF, combinação do catalisador SCR e DPF para atingir os patamares exigidos na redução da emissão de poluentes. O motor MaxxForce 3.2H pode ser aplicado em caminhões leves, veículos urbanos de carga, miniônibus, microônibus, picapes, SUV’s e vans.

NAPRO - representando a Sensor's Inc, a Napro Eletrônica, de Diadema, lança o equipamento SEMTECH ECOSTAR - Mobile Test Bench que faz medições de gases de escapamento de veículos em movimento (on board). É ideal para análises em tempo real dos gases e material particulado em gramas, diretamente do veículo em movimento, dispensando dinamômetro. Equipamento está em acordo com US EPA CFR 40.

NEUMAYER TEKFOR – lança a NT® SpiderNut e a NT® LightDiff. A NT® SpiderNut é uma porca com características autotravante para aplicação em pontas de eixo, rolamentos cônicos e como porca de roda central. Possui rápida fixação segura e precisa com ou sem aplicação de força axial no conjunto. Entre os diferencias estão segurança contra perda de torque, resistente a severas vibrações, impactos e cargas de choque, não tem limitações para o reuso, fácil manuseio na linha de montagem e em manutenções. Possibilita aplicações em locais com elevada temperatura de trabalho (acima de 120º C) e fornecimento de apenas um componente. A NT® LightDiff é um diferencial leve capaz de transferir torque e permitir diferenciação de rotação entre as rodas de carros de passeio com tração dianteira, traseira ou tração integral. Reduz peso e empacotamento do conjunto.

NORGREN – apresenta linha de válvulas para gerenciamento de fluídos em sistemas de powertrain. São produtos robustos e de extrema precisão, cujas qualidades já foram totalmente comprovadas pelos maiores fabricantes de veículos comerciais ao redor do mundo. As aplicações são das mais diversas, como controle do EGR, freio-motor, turbos wastegate, de duplo estágio, e VGT, retarder, dentre outras, sempre com os diferenciais de serem produtos customizados, que integram diversos componentes em um único produto, e garantem o controle preciso exigido para atendimento ao Proconve P7 e Euro 6.

NORMA GROUP – expõe linhas de ureia com aquecimento para sistemas de SCR (Selective Catalytic Reduction) – NORMAFLEX© Geração 2. São conectadas no tanque de uréia (lado frio) e ao sistema de exaustão (lado quente). Mesmo em temperaturas baixas no tanque, onde o aquecedor é necessário para descongelamento, altas temperaturas ocorrem no sistema de exaustão, surgindo conflito entre garantir um descongelamento adequado e ao mesmo tempo evitar sobreaquecimento na linha. O aquecimento é gerado por condutor em PA12 (dois fios internos), posicionado no centro do tubo, por toda a extensão, proporcionando um aquecimento direto no fluído. Através de um sensor posicionado no final da linha, quando se inicia o descongelamento, o sistema detecta a diferença de pressão desativando o sistema de aquecimento. A linha é aquecida com uma potência de 10W/m, sem necessidade de aquecimento no conector, totalizando um consumo de 40W. Comparada com outras linhas, apresenta redução de peso, tamanho e consumo de potência.

PROJETOS ESTUDANTIS SAE BRASIL – A SAE BRASIL expõe projetos vencedores, desenvolvidos e construídos por universitários para as competições estudantis promovidas pela instituição, um deles o carro Fórmula SAE, da equipe FEI, pentacampeã nacional e 8ª colocada em junho último na Fórmula SAE de Lincoln, Nebraska, EUA, melhor posição obtida até hoje pelo Brasil na competição da SAE INTERNATIONAL. O carro off-road Baja SAE da Escola Politécnica da USP, campeão da 18ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março deste ano; e um projeto de AeroDesign, do Instituto Federal Educacional de Ciências e Tecnologia de São Paulo, campeão na Classe Micro na 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada em outubro de 2011. Também um carro conceito Mileage desenvolvido por alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, que conquistaram a segunda colocação numa seleção de ‘papers’ de universitários no País, pelo Comitê Educação de Engenharia do Congresso.

