Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Qual a estratégia do aftermarket?

quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Clique aqui e curta nossa fan page no Facebook


Boletim 23/2012 – 15 de agosto
Alexandre Akashi

No boletim da semana passada alguns leitores acharam que peguei pesado quando disse que a maioria dos participantes da cadeia do aftermarket automotivo independente tem feito muito bem apenas a sua parte e se esquecendo do todo. Acontece que tem muita gente de olho neste mercado pulverizado, que somado dá alguns bilhões de reais por ano.

Iniciativas das montadoras para abocanhar o aftermarket surgem todos os dias. Nesta semana mesmo, postei duas notícias a respeito, uma da Ford e outra da Renault. A norte-americana promoveu um mega evento com os concessionários para despertar neles o interesse em atender o cliente da forma que ele merece, com um conceito humano, cheio de emoção: “Pessoas Servindo Pessoas”.

Bom, das quatro grandes montadoras, a Ford é a que vende menos. É a que tem, talvez, os melhores carros atualmente (entre as quatro grandes, claro). Mas, é também a que tem a visão mais míope do mercado de reparação automotiva, pois para eles, cliente Ford é aquele que compra o carro e o leva sempre e somente na concessionária, como se o concessionário desse conta de toda demanda.

Para a Ford, não existe aftermarket automotivo fora da concessionária. E isso porque o concessionário não tem ainda vocação para serviços. E esta é o mote da campanha Pessoas Servindo Pessoas. É a Ford dizendo aos seus concessionários: ‘Ei! Acorda! Tem alguns bilhões de reais ai fora no mercado que você está inserido e pode conquistar, mas você está fora dele!’.

Não diferente, faz a Renault com o Renault Minuto – Serviços Rápidos. A ideia é abocanhar a fatia de mercado de Renaults que rodam Brasil à fora e que não entram mais no concessionário convencional. São mais de 10 anos de fabricação no País e, mesmo tendo números relativamente menores do que Ford, GM, VW e Fiat, não devem ser desprezados.

E vejam como é a estratégia da Renault: o foco é em serviços rápidos. Nada de ficar com carro parado no elevador por dias consecutivos. É chegar, fazer um rápido check-up, dar o orçamento e já providenciar o serviço. O cliente fica lá, esperando, meia-hora, uma ou duas horas, no máximo. Troca de óleo, filtros, baterias, correias, reparos em freios, suspensão, escapamento, conjunto de iluminação e sistema de ignição, balanceamento e alinhamento. E com preço competitivo ao de qualquer outra oficina.

Outros casos mais clássicos são Fiat e GM. A italiana comprou a ideia faz tempo, mas precisa convencer os concessionários de que isso é um excelente negócio. Bom, como a rede não comporta tanto carro em garantia, fica difícil querer fazer mais.

E a GM foi buscar no mecânico de confiança a receita para o atendimento Premium em que o dono do Chevrolet agenda diretamente com o reparador da concessionária o dia e hora para ser atendido. Negocia preço e o que vai ou não ser feito diretamente com o mecânico.

A verdade é que são poucas as concessionárias que sabem trabalhar bem esse mercado. As que sabem, tem carteira de cliente fiel a perder de vista. E conseguem sustentar todo o negócio com o lucro da oficina, ficando com 100% do lucro da venda de carros zero km e usados para gozar a vida e investir no negócio. E, quando a venda de carro zero km cai, mantém as lojas com o atendimento de pós-vendas.

Vejam que interessante, vou repetir: o concessionário que sabe gerir a oficina embolsa 100% do lucro da venda de carros zero km. Não sei quanto é o custo de uma concessionária, mas não deve ser baixo, não. Showroom, vendedores, administrativo... é gente que não acaba mais.

E o que se tem feito no aftermarket independente? Qual a estratégia do aftermarket? A oficina faz bem o seu papel. O varejo, também, junto do distribuidor e do fabricante de autopeças. E quem promove um mega encontro para colocar todo esse povo junto e determinar ações de mercado para conquistar cada vez mais a confiança do dono do carro? As montadoras fazem isso.

Ah, Alexandre, mas elas são as fornecedoras de peças para as concessionárias, e compram do fabricante de autopeças aos montes e vendem com lucro exorbitante. Quem é esse elo na cadeia independente? O distribuidor. Porém, um distribuidor sozinho não faz verão. Esse é o exemplo que vem da Europa, com o Groupauto, criador do EuroGarage e Euro Taller, modelos de negócios que a Distribuidora Automotiva trouxe para o Brasil com o nome de Rede PitStop.

Quem mais aderiu? Ninguém. Por que? Cada um sabe o motivo pelo qual ficou de fora. E o que vai acontecer no futuro? O que já vem acontecendo: todo mundo brigando por migalhas enquanto os concessionários vendem as peças de maior valor agregado.

Vejo um futuro muito promissor para a Rede PitStop, pois o trabalho da equipe é criar uma marca que agrega valor ao consumidor. Imagine você, dono de carro, que troca um escapamento em São Paulo e viaja para a Bahia e no meio do caminho o escapamento novo tem um problema de garantia. Se você é cliente de uma oficina da Rede PitStop, poderá ter atendimento em garantia em outra oficina da rede, sem precisar gastar duas vezes pelo mesmo produto.

Isso ainda não está assim, de acordo com o Rodrigo Carneiro, diretor comercial da Distribuidora Automotiva, mas “estamos trabalhando para isso”, afirmou em encontro com a imprensa para anunciar novos planos de expansão do Groupauto na América Latina. Este é um diferencial competitivo que com certeza vai lotar as oficinas da Rede PitStop.

Os varejistas mais espertos já vislumbraram que pode ser um bom negócio oferecer serviços aos clientes e, ao aderir à rede, abriram oficina ao lado. Esta pode ser uma tendência de mercado e, se for confirmada, pode reduzir em um step o nosso aftermarket e assim, concorrer de forma mais incisiva ao padrão fabricante de autopeça-montadora-concessionário/oficina.

Uma última informação que chamou atenção: um dos fundadores do Groupauto esteve no Brasil para anunciar a expansão da rede Euro Taller para toda a América Latina (que fala o idioma Castelhano ou Espanhol) e, de quebra disse que o Groupauto é o primeiro cliente de aftermarket de muitos fabricantes de autopeças. Por que será?

Clique aqui e curta nossa fan page no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives