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Farol Alto

Diagnóstico do futuro

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Boletim 25/2012 – 29 de agosto
Alexandre Akashi

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Já falamos do carro do futuro, da oficina do futuro, e agora vamos mais longe: o diagnóstico do futuro. Como será o diagnóstico automotivo do futuro? Já demos pistas de como será, aqui mesmo no Reparador OnLine, no boletim 19 – A oficina do futuro, e antes ainda no boletim 12 – O carro e as nuvens.

Bom, a ideia é simples e revolucionária, pois consiste em fazer diagnóstico pela internet. Atualmente, o carro chega à oficina e o reparador pluga um scanner na tomada de diagnóstico, que identifica a central eletrônica (ECU) e abre um canal de comunicação para saber da ECU o que está registrado nela.

O scanner é, assim, a interface entre a ECU e o reparador. A maioria deles faz o ‘arroz e feijão’: questiona a ECU sobre as informações do motor, os erros registrados etc., e consegue interagir de forma simples, para apagar os erros e reestabelecer o bom funcionamento do motor.

O segredo é o programa que o scanner roda, que precisa falar a mesma língua da ECU. É como um chinês que chega a São Paulo e não sabe falar português. Pode até ser que seja possível algum tipo de comunicação, mas bem deficitária e com possibilidades enormes de erros de interpretação. Só que entre scanner e ECU, ou os dois falam a mesma língua, ou não há conversa.

Acabamos de receber a notícia de que há um especialista brasileiro em eletrônica que está desenvolvendo o primeiro sistema de diagnóstico por internet. Essa é uma promessa que vai revolucionar o mercado de reparação automotiva e, vai colocar de vez as oficinas no topo da lista das empresas que investem em tecnologia.

Com esse sistema, o scanner deixa de ser a interface e passa a ser um meio de acesso. O programa de diagnóstico estará na internet, em qualquer lugar do mundo, e a partir de então o carro vai ser parte dessa rede.

Com o programa na internet o diagnóstico do carro pode ser feito de qualquer lugar. Será possível realizar testes de sensores e atuadores, e operar verdadeiros milagres. Esta é uma ideia que pode virar realidade em poucos meses.

Esse é um negócio que até mesmo o dono do carro vai se interessar, pois ele mesmo poderá realizar testes no carro e, se for um entusiasta, pode aprender mais a respeito, pois cursos sobre injeção eletrônica é o que não faltam.

Aos profissionais da reparação, esta é uma possibilidade de se aperfeiçoar. A cada dia os carros ficam mais tecnológicos, e os sistemas que são embarcados neles, mais complexos. O motivo: para que o carro quebre menos. Para que o carro sinalize ao motorista a hora exata de parar, antes que um problema maior ocorra.

Quem estiver de fora desse movimento está fadado a sair do negócio de reparação automotiva, pois até mesmo para trocar uma pastilha de freio atualmente, os modelos mais premium exigem o uso de ferramentas eletrônicas para abrir as pinças.

Saber trocar peças não é mérito, é obrigação. As fabricantes de autopeças gastam centenas de milhares de reais todos os anos em cursos e treinamentos que ensinam a soltar e apertar parafusos. Ninguém nasce sabendo, mas é obrigado a aprender, a partir do momento que decide entrar na profissão.

Mas para realizar um diagnóstico de qualidade é preciso conhecer os fundamentos dos sistemas, e entender os sintomas, para não se transformar em um trocador de peças desnecessárias, pois a cada dia, o dono do carro tem mais informações e conhece mais um pouco de tudo. E quando do diagnóstico chegar à internet, vai ser banquete de prato cheio para quem tiver fome de aprender.

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