Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Controlar sem segredos

terça-feira, 11 de setembro de 2012


O número de reprovações de veículos na inspeção ambiental veicular realizada na cidade de São Paulo tem diminuído, de acordo com estatísticas da Controlar, empresa contratada pela cidade para realizar os testes de emissões.

De 2010 para julho de 2012, as reprovações de automóveis reduziram de 24,8% para 17,7%, enquanto nas motocicletas o índice diminuiu de 35,5% para 24%. “Maior conhecimento do mecânico levou a este resultado”, afirma o gerente de engenharia da empresa, Luiz Vicente de Mello.

A empresa informa que nos próximos meses deve lançar um treinamento técnico para mecânicos. Por enquanto, realiza palestras para apresentar um check-list, contendo diversos pontos de checagem, desde detalhes simples, como placas limpas e tarjeta de São Paulo, cor do veículo igual na documentação, abertura do capô em ordem, até itens como mangueiras, sistema de admissão de ar (filtro, dutos, caixa), vazamentos aparentes de fluidos, sistema de escapamento e, finalmente, funcionamento do motor.

Para o presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, a iniciativa é válida. “Conhecendo as regras e fazendo o passo a passo do check-list a possibilidade de aprovação do veí culo é muito maior na inspeção”, comenta.

Porém Fiola defende que os profissionais do setor da reparação de veículos se capacitem constantemente para acompanhar a evolução tecnológica veicular. Para tanto, o sindicato desenvolve o Projeto Educação Continuada, com palestras técnicas gratuitas para promover o aperfeiçoamento dos colaboradores do setor, bem como parcerias com fabricantes de autopeças e equipamentos pelo programa “Empresa Amiga da Oficina” e convênios com o Senai Ipiranga e outras instituições que oferecem descontos aos associados para se reciclarem em diversos cursos.

Conscientização
Para o presidente do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) e Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, os dados mostram que o motorista está mais preocupado com a manutenção do veículo, justamente por causa da inspeção ambiental na cidade de São Paulo, o que também exige aperfeiçoamento e capacitação permanentes das oficinas. Para auxiliar o dono do carro na escolha de oficinas especializadas neste serviço, o Sindirepa-SP dispõe do Programa de Seleção de Oficinas para Atendimento Pré e Pós-Inspeção Veicular Ambiental em Veículos/Motocicletas do Ciclo Otto e Ciclo Diesel. A relação das empresas está disponível para consulta do consumidor no site: www.sindirepa-sp.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives