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Farol Alto

Acompanhe as curvas de torque e potência do Hyundai HB20

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


O leitor Daniel Amorim enviou o seguinte comentário a respeito da matéria A nova Hyundai, em que apresentamos o HB20: “Modelo 1.6 possui torque de 16,7Kgfm à 5000rpm. A Hyundai diz que o motor possui controle de válvulas variável, ok... Só que para andar na cidade eu não quero e nem preciso subir a rotação até 5.000 rpm. Então me respondam, qual é o Torque desse carro quando o motor está entre 2.000/3.000 rpm, que é o giro que mais se usa na cidade? Afinal, não adianta me dizer que a potência é 128cv à 6.000...”

Obrigado, Daniel, pelo comentário. Questionamos a Hyundai que nos encaminhou as curvas de torque e potência dos dois motores, 1.0l e 1.6l, tanto quando abastecidos com etanol quanto gasolina.

Podemos observar pelos gráficos que na rotação entre 2.000 e 3.000 rpm os motores coreanos operam com 80% a 90% do torque máximo. Assim, apesar de o pico de força ser atingido apenas a 5.000 rpm, em rotações mais baixas já há uma boa disponibilidade de força. 

50 comentários

  1. Obrigado pessoal do REPARADOR On Line! Show de bola a atenção de vocês! Assim dá pra comparar VW GOL G5 e HB20, principalmente nos modelos 1.6 de ambas as montadoras. Resumo da minha opinião: 1)Gol + leve que o HB20, são 961Kg contra 1000Kg da Hyndai. 2)Os 80% à 90% do Torque máximo entre 2000-3000 rpm do HB não superam os 15,6Kgfm do VW nesta faixa de rotação. 3)Devido ao item 2, o Gol possui uma melhor capacidade de "ESTICAR" melhor que o HB20 em pequenos espaços onde a velocidade máxima fique entre 65km/h à uns 85Km/h. Essa vantagem do VW fica mais evidente se houver LADEIRA! 4)A vantagem do HB existe! E essa parece ser na hora do teste do 0-100Km/h. Segunda o site carrosnaweb o HB20 é 0,5 segundo mais rápido que o Gol para chegar aos 100Km/h e o curioso é que o mesmo site anuncia uma velocidade final para o VW de 190Km/h e para o HB20 de 188Km/h! 5) O Coeficiente Aerodinâmico (Cx) do GOL é = 0,34. Qual é do HB20? 6) Gostaria de ver uma matéria comparativa entre esses 2 carros nas condições reais de trânsito do Brasil, com testes de aceleração em ladeira, aceleração em espaços curtos (100m à 200m). E, quem sabe, uma disputa em Interlagos para ver quem faz o melhor tempo! Seria sensacional! Obrigado mais uma vez, amigos! ABraço!

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    1. Vejam os dados nas páginas abaixo: (utilizando mesma metodologia)

      http://quatrorodas.abril.com.br/galerias/imagens/636_hb20_tx.jpg
      http://quatrorodas.abril.com.br/imagem/580/gol/ficha.gif

      O torque maior em baixa rotação leva vantagem na retomada de 40 a 80, mas só isto, agora ...

      Vel. máxima:
      gol=164km/h
      hb20=188km/h
      104 x 128 cv! Não existe milagre!!

      É só dirigir os dois e comprovar!

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    2. Pois então... 40 a 80 é justamente a faixa de velocidade que vc usa na cidade. Quantas vezes vc andará a 188 Km/h na cidade? E tem mais.. essa velocidade máxima é de qual Gol? 1.0? Na imigrantes eu já fiz Gol 1.0 2012 (76cv) chegar, pelo menos no ponteiro... a 160km/h. Tenho a Saveiro 1.6 2012, mesmo motor do Gol 1.6. Vou te dizer, o carro é ágil pra caramba na cidade. Não testei na estrada. Mas, numa avenida aqui em Santos, dei uma puxada com a Saveiroza.. e a danada chegou a 130Km/h (ponteiro) em terceira... Os dados do manual do proprietário acusa velocidade máxima da Saveiro na casa dos 178 Km/h. Acho que o site carros na Web diz a verdade sobre o Gol 1.6, dando-lhe final de 190Km/h. Quando eu testar a Saveiro na estrada, eu digo pra vc quanto foi de final. Vale lembrar que o Torque do VW 1.6 8 válvulas (comando simples) já é de 11,5Kgfm em 950rpm (que é quando vc, apenas, toca o acelerador). Agora... o HB 20 eu nunca andei... eu assisti um vídeo que eu achei ele esperto, inclusive na largada, ganhando de um 308 (156cv) na arrancada (Peugeot é muito pesado e o CVVT do HB20 é mais eficiente do que do Peugeot).

