Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Calibrar pneus faz bem para o amortecedor

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Conduzir um automóvel com pneus sem a calibragem correta pode acelerar o processo de desgaste dos amortecedores, de acordo com a Monroe. Ao passar por uma via irregular, os pneus são os primeiros componentes da suspensão a absorver os impactos e oscilações, transmitindo esses movimentos à suspensão. Desta forma, se os pneus estiverem desgastados ou descalibrados, haverá uma alteração significativa no repasse desses comportamentos ao amortecedor, sobrecarregando a peça.

“Se descalibrados, os pneus transmitirão para a suspensão do veículo movimentos exagerados, assim quanto pior as condições de rodagem, maior será a corrosão do amortecedor”, esclarece o coordenador de Treinamento da Monroe no Brasil, Juliano Caretta. “A recomendação é que os pneus, bem como os amortecedores, sejam verificados no ato do rodízio, a cada 5.000 km ou conforme especificações do fabricante”, conclui.

Para garantir que os amortecedores não sofram desgaste por conta do mau uso do pneu, verifique se o mesmo é compatível com o veículo, conferindo o desenho da banda, o índice de carga e velocidade. É importante ressaltar que nunca devem ser usados pneus de medidas diferentes no mesmo veículo e o ideal é que os quatro sejam da mesma marca. Além disso, faça regularmente o balanceamento e alinhamento, e semanalmente, confira a calibragem dos pneus.

Revisão
A principal função do amortecedor é manter o contato permanente entre os pneus e o solo. Amortecedores danificados provocam o desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos irregulares, oferecendo riscos para os ocupantes do veículo. Por isso, a Monroe aconselha a verificação dos amortecedores e do sistema de suspensão a cada 40.000 quilômetros ou conforme especificações do fabricante.

Um comentário

  1. Boa dica, amigo! Já tive vários problemas assim e já tive que comprar pneu muitas vezes e trocar por conta disso.
    Abs

    ResponderExcluir

 

Most Reading

Archives