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Farol Alto

20 dicas para evitar contaminação do Diesel

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Motor Diesel apesar de ser robusto também sofre com combustível de má qualidade


O Diesel contaminado é uma das principais causas do desgaste prematuro de componentes do sistema de injeção. Por isso, é preciso ter cuidado com o que entra no tanque. "Os contaminantes mais comuns do Diesel são a água, as micropartículas e o uso indevido de combustível misturado" avalia o engenheiro de assistência técnica da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch, Daniel Lovizao.

Origens
Água no combustível:
- Na condensação dentro de tanques, devido à variação de temperatura. Este processo pode ocorrer no armazenamento e no uso;
- Na utilização de combustível de qualidade não reconhecida, com potencial presença de água;
- Na limpeza imprópria de tanques de transportes e armazenamento, deixando água em seu interior.

Micropartículas:
- Quando entram no sistema por meio de tampas mal vedadas ou respiros sempre aberto. Isso pode ocorrer no armazenamento e no uso;
- No uso de filtros inadequados ou saturados, que já não impedem mais a entrada de micropartículas abrasivas;
- Na utilização de tanques de transporte e armazenamento corroídos e enferrujados, contaminados com pó.

Misturas:
- Na utilização de um nível de mistura de biodiesel maior que o permitido pela legislação do país ou combustível de qualidade não reconhecida;
- Na mistura com produtos não recomendados, como por exemplo, metanol, querosene, entre outros.

Dicas
Para evitar a contaminação e impedir que o funcionamento do veículo seja prejudicado pelo Diesel contaminado, a Bosch dá algumas dicas essenciais:
1.       Mantenha o tanque cheio à noite;
2.       Faça a drenagem diariamente, antes da primeira utilização do veículo;
3.       Alguns tanques de combustível possuem recipiente separador de água, que devem ser limpos uma vez por mês;
4.       Realize a revisão dentro do período especificado pelo fabricante;
5.       Limpe o tanque de combustível a cada ano, fazendo sua troca a cada três anos;
6.       Troque o tanque quando ele estiver enferrujado ou com qualquer outro dano;
7.       Nos sistemas em que houver filtro com sedimentador, este deve ser retirado periodicamente para limpeza e análise do combustível;
8.       Os filtros Diesel devem ser trocados de acordo com a indicação do fabricante do veículo. "Os veículos que transitam por estradas de terra deverão trocar os filtros com maior freqüência", alerta o engenheiro da Bosch.
9.       No caso de troca de filtro, utilize somente produtos de qualidade, pois são os únicos com capacidade de filtragem exigida pelo fabricante. "Os filtros devem ser trocados e não lavados e reutilizados", lembra Daniel Lovizaro.
10.   Combustíveis com aditivos devem ser originados somente das refinarias. No caso de combustíveis misturados ou combinados, estes deverão ser usados somente segundo as normas de cada país;
11.   A mistura de biodiesel requer os mesmos cuidados em relação à contaminação que o Diesel;
12.   Complete o tanque somente em postos de confiança e de qualidade;
13.   No abastecimento, vede corretamente a boca do tanque e o encaixe de marcador de nível;
14.   Durante o armazenamento nos tanques de Diesel, drene-o diariamente para evitar acúmulo de água;
15.   Em tanques de armazenamento, deixe uma pequena inclinação na direção contrária ao abastecimento para que a água condensada seja drenada. "Eliminar a água evita também a formação de micro-organismos", avisa Lovizaro.
16.   Em tanques de armazenamento não utilize ligas metálicas que contenham cobre, como latão e bronze, pois elas aceleram a formação de impurezas
17.   O tanque de armazenamento deve estar bem vedado para impedir a entrada de água e partículas;
18.   Não armazene o Diesel por muito tempo, pois isso favorece seu envelhecimento. O enferrujamento natural pode formar sedimentos que obstruem os filtros;
19.   Não exponha o Diesel armazenado a temperaturas muito altas, pois isso facilita seu envelhecimento e sedimentação;
20.   A limpeza do tanque de armazenamento deve ocorrer a cada dois anos, no máximo.

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