Com o lançamento do
compacto HB20, a marca inicia nova fase no Brasil, de forma independente (mas
não totalmente) da Caoa
Alexandre Akashi
“Nosso objetivo é ser a montadora mais amada do Brasil”,
resumiu o gerente geral de Pós-Vendas da Hyundai Motors do Brasil, Fernando Espírito
Santo. O caminho é longo e eles sabem disso, pois os planos iniciaram em 2009,
quando decidiram que era hora de ampliar o relacionamento com o cliente
brasileiro.
Em 2010, os coreanos da Hyundai estiveram no Brasil para
lançar o SUV ix35. Fizeram grande festa em Florianópolis (SC) e ouviram coisas
que não devem ter agradado muito. Prometeram mudanças.
Na noite de ontem lançaram oficialmente o HB20, primeiro
compacto popular da marca, que por uma questão de capacidade produtiva, não vai
brigar de frente com os modelos mais baratos, mas, sim com os intermediários,
na faixa acima de R$ 30 mil.
Nos três anos de desenvolvimento do HB20, tiveram carinho
especial com o design do produto. Aprenderam que a compra de um veículo tem
muito de emocional, e tal como em uma paquera, a aparência é a primeira
percepção de valor. Assim, fizeram um carro bonito, de linhas fluidas e coerente
aos demais modelos da marca.
Escolheram bem os motores, que têm bloco de alumínio e
são importados da Coréia. O três-cilindros de 1.0l e 12v rende 80cv quando
abastecido com etanol e não faz feio. Durante teste drive realizado na BR101,
entre o hotel em Comandatuba e Ilhéus, mostrou ter bom fôlego apesar de sofrer
um pouco nas ladeiras, tal como todo carro 1.0l. Mas passou pelo teste.
Da mesma forma, o quatro-cilindros 1.6l e 16v que rende
128cv demonstrou esperteza e boa aceleração, principalmente na versão com
câmbio manual. Já a transmissão automática podia ser melhor; afinal ninguém
merece em pleno século 21 uma caixa de quatro velocidades.
Mas o que surpreendeu de verdade foi o comportamento
dinâmico do HB20, tanto o 1.0l quanto o 1.6l. Com rodas 14 polegadas calçadas
com pneus 175/70, os modelos 1.0l tendem a sair um pouco de traseira, porém
somente quando se chega ao limite, mas nada impossível de controlar.
Já os 1.6l testados contavam com Pack opcional Premuim,
com rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/60. Nessa configuração, o
conjunto powertrain-suspensão-pneus demonstraram afinidade que há tempos a
indústria automotiva brasileira devia aos consumidores. E isso porque ainda
pode melhorar.
Os anos de desenvolvimento do HB20 valeram a pena. Este é
um carro bem equilibrado e que dá prazer em dirigir. Não é perfeito, mas tem
bons predicados. Uma das melhorias que a Hyundai pode pensar em aplicar no
futuro próximo é a substituição da direção hidráulica pela assistência
elétrica, pois a atual está muito leve em alta velocidade. O nível de
amortecimento está bom, mas poderia ser um pouco mais rígido, coisa de 10%, o
que não prejudicaria tanto o conforto, mas se ganharia em estabilidade.
Confusão
O produto tem muito futuro, e agora a briga é pela marca,
e ai teremos confusão, com certeza. Assim alguns esclarecimentos devem ser
feitos:
- 1º: Hyundai Motor Brasil (HMB) e Hyundai Caoa são duas
empresas distintas e independentes;
- 2º: Nas concessionárias HMB somente serão vendidos os
HB20 e futuros lançamentos da Hyundai, que serão produzidos em Piracicaba (SP);
- 3º: Nas concessionárias Hyundai Caoa serão vendidos
todos os modelos importados e os montados na planta de Catalão;
- 4º: Haverá concessionárias HMB da Caoa, mas nestas
somente serão vendidos os HB20 e futuros lançamentos da HMB;
-5º: As concessionárias HMB tem pórtico azul, e as Caoa,
cinza
- 5º: O pós-vendas é unificado – tanto as concessionárias
HMB quanto as Caoa prestarão assistência técnica para o HB20, assim como os
donos de carros importados podem ir a uma concessionária HMB para fazer
revisão.
Moral da história: a Caoa tem a chance de se livrar do
que mais detestam, que é prestar assistência técnica aos clientes. E, por outro
lado, os clientes têm a chance de receber um tratamento mais digno, porém é
preciso lembrar que para os importados, quem traz as peças de reposição é a
Caoa, e não a HMB. Assim, Caoa tem a faca e o queijo na mão, por enquanto.
Torço muito para que os coreanos da Hyundai consigam
realizar todos os planos anunciados nesta manhã, pois quem ganha com isso é o
cliente, o dono do carro. O HB20 tem cinco anos de garantia sem limite de
quilometragem. Apesar de parte do aço ser importado, 99% das peças de lataria
são estampados no Brasil.
As revisões ocorrem a cada 10 mil quilômetros e para
manter a garantia é preciso fazer todas em concessionária. Prometeram
transparência ao consumidor, algo que até hoje nunca foi muito claro. A mão de
obra custa R$ 150 a hora, para qualquer tipo de serviço em toda rede HMB, que
já conta com 156 propostas em análise. Em outubro são 120 casas e para maio de
2013 prometem 200.
A nova Hyundai quer conquistar o motorista brasileiro e
ataca por todos os lados. O HB20 tem meu voto de confiança, algo que raramente
acontece com modelos populares. Mesmo o motor 1.0l é valente. Só faltou um
preço de aquisição mais arrasador, para quebrar a banca de uma vez por todas.
Mas acredito que mesmo com os anunciados, haverá fila de espera.
Versões e preços
HB20 1.0 Comfort – R$ 31.995
Ar-condicionado, airbag frontal duplo, supervision
cluster, computador de bordo, direção hidráulica, bolsa porta-revistas atrás de
cada banco dianteiro, gaveta sob o banco do motorista, console centra com
porta-objetos e porta-garrafas, ajuste de altura do banco do motorista, espelho
cortesia para o passageiro e do motorista com porta-cartão, preparação de som,
fixação Isofix, spoiler, faróis de mascara negra – opcional: áudio Hyundai
(radio, dc, mp3, aux, iPod e USB protegida por tampa retrátil – R$ 995
HB20
1.0l Comfort Plus – R$ 33.995
Todos os itens do 1.0l Comfort mais chave estilo canivete
com comando de abertura e fechamento das portas e botão pânico, travamento
automático das portas a 15km/h e sistema com sensor de destravamento das portas
em caso de acidentes, vidros elétricos nas quatro portas e one-touch (descida)
para motorista, alarme perimétrico, desembaçador traseiro, revestimento em
tecido nas portas dianteiras – opcional: áudio Hyundai – R$ 995
HB20
1.0l Comfort Style – R$ 37.995
Todos os itens do 1.0l Comfort Plus mais rodas de liga
leve aro 14, acabamento preto na coluna B, retrovisores elétricos na cor da
carroceria com repetidores de seta, maçanetas externas na cor da carroceria,
maçanetas internas metálicas e botão de alavanca de freio cromado,
porta-óculos, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e
profundidade, freios ABS com EBD, alça de segurança e gancho de paletó, áudio Hyundai.
HB20 1.6l Comfort – R$ 36.995
Todos os itens do Comfort 1.0l mais freios ABS com EBD, maçanetas
externas na cor da carroceria, maçanetas internas metálicas e botão de alavanca
de freio cromado, retrovisores externos na cor da carroceria – opcional: áudio Hyundai
– R$ 995
HB20
1.6l Comfort Plus – R$ 38.995
Todos os itens do HB20 1.6l Comfort mais chave estilo
canivete com comando de abertura e fechamento das portas e botão pânico,
travamento automático das portas a 15km/h e sistema com sensor de destravamento
das portas em caso de acidentes, vidros elétricos nas quatro portas e one-touch
(descida) para motorista, alarme perimétrico, desembaçador traseiro,
revestimento em tecido nas portas dianteiras – opcional: áudio Hyundai – R$ 995
HB20 1.6l
Comfort Style – R$ 42.995
Todos os itens do HB20 1.6l Comfort mais rodas de liga
leve aro 14, acabamento preto na coluna B, retrovisores elétricos na cor da
carroceria com repetidores de seta, maçanetas externas na cor da carroceria,
maçanetas internas metálicas e botão de alavanca de freio cromado,
porta-óculos, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e
profundidade, alça de segurança e gancho de paletó, áudio Hyundai.
HB20 1.6l
Comfort Style AT – R$ 45.995
Todos os itens do HB20 1.6l Comfort Style mais cambio
automático e apoio de braço no banco do motorista
HB20 1.6l Premuim – R$ 44.995
Todos os itens do HB20 1.6l Comfort Style mais rodas em
liga leve de 15 polegadas, moldura prateada nos faróis, volante e manopla
revestido em couro, interior em duas tonalidades (preto e cinza), acendimento
automático dos faróis, alarme com sensor de presença, sensor de estacionamento,
dois tweeters, bancos traseiros bipartidos (60/40)
HB20 1.6l Premuim AT – R$ 47.995
Todos os itens do HB20 1.6l Premuim mais cambio
automático e apoio de braço no banco do motorista.
Modelo 1.6 possui torque de 16,7Kgfm à 5000rpm. A Hyndai diz que o motor possui controle de válvulas variável, ok... Só que para andar na cidade eu não quero e nem preciso subir a rotação até 5.000 rpm. Então me respondam, qual é o Torque desse carro quando o motor está entre 2.000/3.000 rpm, que é o giro que mais se usa na cidade? Afinal, não adianta me dizer que a potência é 128cv à 6.000...
ResponderExcluirCaro Daniel,
ExcluirObrigado pelo comentário. Veja resposta no link: http://reparadoronline.blogspot.com.br/2012/09/acompanhe-as-curvas-de-torque-e.html, mas adiantando a resposta, cerca de 80% do torque está disponível nessa rotação.
ola boa tarde , qual a pressao normal de trabalho no sistema de arrefecimento do motor do hb20 1.6 16v ?
ResponderExcluirTORQUE CABEÇOTE AZERA 3.3 V6
ResponderExcluirTORQUE CABEÇOTE AZERA 3.3 V6
ResponderExcluirTORQUE CABEÇOTE AZERA 3.3 V6
ResponderExcluirEu sou Élcio Nascimento da Silva, reparador independente, gostaria de receber todas as informações técnicas dos veículos hunday. Temos muitos clientes com essa marca de veículo. Agradeço se puderem me retornar.
ResponderExcluirqueria informações técnica do veículo bom Dia
ResponderExcluirboa tarde eu queria manuais técnicos online especifico do hb20 2015 1.6 16 v e posteriormente de todas os veículos da hyundai
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirGostaria de ter acesso ao catálogo de peças e manuais para atender aos meus clientes
Boa noite! Queria o esquema elétrico do ix35 2015
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER CORREIAS E TENSORES DO HR 2,5 8V 2007 TURBO DIESEL
ResponderExcluirEsquema elétrico vera cruz gls 2011
ResponderExcluir