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Farol Alto

Aprender é sempre uma boa

quarta-feira, 22 de agosto de 2012


Boletim 24/2012 – 22 de agosto
Alexandre Akashi

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Manuais técnicos ensinam a montar os componentes e apertar parafuso, porém é preciso ir além
Aprender é sempre uma boa. A questão principal é: aprender o que? A resposta depende do que você quer ser, mas saiba, não existe certo ou errado. O que existe, e isso sim é válido, é satisfação. É, portanto, uma questão filosófica.

Em uma oficina, é importante do dono dela entender de consertar carros, certo? Nem sempre. Há diversos exemplos de sucesso em que o proprietário é responsável pela administração do negócio e pouco entende de técnica.

A Auto Check Saúde, em São Paulo, é uma delas. O proprietário, Sr.Lauro, cuida com maestria da parte administrativa, enquanto os mais jovens tocam a parte técnica da oficina. Um não viveria bem sem o outro.

Defendo, assim, uma união de habilidades. Foi assim que a Mecânica Mack, também em São Paulo, tem obtido cada vez mais sucesso. Há cerca de dois anos, o cliente que virou amigo Sr.Ubirajara, engenheiro civil de profissão que durante anos gerenciou empreendimentos imobiliários - da fundação até a entrega dos imóveis -, foi convidado por Ademir, dono da oficina, para gerenciar o setor administrativo.

Em pouco tempo, Ubirajara colocou em prática um plano para extrair o máximo de informações sobre as atividades da oficina, para identificar gargalos e locais onde era possível melhorar os processos, reduzir desperdícios e também saber se cada orçamento passado era lucrativo ou não.

Pôs em ordem o estoque, com total controle do que tem e precisa comprar (para não comprar demais nem de menos), levantou informações importantes sobre os tipos de carros que passam pela oficina e mostrou como fazer o dinheiro render mais.

Ah, Alexandre, mas esse negócio de administrar não é comigo! Sou profissional da ferramenta, não levo jeito com papel! Então, caro amigo, você precisa encontrar o seu Sr.Ubirajara.

Mas Alexandre, faz 50 anos que tenho oficina e sempre foi assim, por que mudar agora? Porque, caro leitor, o mundo mudou. Os carros que você consertava há 50 anos são totalmente diferentes dos carros de hoje. Você mudou a forma de consertá-los, e precisa agora mudar a forma de administrar o seu negócio.

Parafraseando o Sr.José Palacio, do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, “onde você quer estar daqui a cinco anos?” Esta é a pergunta que ele sempre faz antes de iniciar uma palestra para empresários do aftermarket. É uma boa questão.

Agora, faço outra: que tipo de carro você estará reparando daqui a cinco anos? Podem ser os mesmos de hoje, os lançamentos que as montadoras apresentam hoje, que trazem tecnologias novas, que não existiam há 10 anos. E o que mudou no seu negócio nestes últimos 10 anos?

Tenho conversado bastante com representantes das indústrias de autopeças e cada vez que chego no tema assistência técnica me surpreendo de saber que ainda há muita dúvida sobre a forma correta de instalação de uma peça, ou montagem de um sistema, mas dificilmente me dizem que o reparador não encontra o diagnóstico correto.

E esse é o problema. Todo mundo acha que sabe fazer diagnóstico, mas peca ao não conseguir montar um componente corretamente. Ocorre que para trocar peças há manuais técnicos, com procedimento passo a passo, mas para fazer diagnósticos corretos é preciso ter conhecimentos além da ferramenta. É preciso estudar, pois aprender é sempre uma boa.

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