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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    4. Na verdade o novo gol 1.6 nao acompanha o hb20 que anda como carros de litragem maior,só para vc ter ideia é o mesmo motor do novo i30 de 70 mil r$, o motor do gol 1.6 morre próximo dos 4000 giros, só anda bem em baixas rotações, mas ainda assim anda bem até ali, o gol faz 0 a 100 em mais de 11s enquanto o hb20 varia de 10s baixos a pouco menos de 10s, depende da revista.
      Outros pontos á pensar que apenas a potência define o desempenho, o torque é importante, e além disso o hb20 tem comando variável que faz tanto o torque quanto potência máxima serem mais planos, então a 5000rpm é bem possível que o march que é o 1.6 com menas potência que o hb20 ainda seja mais potente do que o gol no seu pico máximo, mas para saber só tendo acesso à uma curva de potência e torque.
      O motor do gol é arcaico, é o mesmo ap sendo repaginado indefinidamente e sempre mostrando as mesmas características, ruído e péssimo desempenho em alta.

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    5. Segue a curva de torque do gol 1.6:
      http://quatrorodas.abril.com.br/imagem/580/gol/ficha.gif

      Não estou dizendo que alguém deva andar a 188 km/h, pois é insano, mas estou querendo comparar a motorização e sua tecnologia, utilizando uma "mesma fonte de dados" que é neste caso uma revista especializada.

      Dados do Gol G5 1.6: (Quatro Rodas)
      Vel. máx. = 164 km/h
      0-100 = 11,9 s

      Dados do HB20 1.6: (Quatro Rodas)
      Vel. máx. = 188 km/h
      0-100 = 10,2 s

      Fonte:
      http://quatrorodas.abril.com.br/imagem/580/gol/ficha.gif
      http://quatrorodas.abril.com.br/galerias/imagens/636_hb20_tx.jpg

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    6. Rpz, o cara querer ser babão de carro asiático é querer ser baitola tbm!
      Larga de mentira, cara! Essa máxima de 164km/h é do Gol 1.0, não do 1.6! A do 1.6, segundo a Volks, é 193km/h (o a 0 a 100 dos carros Volks sempre é ligeiramente mais lento que o anunciada, a velocidade máxima real SEMPRE é maior que a anunciada!
      Seja a ser ridículo olhar p/ a curva de torque do HB20 1.6 e ver que a 3000rpm ele manda menos de 14kgfm, enquanto que o Gol 1.6 manda praticamente 16kgfm a apenas 2500rpm.
      Tenho um Voyage 1.6 I-Trend 12/13, e ele coloca esses seus 164km/h DE QUARTA MARCHA, repito, DE QUARTA MARCHA. De 5º, com vidros fechados, ar desligado e pé embaixo ele estrompa os 200km/h fácil, fácil!
      O motor EA111 da VW é considerado o melhor 1.6 do mundo!
      Nem venha com essa história de que é praticamente o AP da década de 90, que vc tá mentindo!
      VC nunca vai sentir o carro dá um coice e vc afundar no banco com o simples cutucar do acelerador a 2000rpm com esse asiático de merda!!
      Já os 2.0 Volks não têm tanto meu respeito, confesso!
      Pago pau p/ esses 1.8 e 2.0 asiáticos!
      Mas de 1.0, 1.4 e 1.6(seja turbo ou não), ngm manja que nem os alemães!

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    7. Cara, coloco meu HB20 do lado de qualquer um 1.6 do mercado, Focus, Voyage, Polo, Gol, Golf.. Falo e repito.. QUALQUER UM!
      E falo com propriedade.. Estou sempre na estrada viajando e NENHUM desses citados acima é páreo.. O mais engraçado é que as pessoas n sabem do que o HB20 é capaz, e normalmente acreditam que conseguem acompanhar.. Ledo engano..

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    8. Concordo com o comentário acima em genero, numero e grau.
      Tenho um HB20s 1.6 mec, e o carro anda pra C!@#$!!!!
      É um verdadeiro lobo em pele de cordeiro.

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    9. querer comparar gol com hb20 ta de brincadeira. VW parou no tempo. O acabamento, visual, motor, cambio (hb 20 oferece automatico), tenho um cruze 1.8 com 18.9kgmf de torque no alcool, e fiz teste drive no coreano e achei muito parecido com o meu. Já Golzinho...façam-me o favor torcida organizada volkswagen, aposentem.

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    10. Tenho um G5 1.6 power e não acreditei quando uma mulher no HB20 me deu um "couro". E olha que foram raríssimas as vezes que um outro 1.6 me deixou pra trás.

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    11. Tenho os 2 em casa, gol 1.6 e hb20 1.6, ambos com caracteristicas diferentes, vejo o gol um otimo carro para dirigir na cidade em comparação ao hb20, como todos falaram o torque dele é bem maior, ele é mais alto ficando mais facil em lombadas, suspensão mais rigida. Já o hb20 1.6 é um carro mais para estrada, porém não deixa de ser ótimo na cidade, sendo um carro muito agil, não deixa na mão e sobre a velocidade da fabricante eu dúvido, há videos na internet de o pessoal passando, e se ele não cortar na velocidade, ele deve chegar tranquilamente a 200-210 km/h.
      Já sobre o que o pessoal comentou de retomada em cidade ali em cima, ele é um pouco demorada da 1º para 2º retomar mas por favor você vai querer fazer arrancadão na cidade? justamente da velocidades de 30-60 km/h (segunda acaba em 80-90 km/h)? Cidades a maiorias dos carros são 1.0 ele responde muito bem a segunda dele é mais longa para justamente dar prioridade as outras marchas serem mais curtas para melhor desempenho na estrada.
      Ambos carros tem diferentes características e são bons para seus devidos fins, o gol é um excelente carro para estradas de chão (por ser alto e suspensão mais firme), já o hb20 quando se trata de estrada, ele não te deixa na mão em momento algum realizando ultrapassagens muito rápidas, tornando mais segura sua viagem.

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    12. Queria dizer que meu Gol 1.6 8v G5 2008, da 50km/h em 1°, 90km/h em 2°, 135km/h em 3°, pertinho de 180km/h em 4° e em reta plana, nunca sai de 190km/h a 5200rpm, já botei 200km/h em descida, ele é um carro leve, subi uma serrinha em Caxias em 5° sem trocar marcha a 100,110km/h e um cruze na minha frente não tirava distância,um civic 1.8 132cv 16v demora muito mais pra levantar por ser mais pesado e o torque muito na alta a 90km/h em 3° vc fica velho até cortar giro a 145km/h, o desempenho é ótimo pq vc consegue espichar mais a marcha com motor perdendo torque a 5000rpm, ao contrário do HB20, mas numa viagem vc tem força pra subir serra e manter a 90 100km/h em 5° a 2800rpm

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  2. sabe o mapa de visão do motorista?
    não encontrei em lugar algum.

    Estou procurando pois ao entrar no carro achei que o painel alto dificulta a visão da pista.

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  3. Daniel!! ESTICAAAAAAARRRR?? Os motores básicos VW são os piores nesse quesito. Em 4.000 rpm exigem a troca de marcha. Não se compara com um CVVT. Sobre a velocidade final com certeza está errado também, é sempre muito menos do que anunciam. Não sei quais os critérios que a VW usa. Já tive diversos VW, Saveiro, Gol, Polo, frota de Paratis e as únicas vantagens da VW são manutenção fácil e barata e valor de revenda. Resumindo, carro destinado para kilometragem.

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    1. Anônimo. Esticar na saída (LARGADA). O motor 1.6 8v VW sai na frente de qualquer modelo rival 1.6 16v. Por mais que você tenha um motor com CVVT o pico de torque em regimes mais baixos de motores 8 válvulas continua superior a carros com 16V. O CVVT deixa o carro 16 válvulas com mais agilidade. Certeza! Mas o pico de torque deles vem sempre depois. No caso do HB é na casa dos 5000rpm. No quesito disputa por pequenos espaços em curtíssimas distâncias (10m à 20m) num trânsito "truncado", os VW 8 válvulas são imbatíveis. Outro dia eu tava de Polo 1.6 e um i30 tentou me acompanhar num trânsito cheio de carros e caminhões e curvas fechadas e espaços apertados... o Polo deu uma lavada no i30! E olha que são 145cv contra apenas 104cv do VW! Mas carro leve + pico de torque logo aos 2.500 rpm, contra um que só atinge pico aos 4600 e pesa mais que 1300Kg... nem tem comparação! Você diz que VW 1.6 já pede marcha aos 4000 rpm. Sim, dá essa impressão, pois os motores VW tem essa característica... mas pode esticar até uns 5000 que ele continua rendendo. É que ele faz aquele barulho nervoso (vruuuuuuuu!!!) né? hehehe Vai trocar mais marcha? Vai! Mas aí é pra quem tem a moral de trocar as marchas na hora certa. E vocês tem que dar o braço a torcer para a VW quando o assunto é caixa de câmbio. São as trocas mais curtas e macias de todas! O engate é ágil e macio, é uma verdadeira "manteiga" passar marcha num Gol, Polo, Saveiro. E subir ladeira então! Olha... eu quero dirigir esse HB20. Mas duvido que ele suba ladeira, saindo do 0 Km/h melhor que VW 1.6! Duvido! hehehehe Mas... tudo bem! Vamos ver se esse CVVT é bom mesmo!

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    2. Não tem comparação o motor CVVT com esse motor de Passat melhorado, desculpa amigo, a tecnologia chegou, VW já era.

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    3. Olha Josiane... só posso dizer que já andei de Saveiro Trooper G5 e Polo 1.6 2008. E sei que em espaços reduzidos com retomadas em baixas velocidades (entre 40km/h 60km/h) já deixei i30 automático falando sozinho... É claro que as coisas devem mudar numa estrada... natural. Só vou falar alguma coisa realmente concreta do HB20 quando eu pisar no acelerador de um. Porém, com o meu GM Astra, já dei bucha em Corolla 1.8 VVTI. Na ocasião meu Astra estava com gasolina comum e as rodas estavam desalinhadas, eu peso 100Kg e o passageira que estava comigo pesa 65Kg. E o porta malas estava carregado com material de som, uns 30Kg + ou -. Fora esse Corolla, outros VVTI os seguintes orientais foram "vítimas" do meu Astra: Civic 1.8, i30, Corolla 2.0, Sportage, Santa Fé, Tiida 1.8.

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  4. sou anti VW, mas falando de potencia na casa dos 2 e 3 mil giro, ´so a Renault mesmo pra bater

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  5. DECULPE AOS AMIGOS AI ANTI VW JA COLOQUEI MEU GOL G5 DO LADO DE RENALT 1.6
    HB20,PICASO 2.0 I30, E MUITOS 2.0 NA ARRANCADA NA PEGADA DE VERDADE NEHUM ACOMPANHA O GOL 1.6 G5 O MOTOR PODE ATÉ SER DE PASSATE MELHORADO
    MAIS FAIS OS QUE C DIZEM TER TECNOLOGIA DE ULTIMA GERAÇÃO COMER POEIRA
    AI SIM É BONITO.

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    1. Para de falar asneira. Eu tinha um Stilo 1.8 e nenhum golzinho de merda acompanhava! Nem em transito comum e quanto menos nas estradas.

      A verdade é que quando se tem um carro superior agente fica rindo dos idiotas que acham que gol é carro.

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    2. Esse seu lixo de carro saiu de linha, ou melhor, parou de ser fabricado, antes de o motor transversal EA111 1.6 VW ser lançado!
      Portanto, vc nunca encostou num carro com o motor 1.6 da Volks (de 2010 p/ cá) sobre o qual estamos falando!
      Aceita que dói menos!

