Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Baterias automotivas ganham selo Inmetro

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


A partir de junho de 2013, todos os fabricantes e importadores de baterias automotivas de chumbo-ácido deverão obrigatoriamente certificar o produto junto ao Inmetro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 18 de junho, que validou a Portaria Inmetro nº 299, de 14 de junho de 2012.

A medida vale tanto para montadoras quanto o mercado de reposição, inclusive para veículos com produção descontinuada. Os distribuidores têm até dezembro de 2013 para zerar estoques de baterias sem certificação, e o comércio varejista, até junho de 2014.

Devem ser certificadas as baterias ou acumuladores elétricos chumbo-ácido, limitadas à tensão nominal de 12 Volts e destinadas ao uso em veículos rodoviários automotores como automóveis de passeio, veículos comerciais leves e pesados, tratores, ônibus, micro-ônibus, motocicletas e quadriciclos.

Estão isentos baterias destinadas especificamente para uso em motores náuticos, aeronáuticos e em sistemas estacionários, como centrais de iluminação de emergência, no-breaks, sistemas de energia fotovoltaico e estações de transmissão de telefonia ou similares, que sejam regulamentados pela Agência Nacional de Telecomunicações.

12 comentários

  1. ATÉ QUE ENFIM O INMETRO RESOLVEU COLOCAR ORDEM NA CASA, POIS OS FABRICANTES SÓ ESTÃO FAZENDO "LIXO" PARA O CONSUMIDOR. MAS ISSO SÓ ACONTECEU PORQUE AS GRANDES INDÚSTRIAS SOFREM CONCORRENCIA DESLEAL COM AS PEQUENAS INDUSTRIAS. NAO VEJO A HORA DESSE LEI ENTRAR EM VIGOR...DE OLHO NELES INMETRO.

    ResponderExcluir
  2. maravilha!!!!
    quem trabalha sério não terá dificuldade em se adequar.
    agora, as boquitas, fundos de quintal e importadas meia boca, irão vazar do mapa.
    vai dar uma limpada no mercado.
    se DEUS quiser!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. acho que isso e balela mais um meio de tirar dinheiro das industris de baterias cendo qoe cada hamperagen valerar 120.000 mil reais

    ResponderExcluir
  4. acho que o primeiro comentario e de um funcionario da moura ou heliar

    ResponderExcluir
  5. acho que é muito bom pois essas fabricas que fazian uma baterias de 36ah em caixa de 60ah vai acabar...oba..

    ResponderExcluir
  6. acho fundamental o inmetro cair em cima desses fabricantes de fundo de quintal,pois assim poderemos trabalhar mais tranquilo .[tem muitos fndos de quintal por ai, vai fechar tudo.]

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem, os fabricantes vão começar a respeitar o que colocam no rótulo das baterias que fabricam. Mas e depois que ganham a certificação do INMETRO? Quem vai fiscalizar periodicamente se estão mantendo a qualidade e fidelidade naquilo que dizem???

    ResponderExcluir
  8. Acredito que nesse pais de corruptos vai se dar rapidamente um jeitinho e que esse selo so vai formar um monopolio que vao aumentar em muito os precos e quem pagara seram os consumidores

    ResponderExcluir
  9. Acho que será bom, pois existem diversas marcas , que nao fornecem produtos bons ao seu consumidor final, tenho uma ajax em meu veiculo, a 03 anos ohhh bateria boa

    ResponderExcluir
  10. Tudo balela! Desde que iniciou até hoje, tudo continua a mesma coisa, exceto pelos altos custos impostos aos fabricantes para contratar certificadoras e para fazer ensaios. Não há fiscalização. Os fabricantes fazem amostras que nada têm em comum com as baterias que vendem no mercado e registram suas marcas no INMETRO, mas continuam "vendendo gato por lebre"... mas um jeitinho brasileiro de enganar e ser enganado!

    ResponderExcluir

 

Most Reading

Archives