ROBTEC – líder em prototipagem rápida na América Latina lança o ATOS Scanbox, equipamento de medição óptica automatizado que tem rápida operação e mais flexibilidade e confiabilidade. Com um robô acoplado, permite escaneamento preciso, mais facilidade e resultados mais concisos e rápidos. Executa medições repetitivas e pode ser utilizado junto à produção. Entre as novidades está o sensor da GOM, ATOS Triple Scan, desenvolvido para medição óptica 3D de alta resolução e uso em cenários de produção industrial, além de um robô com alcance ideal, cabeamento profissional e manual de usuário. Para operar a célula de inspeção e avaliar os dados é utilizado apenas o software GOM Inspect Professional. Agora com um ponto de contato para tudo. A mensuração de processos pode ser planejada rapidamente e de maneira fácil e programada sem roteiros convencionais. Permite o controle de robôs com simples “arrastar-e-soltar” e programação em ambiente off-line.

SABIC – A SABIC apresenta a linha de resinas termoplásticas: LEXANTM Glazing, que substitui o vidro em janelas de veículos. Promove a redução de até 50% do peso e aumento da eficiência energética e redução das emissões dos veículos; e a LEXANTM EXL, de policarbonato, que substitui o uso de ligas metálicas na fabricação de volantes para veículos. Ambas oferecem flexibilidade de design na elaboração de projetos e alta produtividade, pois as peças podem ser produzidas por injeção. A NORYLTM GTX substitui o uso de ligas metálicas na fabricação de paralamas em veículos. Promove redução de peso e permite a absorção de pequenos impactos e integração do processo de montagem e pintura em linha. A peça não precisa ser pintada separadamente e facilita a integração com entradas de ar e de sistemas de iluminação. A STAMAXTM substitui o uso de ligas metálicas na fabricação dos módulos frontais de veículos e promove a integração de peças, redução de peso e aumento da produtividade dos módulos frontais.

SKF – a empresa aposta na obrigatoriedade da utilização do sistema eletrônico de frenagem a partir de 2015 e o aumento do índice de nacionalização de peças a partir de janeiro próximo. No estante serão demonstrados rolamentos de rodas HBU com sensor para ABS integrado, encoder magnético para ABS integrado à vedação e também a segunda geração de rolamentos de rodas com tecnologia ABS integrada, produzido em Cajamar-SP. Além desses componentes, a companhia mostrará rolamentos de roda, câmbio, motor, suspensão e transmissão para linhas leve e pesada.

SAINT GOBAIN – expõe o para-brisa antiembaçante com visibilidade integral em dias de chuva ou de baixa temperatura ambiente. Possui duas lâminas de vidro e resistência elétrica de tungstênio com filamentos imperceptíveis a olho nu. Para-brisa acústico reduz entre 5 e 8 decibéis o nível de ruído do compartimento interno dos veículos. Neutraliza a transmissão para o interior do veículo os ruídos de baixa frequência gerados pelo motor e contato dos pneus com o solo, e de alta frequência, provocados pelo ambiente externo, como vento e chuva. Vidros Vênus Verdes para para-brisa com transparência luminosa de 75%, vidros das portas dianteiras com 70% e traseiros – a partir da coluna B – com 28%, de acordo com resolução do Contran. Proporciona proteção contra os raios ultravioletas, conforto interno pela redução da transmissão térmica e reduzem de 43% para apenas 15% os efeitos da radiação solar. Vidros laterais laminados contribuem para reduzir o nível de ruído interno, filtram 99,5%. Em caso de acidente, resistem de forma mais efetiva à penetração de objetos externos no habitáculo e reduzem a possibilidade de os ocupantes serem projetados para fora do carro. São mais resistentes a quebras e dificultam arrombamentos e furtos. Estatísticas da Saint-Gobain Sekurit indicam que os vidros laterais laminados reduzem de 27% para 2% o risco de fatalidade dos ocupantes de veículos em relação aos temperados em casos de acidentes. Por possuírem a camada intermediária de polímero resistente e elástico, complementam as funções dos sistemas de airbags funcionam como cortina de proteção e mantêm os ocupantes no interior do veículo, na ocorrência de impactos e capotamentos.

SCHAEFFLER - apresenta a Dupla Embreagem, que tem como objetivo aliar a redução do consumo de combustível alcançada nas transmissões manuais da atualidade e o conforto das transmissões automáticas, o Twin Tandem Hub, um novo conceito em cubo de roda, o Wheel Bearing with Face Spline, que proporciona uma considerável redução de peso no rolamento, o Tandem Ball Bearing, um modelo de rolamento que contribui para um sistema mais eficiente. Também será destaque o UniAir, um sistema totalmente variável de comando de válvulas, que reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 25%, o Diferencial Compacto, que oferece uma solução que combina baixo peso e custo benefício com notável redução de espaço e o VCP – Sistema de Válvula Variável, uma tecnologia inédita no mercado brasileiro, disponibilizado pela Schaeffler Brasil, que contribui com o processo de combustão, reduzindo perdas e, em consequência, melhora o rendimento. Outra novidade é o Revestimento da marca LuK, que proporciona economia de consumo de combustíveis e redução de emissão de poluentes.

SCHRADER – expõe um sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus (TPMS), que monitora em tempo real a temperatura e pressão dos pneus. O principal objetivo é reduzir o consumo de combustível, aumentar a vida útil do pneu e diminuir o risco de acidentes causados por pneus mal calibrados. O produto utiliza o sistema de medição direto, em que a pressão do pneu é avaliada diretamente da válvula.

SIEMENS – apresenta o Software NX, que integra processos CAD/CAE/CAM e PDM - melhorando a produtividade e o desempenho em todo o processo de produção - e com o programa de modelagem sólida de última geração Solid Edge. O gerenciador de processos Tecnomatix permite acesso a todos os processos da manufatura, fornecendo as informações necessárias para decisões rápidas e eficientes. Já a suíte Teamcenter reúne soluções de gerenciamento de ciclo de vida do produto (PLM) oferecendo dados para que o gestor encontre os melhores métodos, desde o planejamento, até o suporte para seus produtos.

SODECIA – expõe a nova geração de reservatório de combustível híbrido. O produto está em fase de testes de validação e homologação, com lançamento previsto para o 1º semestre de 2013. As principais funções são armazenar e acondicionar combustível; permitir o enchimento através da ligação à fonte exterior; permitir abastecimento ao motor. Utiliza materiais recicláveis e reutilizáveis; reduz o nível de poluentes emitidos, diminui o peso do veículo e consequentemente o consumo de combustível; e é resistente à corrosão atmosférica e aos combustíveis. Os principais diferenciais focam-se em objetivos que superem a média do mercado e cumpram os requisitos legais: nível de emissões evaporativas HC inferiores a 0,015 g/dia; reciclabilidade de 100% em massa; peso específico relativo é inferior a 0,045 Kg/dm2; resistência à corrosão atmosférica superior a 2000 h.

SSAB - A multinacional sueca SSAB, líder mundial na fabricação de aços de alta resistência, expõe sua linha de produtos Docol – considerado o aço mais resistente do mundo - disponíveis no mercado brasileiro. Além disso, o destaque ficará por conta da apresentação de uma espécie de kart construído por alunos de Engenharia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) com aço Docol. Trata-se de um modelo do projeto das chamadas gaiolas do veículo Baja SAE, desenvolvidas com aço Docol, pelos alunos gaúchos. O carro participará da Competição Baja SAE BRASIL Etapa Sul, disputado por estudantes de Engenharia de toda a região Sul do País.

STÄUBLI – apresenta áreas de Connectors e Robotics, como o Tool Changer para Robô, ou trocador de ferramentas para robô. É um sistema mecatrônico que viabiliza a utilização de várias ferramentas por cada robô, aumentando sua utilização e versatilidade. Atende as mais diversas normas de distintos clientes mudando-se apenas seus módulos periféricos. Apesar das exigências em eletrônica, o produto tem grande simplicidade na manutenção; e o Sistema Multi Conexão (MCS), ou seja, placas de multiacoplamento, que permitem conectar e transferir vários fluidos, sinais, potência, e mesmo material entre dois equipamentos. Desta forma, com um único movimento de acoplamento pode-se alimentar um sistema em questão de segundos com as energias que ele necessita para funcionar e de forma automática.

VICTREX – apresenta polímeros VICTREX® PEEK, APTIV® filme, VICTREX Pipes™, VICOTE® revestimentos VICTREX PEEK para compósitos. Os polímeros VICTREX PEEK são termoplásticos de alto desempenho que apresentam estabilidade em alta temperatura. São inerentemente retardante de chama e fornecem excelente resistência mecânica, ao desgaste e resistencia química em ambientes agressivos. A leveza dos polímeros PEEK são uma solução de substituição de metal que pode oferecer até 80% na redução de peso para ajudar a melhorar a economia de combustível, menos emissões, minimizar as perdas por atrito e aumentar a eficiência de montagem. Será possível conferir no estande peças de amostra e protótipos.

VISTEON e 3M - pela primeira vez no Brasil, o Growth Market Car, um veículo de demonstração com tecnologias e aplicações inovadoras de alta qualidade, para mercados em crescimento. O design modular, com componentes e sistemas que podem ser adaptados e personalizados com base na preferência do consumidor e na relação custo-benefício. O veículo foi desenvolvido pela Visteon em colaboração com a 3M. Traz um sistema de ar-condicionado compacto e leve que contribui para otimização de espaço e oferece maior eficiência. Painel de controle escalonável e modular integrado de controles, que reúne as funções de áudio, informação e climatização em um único design harmonioso. E, ainda, painel de instrumentos modular, que permite ampliar o espaço interno e com flexibilidade de personalização.

VOLKSWAGEN - expõe os modelos recém-lançados Fox BlueMotion e Novo Gol BlueMotion Techonology. O Novo Gol adota o novo motor 1.0l TEC (Tecnologia para Economia de Combustível) e pneus “verdes”, com menor resistência ao rolamento, reduzindo o consumo em até 8%. Além disso, sua nova arquitetura eletrônica permite a instalação de equipamentos inéditos como o ECO Comfort, que orienta o motorista a dirigir de forma econômica. O modelo também inova ao forrar os bancos com fibras recicladas de garrafas PET. O Fox 1.6l BlueMotion também adota os pneus “verdes”, além de alterações de design para melhorar a eficiência aerodinâmica, proporcionando uma redução no consumo de até 10%.

ZEN – expõe a Polia Z-VIB (OAD – Overrunning Alternator Decoupler), com funções roda-livre e de amortecimento das vibrações do motor de combustão. A polia permite o “ajuste fino” do sistema da correia de acessórios do motor (FEAD) e a redução de vibrações e ruído, aumentando a vida útil do tensionador e da própria correia. O produto oferece a possibilidade de trabalhar com a calibração do motor de combustão interna com mais liberdade para atingir os requisitos de emissões e desempenho, além de possibilitar uso de alternadores de maior capacidade. A Z-VIB (OAD) dispensa aço tratado termicamente ao fazer uso de uma polia de menor custo e possível de ser fabricada em material mais leve, com sistema de vedação de graxa mais eficiente do que no projeto concorrente; dispensa retentor especial; e possui projeto otimizado com maior resistência mecânica da mola de torção.    

QUANDO E ONDE:
21º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade
2 a 4 de outubro de 2012 - das 8h30 às 20h30
Expo Center Norte/Pavilhão Vermelho - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo
O acesso aos painéis e exposição é gratuito com exceção às sessões técnicas

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