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    3. Aprenda português primeiro para poder mentir melhor!! rsrsrsr

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  6. Tiveu gol power e batia 210 no velocimentro descontando 10% é uma velocidade real de 190 KM por hora... nenhum carro 2.0 com cambio automático sai com o gol... Até 160 KM por hora conta-se nos dedos os carros 2.0 para pegar o gol, nem mesmo o antigo astra arranca com o gol... tive um polo GT e também não arrancava com o gol, a vantagem do polo é que eu podia ir á 180 KM em 4a. Marcha... Hoje tenho um pálio sporting com 13 cavalos a mais que o gol e fico comendo poeira dos gols power... Dirijam os carros primeiro antes de sairem falando bobagem... Ah! carros com lançamento dificilmente tem peças de reposição, então, seus espertôes esperem pelo menos dois anos para comprar um lançamento... Esses carros coreanos de tiverem um colizão e precisarem de peças, vc vai ficar no minimo três na "canela"...

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  7. Com Burro baba ovo da VW não tem como argumentar... é como discutir com o Jô, não tem argumento algum, mas não deixa ninguém falar...

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  8. Anônimo... até concordo com você em alguns pontos... Mas, o Astra também é 8 válvulas... e a característica de torque alto em rotações baixas também é válida pra esse GM. Arrancar e fugir do Astra com o Gol? Só se o cara do Astra errar as marchas... Tudo depende de aplicação. Trânsito apertado, ruas curtas, curvas fechadas, muitos semáforos... essas são características onde os carros com 2 válvulas por cilindro se saem melhor que aqueles com 4 válvulas dentro da mesma cilindrada.

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  9. Tava lendo mais sobre o HB20... Gostei do Coeficiente Aerodinâmico dele hein! 0,28! Nesse ponto, parabéns para a Hyundai!

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  10. http://www.youtube.com/watch?v=6dTPht72zs8

    galera, olha como esse carro é nervoso,anda demais.

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  11. Vejam os dados nas páginas abaixo: (utilizando mesma metodologia)

    http://quatrorodas.abril.com.br/galerias/imagens/636_hb20_tx.jpg
    http://quatrorodas.abril.com.br/imagem/580/gol/ficha.gif

    gol=164km/h
    hb20=188km/h

    104 x 128 cv! Não existe milagre!!

    É só dirigir os dois e comprovar!

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    1. Esse HB20 é bom... mas acho que essas velocidades máximas estão erradas... 164 de final é do Gol 1.0... Dei uma arrancada com a Saveiro Trooper (1.6) abastecida com gasolina aditivada... e em terceira.. o carro chega a 120km/h... se eu esticasse mais um pouco dava 130Km/h. Imagino que a máxima do Gol 1.6 seja parecida com a do HB20.. se for menor... é muito pouca a diferença... Ainda to pra andar nesse HB20... creio que ele seja bom, mesmo em baixas rotações... Já assisti vídeo desse HB20 dando pau em Peugeot 308 2.0 (aquele do comercial do Gustavo Kuerten).

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    2. 164km/h?? Tá de sacanagem, né, filho?
      Isso é a máxima do 1.0, e ainda há quem diga que dê mt mais!
      164km/h vc coloca é na 4º marcha do Gol 1.6! A máxima anunciada pela Volks é 193km/h, e eu sou testemunha de que é ainda maior se o carro tiver pneus 15" e se vc desligar o ar!
      Bota 200km/h, com certeza!

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    3. No meu HB20 eu fiz 195 km/h com o ar ligado e pneus 14" e quatro pessoas dentro, mais a bagagem. A estrada era boa e reta. A aerodinamica do carro ajuda muito, mais ele não fica fraco com o ar ligado.

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  12. O novo gol não anda nada perto deste hb20 que nesta categoria é o mais rápido, o único que chega perto é o march 1.6.

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    1. Hum... tenho as minhas dúvidas Sandro... Tenho a Saveiro Trooper 1.6 - 101cv(G) - 104cv(E)... Mesmo tendo a menor cavalaria de todos os 1.6 nacionais, os motores VW possuem uma particularidade muito boa. Que é um torque forte mesmo em 1000 rpm. Sendo que o pico é em 2.500rpm de 15,6Kgfm. A sensação de que os 1.6 VW tem força, é ainda maior se você subir uma ladeira com eles... o bicho tem força sim... E é um carro leve... Um pouco mais de 1000Kg e menos que 1100... Mas esse HB foi muito bem projetado... O torque dele também é bom... mesmo que o pico seja em 5000rpm... porque em 2500 ele não é de 15,6 que nem o Gol mas já é de uns 13,8...

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  13. Sentem esses cús fedidos de vcs nos dois carros e dirijam. Só assim vão deixa de nóia!
    Vou fazer um vídeo do meu Voyage 1.6 fazendo 0 a 100km/h em 9,3s e colocando 200km/h na reta!
    Nenhum 1.6 é tão parrudo quanto o EA111, disponível no Gol G5(voyage), Polo, Golf, Fox, de 2010 pra cá!
    O 1.6 do Gol G4 não chega nem aos pés do 1.6 do G5!
    O motor "estrela" da Volks, superior a todos os demais da mesma categoria, é esse 1.6 EA111!
    Todos os demais 8V da Volks deixam a desejar; sobretudo o 2.0, cuja força em baixíssimas rotações é praticamente a msm do 1.6 (se não for menor).

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  14. Bom, para todos que falam sem saber, eu tenho um HB20 1.6... o carro é excelente, superconfortável, silencioso, estável, muito potente... Mas vamos ao que interessa. Tirei um racha com um gol G5 1.6, confesso que se eu não subir a rotação pra arrancar eu perco tempo na saida, mais logo que cheguei a 4kRPM o gol ficou pra tras, isso ainda na segunda marcha, já que as trocas eram feitas sempre na casa dos 3500 a 5000 RPM (quando o torque do gol já foi pro beleleu (http://quatrorodas.abril.com.br/imagem/580/gol/ficha.gif) a grande vantagem do HB20 em relação ao gol é exatamente essa, eu tenho um carro economico se eu quiser andar devagar, e se eu quiser correr o CVVT dá conta do recado, a curva do gol tem o pico de torque a 2500 RPM o que significa que depois disso ele perde muito torque, quem diz que corre com 2500 RPM é um baita mentiroso, mesmo trocando as marchas nessa rotação você ficaria para trás. Não sei qual a vantagem de se ter um carro assim, mas cada dono vê vantagem no seu, o que eu afirmo com certeza é que em uma corrida (corrida mesmo), o gol leva pau do HB20 sem a menor sombra de dúvida, o consumo do HB20 é melhor que o do gol, acabamento e opcionais tbm são melhores já o preço é maior. Quanto ao fato de se ter mais força em baixas rotações, é como eu falei, se você quer isso compra um gol, mas se quer chegar ao final da reta primeiro, economizar combustivel, sentir estabilidade e segurança... ai vai de HB20 que vc vai ser feliz!!!!

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    1. Você foi muito feliz no seu comentário! Disse tudo... Quer apostar corrida.. com pista LIVRE e RETA MÉDIA PARA LONGA? compra HB20. Agora eu te digo... Quer andar em trânsito e sentir o carro "leve"? Anda de Gol 1.6. Vou te dizer, tenho Saveiro 1.6, eu peguei a manha do carro pra economizar pra krl! Eu saio normal em primeira... blz.. aí quando o carro atinge 30Km/h eu engato a quinta! Isso mesmo, a quinta.. e tiro o pé do acelerador... sabe quando o trânsito tá lento? E não tem jeito pra correr mesmo? Pois é... com a 5ª marcha engatada o carro se mantem a quase 40km/h sem eu encostar no acelerador! Se você reparar no gráfico do Gol 1.6 que você publicou, ele possui 12 Kgfm de torque em 1000 rpm! E pelo gráfico do HB20, o coreano possui 11,5Kgfm em 1000. E é em 1000 rpm que eu deixo o motor do VW 1.6 com a 5ª engatada. E o carro parece que acelera sozinho SEM DAR TRANCO! O motor é muito forte em baixa MESMO! Se fizer as contas, a potência do 1.6 VW nessa situação é (12kgfm x 1000 rpm) = 12000 / 730,64 = 16,42 cavalos para fazer o carro andar a 38km/h. Teoricamente o HB20, fazendo isso, teria 15,73cv. O VW tem computador de bordo para aferir o consumo... e, em cidade, eu atingi a marca de incríveis 12Km/l com a Saveiro Trooper 1.6 (2012) na GASOLINA! Creio que se vc tentar fazer isso com HB20 até deve conseguir uma velocidade razoável para trânsito bem lento.. se a Saveiro chega a quase 40km/h em quinta sem pisar no acelerador, com 16.42 cavalos... O HB20 andará um pouco mais devagar (TEORICAMENTE)... Enfim.. dá pra ser econômico com VW 1.6, mesmo com 8 válvulas.

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  15. Pelo gráfico da Hyundai, em 2500rpm, o HB20 entrega um pouco menos de 14,5Kgfm.
    Física:

    Potência (HP) = torque (kgf.m) x rotação (rpm) / 730,64

    Faixa de rotação mais utilizada em cidade, andando de boa = 2000 a 3000 rpm. Vamos pegar os 14,3Kgfm do HB20 em 2500rpm como base. Nessa faixa de rotação, o torque do Gol e de 15,6Kgfm.

    Gol ==> HP = 15,6 x 2500 / 730,64 ==> 53,37 HP em 2500 rpm (1.6 - 8 válvulas)
    HB20 ==> HP = 14,3 x 2500 / 730,64 ==> 48,92 HP em 2500 rpm (1.6 - 16 válvulas - CVVT)

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    1. Veja a curva, por favor, a 2600 rpm o torque já caiu pra 15, depois de 4000 rpm é queda livre!
      Pegue uma estrada pista simples e ultrapasse a 2500 rpm (e reze...), esta sim é uma situação real em que você precisa de torque em alta rotação.
      Pense!

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    2. Sim.. em estrada vc precisa de torque em alta... ponto para o HB20! Só que a grande maioria das pessoas passa a maior parte do tempo em trânsito do que em estrada. E na cidade vc anda em qual rotação???? Se tu andar de boa, a rotação fica entre 2000 e 2500. De 1500 a 4000 pra vc fazer uma ultrapassagem rápida e normal em segunda.. Se tiver ladeira então... vantagem total pro motor 1.6 8 válvulas. Vc usa o carro mais em qual situação? Andando de 4500 a 5000 rpm? Ou 2000 a 2500 rpm? Quantas vezes vc faz ultrapassagens na estrada e quantas vezes vc sai do ZERO Km/h num sinal vermelho pro verde? Ou quantas vezes vc precisa mudar de faixa rapidamente, andando a 20Km/h, ou até mesmo parado numa faixa e precisa de torque em baixa para largar forte pra sair de 0km/h até 60Km/h para aproveitar o sinal, que já está amarelo, da faixa ao lado? Depende da situação que vc encara com mais frequência! Na hora do tiro rápido, da arrancada, do deslocamento rápido para aproveitar uma brecha e se livrar do sinal vermelho em trânsito truncado e lento.. Motores 1.6 8 válvulas são ideais nessas situações. PENSE!

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    3. falando por mim, tenho hb20 1.6 e não vi ainda outro 1.6 que faça frente, e para ser sincero ja atropelei muitos 2.0 ..astra, gol, esses nem gasto combustivel pq é piada !!

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    4. agora explica pq o gol leva benga das granbdes do hb20?

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  16. kkkkkkkk tinha um cara aí falando de Fiat estilo. Cuidado que isso explode em !

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  17. UM CARA AÍ FALOU QUE FEZ 200KM H NA DESCIDA KKKK AÍ SIM HEIN KKKK

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  18. Venho aqui esclarecer algumas verdades, sou proprietário de uma saveiro 1.6 ano 2017 e também tenho um Hb20 1.6 Rspec! Então posso relatar aqui os detalhes e comparativo dos dois veículos, a saveiro é um carro excelente, mas não chega nem aos pés do poderoso hb20 que anda junto de carros bem mais potentes, já testei com vários carros, e é covardia o hb20 deixa a saveiro muito longe, já testei com civic1.8 e 2.0, astra 2.0, corolla 2.0, palio 1.6 16v, cobalt 1.8. Nenhum desses anda mais que o hb20 posso afirmar como Proprietario, o carro é um canhão, da 210 de final com etanol.

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  19. Cara, ninguém faz uma ultrapassagem na rodovia de mão simples a 2500 rpm.
    Ok, o gol pode ser mais torcido pra cidade, mas cá pra nós, os 13 ou 14kgfm do hb20 entre 2 e 3k rpm são mais do que suficientes para o trânsito.
    Não tem coisa mais decepcionante do que elevar a rotação de um 8v jurássico.

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