Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

A importância Brasil

quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Boletim 34/2012 – 31 de outubro

Alexandre Akashi

A Mercedes-Benz SLS GT3 45th Anniversary

Antes de começar o boletim desta semana, quero lembrar que até o final da tarde de hoje ocorre a promoção do Reparador no Salão, em que sortearemos um par de ingressos para o Salão do Automóvel, válido para esta sexta-feira, dia 2. Acesse a fan page do Reparador OnLine no Facebook, curta e compartilhe o post da promoção e concorra! Você pode aumente suas chances de ganhar marcando como comentário um amigo que também gostaria de participar da promoção. O sorteio ocorre logo mais, às 16h.

Mas vamos ao que interessa. Apesar de esta edição do Salão do Automóvel ter ficado desfalcada por alguns superesportivos mais populares, como Ferrari, Lamborghini, Maresati, Bugatti entre outros, as montadoras que participaram do evento mostraram esmero ao apresentar para o consumidor algumas máquinas exclusivas.
Interior da SLS GT3: nada de luxo

Se por um lado os importadores oficiais de algumas marcas decidiram que não havia sentido investir em evento que raramente traz retorno em vendas, ainda mais agora que o importado ficou mais caro por causa do aumento do IPI, por outro este foi um salão de avant-première, uma vez que o Brasil já ocupa a quarta posição no ranking dos mercados automotivos mundiais.

Então, é assim. Se lá fora as vendas estão estagnadas, vamos mostrar as novidades no Brasil. A primeira a impressionar foi a Mercedes-Benz, que durante semanas divulgou a versão exclusiva da SLS GT3 45th Anniversary, e decidiu que o modelo seria visto pelo público pela primeira vez no Brasil. Dito e feito. O carro, que na verdade é uma versão de corrida especialmente preparado para as pistas, terá apenas 5 unidades produzidas. A que está no Salão, já tem dono e não vai sair do País. Além do superesportivo, a marca apresentou a nova Classe B, monovolume que chega oficialmente, com motor 1.6l turbo de 156 cv e 250 Nm de torque, e cambio automático de 7 velocidades.

O Volkswagen Tigun
Outra marca a apresentar uma novidade global foi a Volkswagen, que apesar de ter derrapado ao não lançar o up! (somente trouxe uma versão conceito, batizada de GT up), mostrou o Taigun, que será um SUV compacto, e deverá ser fabricado e comercializado no Brasil com data de estreia prevista para 2014. O protótipo exposto no estande conta com motor três-cilindros 1.0l TSI que rende até 110cv e consumo aproximado de 22,2 km/l de gasolina.

A Ford também fez estria mundial da reestilização do New Fiesta Sedan, que agora conta com grade dianteira em formato trapezoidal, novos faróis e capô com linhas esculpidas, além de nova tampa do porta-malas e lanternas de grande efeito visual. Lembrou um carro da década de 1990, o Ford Taurus, mas acredito que semelhanças são meras coincidências.

Além do New Fiesta Sedan, a marca aproveita o salão para mostrar ao consumidor o novo Fusion, que a partir do ano que vem perde o motor V6 para um 2.0l quatro-cilindros de injeção direta e turbo que rende 250 cv. O novo motor Ecoboost é menor, mais potente e econômico, e promete agradar a gregos e troianos. Tomara que não tarde a trazer toda gama de Ecoboost para o Brasil, e deixe finalmente de produzir o antigo Rocam, em Taubaté.

Carros dos sonhos
Audi R8 GT Spyder
As demais marcas trouxeram alguns carros dos sonhos, sendo que a mais legal para o público foi sem dúvidas a Audi, que proporciona o test drive dos modelos R8 GT Spyder, S5, R8 Spyder e TTS. O R8 GT Spyder é uma série limitada. Serão produzidos apenas 333 carros, sendo que dois vem para o Brasil, por R$ 1,2 milhão. Conta com motor V10 de 560 cv e câmbio R tronic de 6 velocidades.

O destaque da Dodge foi o superesportivo SRT Viper GTS, o mais cobiçado dos Dodges. Com motor aspirado de alumínio feito à mão V10 de 8,4 litros, despeja 648 cv de potência e nada menos do que 82,9 mkgf de torque nas duas rodas traseiras. O importador oficial não tem planos de trazer o modelo para o Brasil, infelizmente.

Quem também chegou com impacto foi a Lexus, marca de luxo da Toyota, que apresentou o LFA, modelo que terá fabricação limitada a 500 unidades, conta com motor V10 de 560 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge velocidade máxima de 325 km/h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives